Clodovil Hernandes - RENATA FONSECA

quarta-feira, 7 de março de 2012

Clodovil Hernandes

Oi pessoal!!!

A postagem de hoje é sobre um grande estilista brasileiro Clodovil Hernandes. Difícil achar coisas sobre o estilista, li mais coisas que ele fez na TV do que fez como estilista.

O talento de Clodovil para a moda foi reconhecido por mulheres de variadas origens sociais, desde artistas como Elis Regina e Cacilda Becker a empresárias como Hebe Alves (antiga proprietária das lojas Mappin) e às famílias Diniz e Matarazzo, para as quais a linha prêt-à-porter era muito apreciada. Em 1960 ganhou o primeiro Agulha de Ouro. Pioneiro, por anos seria um dos pilares da *alta-costura, numa sociedade que importava modelos europeus, inaugurou uma moda made in brazil. Segundo Constanza Pascolato, “Esse termo [alta-costura] cabe especificamente às coleções de Paris. Podemos dizer que o Clô fez uma ‘moda de ateliê’ muito requintada e luxuosa, destinada a ocasiões específicas, como casamentos e coquetéis”, define.

Clodovil foi também premiado figurinista de teatro, além de ter trabalhado como ator. Possuía registro como cantor.

Clodovil quis transmitir conhecimento ao público e buscou valorizar ao máximo a moda feita no país

Do seu ateliê, em São Paulo, localizado na Rua Oscar Freire, saíam apenas vestidos sofisticados para serem usados em eventos de alta classe, exclusivos em sua maioria. Suas peças enalteciam a feminilidade, com bordados e tecidos nobres. Seus desfiles eram realizados no próprio ateliê, presenciados por um pequeno grupo de mulheres que se destacavam na mídia e na alta sociedade. "O Brasil, assim como qualquer país, pode ter uma alta costura, desde que haja uma elite", declarava o estilista em muitas entrevistas. Clodovil também lançou algumas coleções de prêt-à-porter, usando tecidos como crepe e lã, além de malhas.

Créditos

http://www.abril.com.br/noticias/fotos/clodovil-hernandes-estilista-apresentador-deputado-federal/

http://tricotandoecriando.blogspot.com/2010/07/relembrando-clodovil-hernandes-um-dos.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Clodovil_Hernandes#In.C3.ADcio_da_carreira_art.C3.ADstica

http://www.blogmodabrasil.com.br/2010/02/nomes-da-moda-do-brasil-clodovil.html

2 comentários:

@renatafashionfonseca