Saia lápis - RENATA FONSECA

quarta-feira, 21 de março de 2012

Saia lápis

História

Esse design entrou em uso nos anos 40, quando a quantidade de tecido usada foi reduzida por conta da escassez de tecidos no mercado, devido à guerra. Essa saia também é conhecido como “saia secretária” ou “saia lápis”, quando a modelagem é afunilada na barra. Sensuais, discretas e, acima de tudo, elegantes, as saias lápis são frequntemente associadas a mulheres poderosas. Quem popularizou essa saia foi a modelo Joan Crawford, Tip Hedren e Kim Novak, nos anos 40 e 50.

No Brasil, a peça foi amplamente adotada na década de 1960, complementada com escarpins e twin-sets. Durante a última São Paulo Fashion Week, apareceu em versões ousadas, combinada com tops curtos.


Ela tem um corte reto e bem ajustado, e por isso não são indicadas para mulheres de quadris largos. Aquelas que possuem uma silhueta de “triângulo invertido” (ombros largos e quadris estreitos) podem usar o modelo, embora existam outros que favorecem melhor esse tipo de corpo. Mulheres com medidas semelhantes no busto e no quadril, e sem cintura definida, podem abusar do modelo, especialmente os de cós mais alto. Dessa forma, a saia marca a silhueta na cintura, criando ilusão de curvas bem definidas e deixando o corpo mais feminino. É um modelo que fica melhor em mulheres magras; gordinhas devem passar longe da saia-lápis, porque ela marca bastante o corpo.


Respeite os mistérios da saia lápis:
1. A primeira providência ao experimentar uma saia lápis é olhar o traseiro num bom espelho duplo para ver como ficou. E dar alguns passos para ver como ela (a saia) e seu traseiro se comportam em movimento.
2. Saias lápis devem ficar longe de quem tem culotes e barriga.
3. O comprimento deve ficar por volta do joelho - ou um pouco abaixo
4. Se o tecido da saia for fino ou leve (malha, cetim, seda) use sempre com uma anágua de jérsei ou qualquer tecido bem escorregadio para que ela caia bem, não marque a calcinha nem grude de um jeito feio na parte de trás. Outra vantagem da anágua: evita que a saia deforme.
5. Se você tiver pernas longas e corpo curto use sempre com blusa, suéter ou paletó por fora da saia. Blusas por dentro da saia diminuem ainda mais o comprimento do corpo. Pior ainda se tiver peito grande.
6. Saias justas ficam ótimas com sapatos ou sandálias de salto alto.
7. Saias justas detestam a companhia de sapatilhas de bico arredondado e sapatos de boneca.
8. Saias justas em cores escuras diminuem quadris (por incrível que pareça, as estampadas também); em cores claras, dobram o tamanho deles.
9. Saias justas sem abertura atrás são perfeitas para gueixas. Se você não é uma delas e precisa dar passos normais ao andar não compre as sem fendas.
10. Para que ela não estique e forme horrorosos bolsões no traseiro, prefira saias feitas com tecidos que tenham um pouco de elastano.

Créditos

http://ocantinhodamulherdedeus.blogspot.com/2010/07/saia-lapis.html

http://manequim.abril.com.br/moda/historia-da-moda/historia_da_moda_278557.shtml

http://tanianeiva.com.br/?p=426

http://chic.ig.com.br/como-usar/noticia/gloria-kalil-desvenda-os-misterios-da-saia-lapis-anote-as-dez-regras-essenciais-para-adotar-a-peca-deste-inverno

Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca