Costanza Pascolato - RENATA FONSECA

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Costanza Pascolato

Olá pessoal!

O post de hoje é sobre uma mulher que admiro muito. Elegante, chique e sabe envelhecer com dignidade Costanza, mas sempre na moda. Ela é um ícone no mundo da moda no Brasil.
Costanza Maria Teresa Ida Clotilde Pallavicini Pascolato nasceu em Siena,  Itália no dia 19 de setembro de1939. Costanza passou o início da infância em Roma. Seus pais, Gabriella e Michele, migraram para o Brasil em 1945, quando ela tinha 6 anos, e logo passaram a fazer parte da elite intelectual e econômica do país.
Em 1948, fundaram a Tecelagem Santa Constância. Com a morte do pai, Costanza assumiu a tecelagem e a transformou numa das maiores empresas brasileiras do ramo têxtil, até hoje fornecendo tecidos para os maiores estilistas do país. Formada em moda no Santa Rosa.

“A minha escola, para me destacar no mercado, foi a minha própria trajetória, pois desde pequena eu convivi com pessoas muito elegantes. Logo que meus pais chegaram ao Brasil, fundaram a tecelagem Santa Constância, que respirava moda. Também passei a minha vida vendo filmes e observando ícones, como Chanel. E, durante o meu primeiro casamento (com o banqueiro Roberto Blocker), preparei muitas recepções para personalidades do high society”, conta.


Foi só aos 35 anos de idade, depois de se separar do marido e romper com a família, que Costanza Pascolato começou a escrever o seu nome na história da moda brasileira. Seu primeiro trabalho foi como produtora das revistas Claudia e da hoje extinta Claudia Moda, ambas publicadas pela Editora Abril. Costanza tinha a tarefa de produzir de tudo um pouco, incluindo gastronomia: “Cheguei a laquear peru para o Natal”, lembra com seu peculiar bom humor.

Eram tempos de pouco dinheiro e zero glamour. Sem ter como consertar seu carro, um Fusca laranja, que ela havia batido enquanto se maquiava (!), Costanza não pensou duas vezes: improvisou. “Eu andava com uma cordinha ‘bonitinha’ segurando o porta-malas”, conta, divertindo-se. O dinheiro podia ser curto, mas a sofisticação e o estilo, aperfeiçoados durante décadas, já eram imensos.

Assinou uma coluna de moda no jornal Folha de São Paulo, integrando posteriormente a equipe da revista Vogue. Assinou o design de uma coleção de jóias da H. Stern.
Figura sempre presente na mídia, Costanza é reconhecida como uma autoridade em moda no Brasil escreveu três livros: Essencial: o que você precisa para saber viver com mais estilo, Como ser uma modelo de sucesso e Confidencial, lançado em 2009.

Créditos

2 comentários:

  1. Oie, vim conhecer seu blog e já estou seguindo...
    Venha conhecer o meu tb...
    www.israelcompras.com
    Vivi
    Bjks Um ótimo feriado a vc

    ResponderExcluir

@renatafashionfonseca