Mulher na hiustória: Anita Garibaldi - RENATA FONSECA

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Mulher na hiustória: Anita Garibaldi

Olá pessoal!

Vamos saber mais sobre essa grande mulher que fez parte da história do Brasil.

Anita Garibaldi: a revolucionária do novo e do velho mundo
Ana de Jesus Ribeiro, a célebre Anita Garibaldi, é uma das personagens mais fascinantes de história do Brasil. Nasceu no dia 30 de agosto de 1821, em Morrinhos, região de Laguna, Santa Catarina. Anita transcendeu os costumes e regras sociais de sua época e tomou parte da Revolução Farroupilha (1835-1845), movimento republicano desencadeado no Rio Grande do Sul, cerrando fileiras junto ao exército dos farrapos contra as forças imperiais.
A participação de Anita na Revolução Farroupilha foi apenas a primeira de tantas outras batalhas que enfrentou, no Brasil e no mundo, junto ao seu companheiro de vida e de lutas Giuseppe Garibaldi. Juntos, Anita e Giuseppe escreveram com suas trajetórias um dos mais belos e revolucionários capítulos da história.

Na região Sul do Brasil, Anita Garibaldi foi ativa nos combates em Imbituba, Laguna e Curitibanos. Nessa última, ela foi capturada pelas forças imperiais e, posteriormente, realizou uma épica fuga a cavalo, iniciando a procura por Garibaldi que tinha sido dado como morto. Contudo, Anita localizou Giuseppe em Vacaria e a partir dali seguiram em combate no Uruguai e na Europa.
Anita Garibaldi faleceu em Mandriole, Itália, em 4 de agosto de 1849. Por sua contribuição na história política italiana, foi erguida em sua homenagem uma estátua equestre, em Roma, no local onde fica seu mausoléu.
Na imagem, Anita Garibaldi, em 1848. Arquivo Nacional. Fundo Virgílio Várzea. BR_RJANRIO_ST_0_FOT_0055


Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca