Sobre o vidreiro René Lalique - RENATA FONSECA

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Sobre o vidreiro René Lalique

Olá pessoal!
No facebook tenho vários grupos de objetos antigos e fiquei apaixona pelos vasos e principalmente pelas joias de René Lalique.
Como boa historiadora que sou fui pesquisar sobre esse grande artesão.

René Jules Lalique (n. AyMarne, França, 6 de Abril de 1860 - f. 1 de Maio de 1945) foi um mestre vidreiro e joalheiro francês.
Teve um grande reconhecimento pelas suas originais criações de joias, frascos de perfume, copos, taças, candelabros, relógios, etc., dentro do estilo modernista, (Art nouveau e Art déco). A fábrica que fundou funciona ainda e o seu nome ficou associado à criatividade e à qualidade, com desenhos tanto faustosos como discretos.
Aos 16 anos iniciou a sua aprendizagem com o joalheiro parisiense Louis Aucoq e depois ingressou os cursos do Sydenham Art College em Londres entre 1878 e 1880. Ao regressar a França trabalhou, entre outras, para as empresas AucoqCartier e  Boucheron.




Em 1882 começa a fazer desenhos independentes para muitas casas de joias de Paris, e em 1886 abre a sua própria joalharia. Em 1890 era já reconhecido como um dos desenhistas de joias Art Nouveau mais importantes de França, criando peças inovadoras para a loja La Maison de l'Art Nouveau de Samuel Bing, em Paris.
Seguindo as fontes de inspiração da Art Nouveau  criou peças representando fauna e flora, (pavões-reaisborboletas e outros insetos reais e imaginários). Inovou utilizando materiais pouco comuns à joalharia da época, como vidroesmaltecouromarfimnácar, e utilizando mais pedras semipreciosas que preciosas. Os seus desenhos eram realizados por uma equipe de ajudantes de diversas especialidades.
Em 1914, converteu a sua fábrica de vidro para produzir material médico para hospitais e farmácias. René Lalique não se contentava com desenhar os seus modelos, e construiu também uma fábrica em Wingen-sur-Moder para produzir em grandes quantidades, patenteando diversos processos novos de fabrico de vidro e vários efeitos técnicos, como o satinado Lalique ou o vidro opalescente.
A excelência das suas criações e o gosto que aplicava às suas obras valeu-lhe ser encarregado da decoração interior de numerosos naviostrens (comboios) como o Expresso do Orienteigrejas como a de São Nicásio de Reims e numerosas construções religiosas e civis.
René Lalique foi o primeiro a esculpir o vidro para grandes obras monumentais, como as portas do Hotel Alberto I de Paris ou as fontes dos Campos Elíseos.


Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca