Cores Pastéis - RENATA FONSECA

domingo, 30 de setembro de 2012

Cores Pastéis


Olá pessoal!!

O assunto post de hoje é sobre os tons pastéis! Eu adoro, mas tomo cuidado para não parecer infantil de mais nem romântica de mais. As minhas cores prediletas são verde e azul! Em seguida um pouco da origem dos tons pastéis!

Também chamados de candy color ou sorbet os tons pastel As mais populares são azul, verde, laranja, rosa e amarelo clarinhos. Tons que desde ano passado sempre aparecem nas coleções primavera-verão, eu particularmente adoro, mas tenho poucas peças em cores pastel.

Apesar de serem consideradas discretas, as candy colors remetem bastante ao universo infantil, por isso devem ser usadas com cuidado. Para não errar, prefira modelagens básicas e não exagere na dose. Se a maquiagem for feita em tons pastel aposte em roupas neutras. Um dos meus medos em usar o color candy e parecer infantilizada.



Origem dos tons pastéis


A invenção do Pastel é polêmica, por alguns atribuída ao pintor alemão Johaim Thiele, por outros atribuída ao francês Jean Perréal.

A pintura com pastéis  secos é conhecida desde o século XV e foi utilizada por famosos mestres da pintura ocidental, e perpetuada por Edgar Degas.

A versão mais frequente é de que os pastéis foram inventados por um artista da corte francesa, Jean Perréal (1450-1528/30), (também conhecido como Jehan de Paris, ou como o "mestre dos moinhos"), quando este viajou até Milão, em 1499, com Louis XII para uma campanha militar ao norte da Itália. Perréal é mais conhecido por suas miniaturas.

Artistas famosos como Watteau, Copley, Delacroix, Millet, Manet, Renoir, Toulouse-Lautrec, Degas, Vuillard, Bonnard, Glackens, Whistler, Hassam, William Merritt Chase, Mary Cassett utilizavam pasteis para seus trabalhos definitivos e para seus estudos preliminares.

O termo pastel é aplicado ao material que contém carbonato de cálcio (branco de Espanha ou craie) associado a outras cores, criando cores muito suaves. Cor pastel e  tom pastel, são termos empregados para designar o clareamento de cores puras, por adição de cores brancas. 

O termo pastel vem do latim pastellus, pastillum, que quer dizer pastilha, pequeno pão, que está na origem da palavra italiana pasta, que quer dizer massa.

Acredita-se que Perreal apresentou esta técnica a Leonardo da Vinci (1452-1519) que reconheceu as virtudes deste material, por ele chamado de  « modo de colorir a seco ».
No século XVII, o pastel encontrou um lugar definitivo na arte, pois em sua origem era utilizado para colorir desenhos com crayons.

Desde então, os artistas podem trabalhar de modo rápido e fácil, sem a restrição causada pelo tempo de secagem da pintura.

Os pastéis eram utilizados no século XVI para realçar as cores nos retratos, na técnica chamada de três crayons: onde eram empregados a pedra negra (crayon negro), o sanguíneo e o pastel.

Desta forma, o pastel adquiriu nobreza, e foi reconhecido como material artístico ideal para a realização de obras importantes.
Créditos

Um comentário:

@renatafashionfonseca