Turbantes - RENATA FONSECA

terça-feira, 24 de abril de 2012

Turbantes

Olá pessoal!

Hoje o post vai ser sobre turbantes. Aqui em Salvador ao contrário do que muita gente pensa poucas pessoas usam esse acessório que  em outros lugares fazem sucesso. Eu confesso que fico meio com vergonha de usar, mas acho lindo nas outras pessoas.

O turbante (do persa دلبنت dulband, em turco tülbent) consiste em uma grande tira de pano de até 45 metros de comprimento enrolada sobre a cabeça, e de uso muito comum no Oriente Médio, principalmente entre os muçulmanos.

A origem do turbante é desconhecida, mas sabe-se que já era usado no Oriente muito antes do surgimento do islamismo.

As inúmeras formas de amarrar o turbante representam uma espécie de linguagem popular, podendo indicar a posição social, a tribo a que a pessoa pertence e até mesmo o seu humor naquele momento. O uso mais intensivo do turbante se estende por toda a Ásia e pela África.

Os sikhs, que não são nem muçulmanos e nem árabes, constituem a maioria das pessoas que usam turbantes no mundo ocidental.

Ojá é um tipo de torço ou turbante usado na cabeça nas religiões tradicionais africanasreligiões afro-americanasreligiões afro-brasileiras, podendo ser de vários tipos e cores.



Uso feminino dos turbantes

Os turbantes também são usados pelas mulheres ocidentais, como um acessório de moda. Na década de 1960 eles foram bem populares, mas não eram amarrados da mesma forma que os dos homens, presos à frente da cabeça. Usando longos lenços, elas primeiro amarravam as pontas à frente da cabeça e, a seguir, passando as pontas pela testa, as prendiam na nuca.

Além de super originais, são ótimos para aquele dia no qual o cabelo não está tão bonito, o famoso “bad hair day”. São práticos e deixam qualquer look básico mais sofisticado. O turbante pode compor um visual mais casual, pode ser usado em uma festa ou até mesmo na praia – tudo depende do lenço escolhido.

Sem dúvida, uma das grandes responsáveis por propagar essa moda foi Carmem Miranda. De acordo com as informações do site Moda Spot.com, o turbante foi um grande hit dos anos 30 e 40. Entre as celebridades que usavam o acessório na época estão Greta Garbo, Coco Chanel, Elizabeth Taylor, Gloria Swanson, Simone de Beauvoir e até mesmo a rainha Elizabeth.
No entanto, a história do turbante na moda começou bem antes, no início do século XX. Os lenços já apareciam nos croquis de Paul Poiret, estilista que tinha a cultura do Oriente Médio como uma de suas maiores inspirações.
Nos anos 70 os turbantes voltaram, junto com a onda hippie e a mistura com o boho. Agora eles reaparecem nas cabeças de famosas e também nas passarelas.
Hoje em dia as mais descoladas também aderiram ao acessório, mostrando pelo mundo a fora que pode-se usar em qualquer faixa etária e estação do ano.

Como amarrar o turbante.

Créditos





Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca