Olá
pessoal!
Depois
de assistir ao documentário resolvi saber mais sobre Simone.
Muitas
coisas e resumir ao máximo que eu pude. Muitas coisas interessantes foi difícil
fazer o resumo.
Um
pouco sobre Simone De Beauvoir.
Simone
Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir, mais conhecida como Simone de Beauvoir (Paris, 9 de janeiro de 1908 –
Paris, 14 de abril de 1986), foi
uma escritora, intelectual, filósofa existencialista,
ativista política, feminista e teórica
social francesa. Embora não se considerasse uma filósofa, De Beauvoir teve
uma influência significativa tanto no existencialismo feminista quanto na
teoria feminista.
Nascida em Paris, era a primogênita de duas irmãs, filha de um casal descendente de famílias tradicionais, porém decadente. Seu pai era o advogado Georges Bertrand de Beauvoir, ex-membro da aristocracia francesa, enquanto a mãe era Françoise Brasseur, membro da alta burguesia francesa. Ela estudou em uma escola católica privada até os 17 anos. Depois de passar no vestibular de matemática e filosofia, acabou por estudar matemática no Instituto Católico de Paris e literatura e línguas no colégio Sainte-Marie de Neuilly, e em seguida, filosofia na Universidade de Paris (Sorbonne), onde conheceu outros jovens intelectuais, como Maurice Merleau-Ponty, René Maheu e Jean-Paul Sartre, com quem manteve um relacionamento aberto por toda a vida.
Ela é conhecida por seu tratado O Segundo Sexo, de 1949, uma análise detalhada da opressão das mulheres e um tratado fundamental do feminismo contemporâneo, além de seus romances A Convidada e Os Mandarins. Ela lecionou em várias instituições escolares no período entre 1931 a 1943. Nos anos 1940 ela integrava um círculo de filósofos literatos que conferiam ao existencialismo um aspecto literário, sendo que seus livros enfocavam os elementos mais importantes da filosofia existencialista. Além disso, a autora esteve envolvida, juntamente com Sartre e Foucault, no polêmico manifesto que tinha por objetivo alterar a idade de consentimento para relações sexuais na França.
A autora revela certa inquietação diante do envelhecimento e da morte em livros como Uma morte suave, de 1964. Em A Cerimônia do Adeus, de 1981, ela narra o fim da existência de seu companheiro Sartre, que havia morrido em 15 de abril do ano anterior. Ela faleceu em 14 de abril de 1986, aos 78 anos de idade, por conta do agravamento de uma pneumonia. Seu corpo foi enterrado no Cemitério de Montparnasse, no mesmo túmulo de Sartre.
De Beauvoir sempre esteve consciente de que seu pai esperava ter um filho, ao invés de duas filhas. Ele afirmava, "Simone pensa como um homem!" o que a agradava muito, e desde pouca idade a filósofa distinguiu-se nos estudos. Georges passou seu amor pelo teatro e pela literatura para sua filha. Ele ficou convencido de que somente o sucesso acadêmico poderia tirar as filhas da pobreza.
A autora tornou-se uma adolescente desajeitada, dedicada completamente aos livros e à aprendizagem, e preferiu ignorar os desportos porque ela não era nada atlética. Ela e sua irmã foram educadas no Institut Adeline Désir, ou Cour Désir, uma escola católica para meninas, algo que era desprezado pelos intelectuais da época. As escolas católicas para meninas eram vistas como lugares onde as jovens aprendiam uma das duas alternativas abertas às mulheres: casamento ou convento. Sua mãe, que Simone considerava uma intrusa espiando cada movimento seu, frequentava as aulas com elas, sentada atrás das meninas, como se esperava que a maioria das mães fizessem.
Aos 15 anos de idade, De Beauvoir já havia decidido que seria uma escritora. Jacques Champigneulle tornou-se seu mentor intelectual e amigo, aquele que sua mãe esperava que iria se casar com ela.
Sua amizade com Elizabeth Mabille ("Zaza") foi abruptamente rompida com a morte precoce de Zaza. Simone narrou esse episódio de sua vida, posteriormente, em seu primeiro livro autobiográfico, Memórias de uma moça bem-comportada, em que critica os valores burgueses.
As suas obras oferecem uma visão sumamente reveladora de sua vida e de seu tempo. Em seu primeiro romance, A convidada (1943), explorou os dilemas existencialistas da liberdade, da ação e da responsabilidade individual, temas que abordou igualmente em romances posteriores como O sangue dos outros (1944) e Os mandarins (1954), obra pela qual recebeu o Prêmio Goncourt e que é considerada a sua obra-prima.
As teses
existencialistas, segundo as quais cada pessoa é responsável por si própria,
introduzem-se também em uma série de quatro obras autobiográficas, além
de Memórias de uma moça
bem-comportada (1958), destacam-se A força das coisas (1963) e Tudo dito e feito (1972).
Entre seus ensaios críticos cabe destacar O segundo sexo (1949), uma profunda análise sobre o papel das mulheres na sociedade; A Velhice (1970), sobre o processo de envelhecimento, onde teceu críticas apaixonadas sobre a atitude da sociedade para com os anciãos; e A cerimônia do adeus (1981), onde evocou a figura de seu companheiro de tantos anos, Sartre.
Sartre e
de Beauvoir sempre liam o trabalho do outro. Ainda há um debate sobre a medida
que um influenciou o outro em suas obras existencialistas, como O Ser e o Nada, de Sartre, e A Convidada, de De Beauvoir. No
entanto, estudos recentes focam o trabalho da escritora tem outras influências
além de Sartre, como Hegel e Leibniz.
De
Beauvoir publicou seu primeiro romance, A Convidada, em 1943. A obra é uma crônica ficcional sobre o relacionamento sexual que ela e
Sartre mantiveram com as irmãs Olga e Wanda Kosakiewicz. Olga era uma de suas
alunas na escola secundária em Ruão,
onde De Beauvoir lecionou. Ela se apaixonou por Olga.
O romance metafísico A Convidada foi seguido por
muitos outros, incluindo O Sangue
dos Outros, que explora a natureza da responsabilidade individual,
contando uma história de amor entre dois estudantes franceses jovens que
participam da resistência francesa na
Segunda Guerra Mundial.
No final
da Segunda Guerra Mundial, De Beauvoir
e Sartre editaram o Les Temps
modernes, uma revista política que Sartre fundou, juntamente com Maurice
Merleau-Ponty e outros. De Beauvoir usou
a Les Temps modernes para
promover seu trabalho e explorar suas ideias em pequena escala antes de criar
seus primeiros ensaios e livros. De Beauvoir permaneceu como editora da
publicação até sua morte.
Em 1944,
de Beauvoir escreveu seu primeiro ensaio filosófico, Pirro et Cineas, uma discussão sobre
a ética existencialista. Ela continuou sua exploração do existencialismo no seu segundo ensaio, A Ética da Ambiguidade, (1947), que talvez seja a entrada mais
acessível para o existencialismo francês, visto que sua simplicidade deixa a
obra compreensível. No ensaio, de Beauvoir apura algumas inconsistências que
muitos, incluindo Sartre, têm encontrado nas principais obras existencialistas
O
Segundo Sexo, publicado em francês,
apresenta um existencialismo feminista que prescreve uma revolução moral. De
Beauvoir acreditava que a existência precedia a essência e, portanto, não se
nasce mulher, torna-se. É a construção social da mulher como
a quintessência dos "Outros" que de Beauvoir identifica como
fundamental para a opressão das mulheres.
O 'O' maiúsculo em "outros" indica "todos os outros". De
Beauvoir afirmava que as mulheres são tão capazes de escolher quanto os homens
e que, portanto, podem optar por elevar-se, movendo-se para além da "imanência", a qual eram anteriormente resignadas, para
alcançarem a "transcendência", uma
posição em que um indivíduo assume a responsabilidade para si e para o mundo,
onde se escolhe sua liberdade.
Conceitos-chave
do movimento feminista da década
de 1970 são diretamente relacionados às ideias relativas ao gênero como uma construção social, conforme apresentado
por De Beauvoir em O Segundo Sexo.
Apesar de suas contribuições para o feminismo, especialmente para o Movimento
de Libertação das Mulheres, e por suas crenças na
independência econômica feminina e na igualdade de educação entre os sexos, De
Beauvoir era relutante em considerar-se uma feminista. No entanto,
depois de observar o ressurgimento do movimento feminista na década de 1960 e
no início dos anos 1970, De Beauvoir afirmou que não acreditava mais que
uma revolução socialista fosse
suficiente para trazer a libertação das mulheres. Ela declarou-se publicamente
uma feminista em 1972, em uma entrevista ao Nouvel Observateur.
Publicado
em 1954, Os Mandarins é
um romance que se passa logo após o fim da Segunda Guerra Mundial e ganhou o
maior prêmio literário da França, o Prêmio Goncourt. O livro segue a vida pessoal dos filósofos e amigos do
círculo íntimo de Sartre e De Beauvoir, incluindo seu relacionamento com o
escritor estadunidense Nelson Algren, a
quem o livro foi dedicado.
De
Beauvoir escreveu diários de viagem populares sobre o tempo que passou
nos Estados Unidos e na China, além de ensaios e ficções publicadas, especialmente
durante os anos 1950 e 1960. Ela também publicou vários volumes de contos,
incluindo A Mulher Destruída,
o que, como alguns de seus outros trabalhos posteriores, lida com o envelhecimento. De Beauvoir também escreveu uma autobiografia nomeadamente em quatro volumes, que consiste
em: Memórias de uma filha
obediente; O Melhor da
Vida; Força da
Circunstância; e Tudo Dito
e Feito.
Na década de 1970, a filósofa tornou-se ativa no movimento de libertação das mulheres francesas. Ela assinou o Manifesto das 343, em 1971, uma lista de mulheres famosas que alegavam ter feito um aborto, o que na época era ilegal no país. Entre as signatárias estavam Catherine Deneuve, Delphine Seyrig e a irmã de De Beauvoir, Poupette. Em 1974, o aborto foi legalizado na França.
Seu longo
ensaio La Vieillesse (A Velhice), de 1970, é um raro
exemplo de uma meditação intelectual sobre o declínio e a solidão que todos
os seres humanos experimentam se
não morrerem antes dos 60 anos de idade.
Em 1980, a
obra Quando os Espíritos Vêm
Primeiro, um conjunto de pequenas histórias centradas em torno e com
base em mulheres importantes de anos anteriores. Apesar de tê-la escrito muito
antes da novela A Convidada,
na época De Beauvoir não considerou que as histórias valessem a publicação,
permitindo que cerca de 40 anos se passassem antes de fazer isso.
De
Beauvoir assinou, ao lado de outros intelectuais em geral, uma petição enviada
ao parlamento francês em 1977 pela abolição da idade de consentimento e em prol
da descriminalização do sexo consensual.
Durante outubro de
1929, Jean-Paul Sartre e Simone de
Beauvoir se tornaram um casal e, depois de serem confrontados por seu pai,
Sartre a pediu em casamento.
Um dia,
enquanto estavam sentados em um banco fora do Louvre, ele disse: "Vamos assinar um contrato de dois
anos". Perto do fim de
sua vida, De Beauvoir afirmou: "O casamento era impossível. Eu não
tinha dote." Então eles
simplesmente mantiveram um relacionamento ao longo da vida.
De
Beauvoir escolheu nunca se casar e não constituiu uma família com Sartre, sendo
que nunca teve filhos. Isto lhe deu tempo para conquistar um grau
acadêmico avançado, para lutar por causas políticas, para viajar, escrever,
ensinar e ter amantes.
Apesar de
De Beauvoir ter tido um relacionamento de longa data com Sartre, ela era
conhecida por ter várias amantes do sexo feminino. A natureza de alguns desses
relacionamentos, alguns dos quais começaram enquanto trabalhava como
professora, o que levou a uma controvérsia biográfica.
Ela e
Sartre também teriam desenvolvido um modelo (que eles chamavam de
"trio"), em que de Beauvoir deveria "seduzir" suas alunas
para, em seguida, transferi-las para Sartre.
Em 1981,
ela escreveu La Cérémonie Des
Adieux (A Cerimônia de
Adeus), um doloroso relato sobre os últimos anos de Sartre. Na abertura
de Adieux, De Beauvoir
observa que é a única grande obra publicada por ela que Sartre não leu antes de
ser publicada.
Depois de
Sartre morrer em 1980, De Beauvoir publicou as cartas que ele a enviou, mas com
edições, para poupar os sentimentos de pessoas em seu círculo social que ainda
estavam vivas. Em 1986, a filósofa e escritora morreu de pneumonia em Paris, aos 78 anos de idade. Seu corpo
encontra-se sepultado no mesmo túmulo de Jean-Paul Sartre no Cemitério de Montparnasse, na capital francesa.
Após a
morte de De Beauvoir, a filha adotiva e herdeira literária de Sartre, Arlette
Elkaïm, não deixou que muitas das cartas de Sartre fossem publicadas sem
edições. A maioria das cartas de Sartre disponíveis atualmente são edições de
De Beauvoir, que incluem algumas omissões, mas principalmente a utilização
de pseudônimos. A filha adotiva e
herdeira literária de De Beauvoir, Sylvie Le Bon, ao contrário de Elkaïm,
publicou cartas inéditas da mãe para Sartre e Algren.
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Simone_de_Beauvoir
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