Estilista Christian Dior. - RENATA FONSECA

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Estilista Christian Dior.

Olá pessoal!
Christian Dior grande ícone da moda!
Vamos saber mais sobre ele.


Christian Dior (Granville21 de janeiro de 1905 — Montecatini Val di Cecina, 24 de outubro de 1957) foi um importante estilista francês. É o fundador da empresa de vestuário Christian Dior S.A., uma das mais famosas da moda mundial.
Filho de um comerciante de fertilizantes da região do Canal da Mancha desejou ser artista plástico, mas foi enviado para Paris a fim de estudar Relações Internacionais, uma vez que o seu pai queria que o filho seguisse a carreira diplomática.
Em 1927, abriu uma galeria de artes, em sociedade com Jacques Bonjean.

Em 1935, Dior começou a desenhar croquis para a seção de alta costura do jornal parisiense “Figaro Illustre”.

Depois de vender uma coleção de desenhos de chapéus, começou a fazer croquis de roupas e de acessórios para várias Maisons de Paris. Em 1938 começou a trabalhar como assistente do estilista suíço Robert Piquet.

Em 1939, Dior foi convocado para servir na Segunda Guerra atuou como soldado do corpo de engenheiros.  Dois anos depois, fez parte da equipe da Maison de Licien Lelong, e entre 1941 e 1946 criou coleções com a colaboração de Pierre Balmain.



Ainda em 1946, com a ajuda do empresário da indústria têxtil, Marcel Boussac, criou sua própria Maison, com endereço na Avenida Montaigne, número 30, em Paris. No dia 12 de fevereiro de 1947, apresentou sua primeira coleção, que causou uma revolução na moda, pelo luxo e elegância de suas peças.

Quando os modelos de Christian Dior foram apresentados, Carmel Snow, a redatora da revista americana Harper’s Bazarr exclamou: “This is a new look!”. O nome da coleção que era “Ligne Corolle” passou a ser conhecida como “New Look”.

Estava então criado o novo conceito de moda, carregado de luxo e extravagância, mudando toda a praticidade e simplicidade das roupas femininas, após anos de restrições causadas pela guerra.

Christian Dior lançou modelos extremamente femininos, luxuosos, sofisticados, com saias amplas e cinturas bem marcadas. Apesar das críticas, pela grande quantidade de tecidos usados em cada modelo, logo suas roupas foram copiadas em diversas partes do mundo.
O modelo que se tornou o símbolo do New Look foi o “Tailleur Bar”, um casaquinho de seda bege bem acinturado, com ombros naturais e ampla saia preta plissada quase na altura do tornozelo. Acompanhava o look, luvas, sapato de salto alto e chapéu, tudo impecável.

Em 1947 Christian Dior proclamou seu desejo de ser um perfumista assim como era um estilista: ele criou Miss Dior, seu primeiro perfume, ao lado de sua primeira coleção de moda. Apaixonado por flores, ele esboçou os contornos de um verdadeiro estilo de perfumes da Dior, respirando neles toda a modernidade caracterizada em suas criações.


Em 1949, Christian Dior já tinha uma casa de prê-à-porter de luxo em Nova York, o perfume "Miss Dior" - lançado em 1947 . A partir de 1950, surgiu outro tipo de sociedade, incumbida do comércio por atacado e da difusão dos acessórios com o nome da Maison Dior.
Em sua coleção de 1951, o estilo princesa ficou consolidado como sua marca, mas a novidade foi o uso do terno masculino em roupas femininas. Dior apresentou um tailleur em lã cinza, que expressava todo o conceito de masculinidade, transportado às roupas femininas.
Criou a linha H, em 1954, que era à base de toda a coleção, com modelos que erguiam o busto ao máximo e baixavam a cintura até os quadris, criando a barra central da letra H.

A linha Y surgiu em 1955 e mostrava um corpo esguio com a parte superior mais pesada, com golas grandes que se abriam em forma de V e a "Linha A" trouxe vestidos e saias que se abriam a partir do busto ou da cintura para formar os dois lados de um A.

Fortes referências da marca CD até hoje, e que ficaram famosas durante os anos 50, são as estolas, as mangas três quartos, além do conjunto em tons pastéis de cardigã, blusa e saia de crepe.
Mais tarde, surgiram echarpes, lenços de seda, luvas, bijuterias e lingeries com a assinatura Christian Dior.
Vestiu mulheres famosas, entre elas, as atrizes Brigitte Bardot e Marlene Dietrich, a cantora Edith Piaf,  Elizabeth Taylor foi uma delas, e usou o New Look para receber o Oscar de melhor atriz em 1961, sem falar de Grace Kelly, que vestiu-se de Dior no noivado em 1956. Ingrid Bergman também ostentou, no filme Indiscret (1958), um vestido da Maison.
Em 1957 possuía um verdadeiro império de luxo, com 28 ateliês e 1.200 empregados.
Morreu durante suas férias em Montecatini Val di Cecina, Itália, no dia 23 de outubro de 1957, vítima de um ataque cardíaco.
Fontes



Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca