Cinto para homens. - RENATA FONSECA

domingo, 10 de junho de 2012

Cinto para homens.



Olá pessoal!!

Difícil achar uma coisa bacana para dá dicas para os homens. Até que vi no UOL na parte de moda feminina (isso mesmo! Rs...) ensinando como usar cinto masculino e me senti na obrigação de dividir com os rapazes. Vejo cada coisa por aí de deixar horrorizado.

A origem

Esta peça do vestuário existe desde 1300 a.C. e, desde então, vem segurando muitas túnicas e calças. No século 19 e até a Segunda Guerra Mundial, foi usada como elemento decorativo e símbolo de poder. No uniforme de exércitos de diferentes países, era comum usar um cinto largo bem apertado na cintura que realçava o tamanho dos ombros e conferia um ar mais imponente. Em 1920, o cinto tomou a forma como conhecemos hoje, sofrendo algumas variações de largura e desenho da fivela ao longo das décadas seguintes.

Os cintos de lona ou cadarço são os que mais estão em evidência na moda e caíram no gosto da maioria dos homens. Eles combinam com calça de sarja ou jeans e camisa polo. Nos pés, prefira tênis tipo "flat" (bem baixo) e mocassim.

O cinto é um acessório que, quando usado de maneira correta, ninguém nota, mas todos reparam quando combinado de forma errada. A boa notícia é que as regras para combiná-lo com roupas e sapatos são bem simples, mesmo no look casual, de opções mais variadas e coloridas. Não importa o seu estilo, se a calça tem passante existe um modelo certo para usar
Acerte na combinação do cinto com sapato e roupa
Várias dúvidas rondam a cabeça do homem na hora de escolher o cinto correto. Tem que combinar com a cor do sapato? Dá para usar cinto com tênis? Quanto se deve ter de sobra no tamanho?  Qual a diferença de cinto preto formal para um cinto da mesma cor, só que casual? Mas não se preocupem, porque a coisa é mais simples do que parece.
Leia abaixo e aprenda a usar este importante, porém discreto, acessório.
Cinto formal
Quando for usar terno, não tem erro: o cinto deve ser do mesmo tom e material do sapato. Com terno azul-marinho ou cinza, tanto o preto quanto o marrom caem bem. Já com os de cor marrom, é melhor combinar com sapatos e cintos de couro marrom, de preferência mais escuros. Os risca-de-giz ficam melhores com cinto e sapato de couro preto. A fivela deve ser discreta e a largura do cinto, mais fina, já que os passantes das calças não são largos. Lembre-se que quanto mais largo e maior a fivela, mais casual o cinto fica.
Cinto casual
Mais largo do que o formal, ele permite maior variedade de materiais e fivelas. Os de couro ou camurça, nas cores preta e marrom, são ótimos para usar com jeans e sapatos mais pesados de couro, como botinas e coturnos. Os modelos com fivelas grandes e tachas, fazem o estilo rock’n’roll, e combinam com os “sneakers” (tênis em edições especiais baseados em modelos do passado), além dos calçados citados anteriormente.
Cinto esportivo
Os modelos de lona e cadarço são mais esportivos, e devem ser usados em ocasiões informais. Combinam com calça jeans, bermudas e calça de sarja, quando usados com camisa polo e camisetas. Nos pés, prefira tênis tipo “flat” (de cano bem baixo) ou mocassins. Neste caso, não há a preocupação de combinar as cores dos acessórios.
Tamanho do cinto
A numeração do cinto é dada pelo comprimento, geralmente em centímetros. Caso não saiba o tamanho de sua cintura, vale a pena experimentar antes de comprar. A sobra do cinto não deve exceder mais do que dez a 15 centímetros da sua cintura, ou seja, ele deve dar a volta na calça e encaixar no passante ao lado do botão, não mais do que isso.


Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca