Olá pessoal!
Hoje saberemos um pouco de uma grande história adora que deixou sua marca de grande professora e pesquisadora.
Tive a sorte de ela ter feito pesquisa no meu setor na época que trabalhava no Arquivo Público da Bahia.
Professora Consuelo Novais Sampaio
Era graduada em História pela Universidade do Brasil – atual UFRJ (1958), mestre pela Universidade Federal da Bahia (1973) e pela The John Hopkins University (1979) e doutora também por esta última (1979). Lecionou na Universidade Federal da Bahia e foi diretora do Centro de Memória da Bahia da Fundação Pedro Calmon (2003-2011). Sua experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, centrava-se principalmente nos temas: economia regional, oligarquias, regionalismo, poder político e Bahia - história. Faleceu em 18 de outubro de 2013.
Ocupante da cadeira n. 40 da Academia de Letras da Bahia.
Pós-doutora em História do Brasil República pela Universidade da Califórnia, Consuelo Novais Sampaio é autora de livros como Canudos: Cartas para o Barão, Pinto de Aguiar - Audacioso Inovador, O Poder Legislativo da Bahia - Primeira República 1889-1930 e 50 Anos de Urbanização: Salvador da Bahia no Século XIX.
Acumulou ao longo de sua trajetória acadêmica uma série de prêmios em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos. Em 2005, a professora foi vencedora do Prêmio Clarival do Prado Valladares, iniciativa da Organização Odebrecht dedicada a projetos de pesquisa inéditos que tratem de temas referentes à História do Brasil.
http://www.bvconsueloponde.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=89
https://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/noticias/1542156-morre-a-historiadora-consuelo-novais-sampaio
Nenhum comentário: