Zuzu Angel - RENATA FONSECA

domingo, 10 de junho de 2012

Zuzu Angel

 Olá pessoal!
Vou falar da Zuzu Angel que foi uma grande estilista e lutou para saber onde foi parar o corpo do seu filho Stuart Angel Jones que foi assassinado pela ditadura militar.

Zuleika Angel Jones, conhecida como Zuzu Angel - nascida em 1921, foi uma estilista brasileira, mãe do militante político Stuart Angel Jones e da jornalista Hildegard Angel.

Nascida no interior de Minas Gerais mudou-se quando criança para Belo Horizonte, onde começou a costurar e criar modelos, fazendo roupas para as primas, mudando-se depois para a Bahia, onde passou a juventude. A cultura e cores desse estado influenciaram significativamente o estilo das suas criações. Pioneira na moda brasileira fez sucesso com seu estilo em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos.  Além disso, usou os seus vestidos para denunciar os abusos da ditadura.


A estilista Zuzu Angel foi uma transgressora. Numa época em que a moda era importada de Paris, ela foi na contramão ao criar roupas originais e com toques de brasilidade. O talento da costureira virou profissão só na metade dos anos 50, quando Zuzu abriu seu primeiro ateliê. Começou com saias feitas com tecidos de colchão, que primeiro escandalizaram e depois encantaram as mulheres. O primeiro sopro de Brasil surgiu na metade dos anos 1960, quando tingiu rendas no mesmo tom de tecidos nobres e aplicou-as em roupas. Até então, o material era usado em panos de cozinha. "Foi um escândalo", lembra a jornalista Hildegard Angel, filha da estilista. E Zuzu não parou por aí.

A originalidade e a amizade com a atriz Joan Crawford levaram Zuzu a fazer o seu primeiro desfile internacional na loja Bergdorf Goodman, Nova York, em 1970. Lá, ela apresentou três coleções: Mulher Rendeira, Maria Bonita, com peças e acessórios inspirados na companheira de Lampião, e Carmem Miranda, que mostrava uma mulher muito sensual. Suas roupas eram bem costuradas e muito coloridas, pois ela passou a, além de costurar, desenhar e pintar suas roupas. O anjo, de seu sobrenome, passou a ser uma das marcas registradas de suas criações. Foi um sucesso e várias atrizes, como Liza Minnelli, viraram fã. "Zuzu Angel é a cara dos anos 1970. 


Nessa época de desfiles no exterior, Zuzu conheceu o americano Norman Jones, com quem iniciou um relacionamento. Após alguns anos juntos, voltaram para o Rio de Janeiro e se casaram, mudando-se depois para Salvador, onde ela morou muitos anos.

Confronto com a ditadura
Na virada dos anos 60 para os anos 70, Stuart Jones, filho de Zuzu e então estudante de economia, passou a integrar as organizações clandestinas que combatiam a ditadura militar instalada no país desde 1964. Preso em 14 de abril de 1971, Stuart foi torturado e morto pelo serviço de inteligência da Aeronáutica (CISA) no aeroporto do Galeão e dado como desaparecido pelas autoridades. 

A partir daí, a apolítica Zuzu entraria em uma guerra contra o regime pela recuperação do corpo de seu filho, envolvendo até os Estados Unidos, país de seu ex-marido e pai de Stuart. O anjo, ferido e amordaçado em suas estampas, tornou-se também o símbolo do filho. Zuzu chegou a realizar, também em Nova York, um desfile-protesto, realizado no consulado do Brasil na cidade.

A busca de Zuzu pelas explicações, pelos culpados e pelo corpo do filho só terminou com sua morte, ocorrida na madrugada de 14 de abril de 1976, num acidente de carro na Estrada da Gávea, à saída doTúnel Dois Irmãos (RJ), hoje batizado com seu nome, em circunstâncias até hoje mal esclarecidas. O carro dirigido por ela, um Karmann Ghia, derrapou na saída do túnel e saiu da pista, chocou-se contra a mureta de proteção, capotando e caindo na estrada abaixo, matando-a instantaneamente. Uma semana antes do acidente, Zuzu deixara na casa de Chico Buarque de Hollanda um documento que deveria ser publicado caso algo lhe acontecesse, em que escreveu:. "Se eu aparecer morta, por acidente ou outro meio, terá sido obra dos assassinos do meu amado filho".

Em 1993, a filha de Zuzu, a jornalista Hildegard Angel, criou o Instituto Zuzu Angel de Moda do Rio de Janeiro.

 Créditos

http://manequim.abril.com.br/moda/historia-da-moda/historia_da_moda_277942.shtml

http://pt.wikipedia.org/wiki/Zuzu_Angel

Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca