Um pequeno resumo da história da grife Fendi - RENATA FONSECA

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Um pequeno resumo da história da grife Fendi

Olá pessoal!

Gosto muito de saber a origens de grandes grifes e marcas. Geralmente as mais antigas tem origem familiar.

Hoje vamos saber mais sobre a grife Fendi.

Fendi é uma casa de moda italiana fundada em 1925 por Edoardo e Adele Fendi, artesãos de Roma.

A Casa de Fendi começou como uma empresa familiar italiana, e, posteriormente, veio a alcançar destaque na vanguarda da alta costura.

Adele Casagrande, fundadora da Casa de Fendi, abriu uma pequena loja de peles e artigos de couro, em Roma, em 1918. A classe italiana estava tentando voltar aos seus hábitos consumistas anteriores, findado a primeira guerra mundial. E foi graças a esse cenário desesperado pelo consumo que a loja aberta se tornou um verdadeiro sucesso entre a elite italiana.


Em 1925, Adele casou-se com Edoardo Fendi. Em 1938 abriram uma segunda loja em Roma.

Com o tempo, os negócios continuaram a crescer, e as cinco filhas de Adele ingressaram no negócio da família, quando atingiram idade suficiente. Edoardo morreu em 1954, deixando a empresa exclusivamente nas mãos de Adele e suas filhas. Paola assumiu o negócio de peles, Anna concentrou-se em couro, Franca se envolveu no relacionamento com clientes, Carla passou a ser a coordenadora dos negócios, e Alda assumiu o departamento de vendas.

No ano 1954 a Fendi estreou na passarela da alta costura, trazendo coleções incríveis e sempre destacando os acessórios luxuosos que a fizeram famosa.




Em 1965, o designer alemão Karl Lagerfeld juntou-se à Fendi. Ele criou o logo "FF" invertido, o que acabaria por se tornar um símbolo mundial da marca. Também inseriu a marca em novos seguimentos, como prêt-à-porter  de jaquetas feitas em tecido jeans, mas que possuíam acabamentos em pele. Ele também fora responsável pela criação do logo oficial da marca, o F invertido que de pouquinho em pouquinho foi adicionado com êxito à lista de status internacional.

No ano de 1968, as bolsas e os acessórios da marca italiana foram descobertos por ninguém menos que Marvim Traub que até aquele presente momento era o presidente da poderosa loja de departamento americana Bloogmingdale’s. Ele resolveu comprar a coleção completa da Fendi e passou a dedicar um espaço inteirinho para a sua revenda em uma das suas principais lojas, presente na Avenida 5ª em NY.

Na década de 70, a marca passou a alcançar um poderoso reconhecimento internacional, já que seus produtos estavam nas gôndolas das melhores lojas do mundo. Para que elas continuassem a expandir e não perdessem o seu mercado, passaram a investir no lançamento de novas coleções de forma regular. Luvas, relógios, óculos, jeans, acessórios e gravatas passaram a fazer parte de sua composição, tornando-se referencia na moda contemporânea de 1984.

Pouco tempo depois, em 1994, Silvia Venturini Fendi começou a trabalhar na marca criada por seus avós e assumiu a direção artística, principalmente na parte de criação dos acessórios da Fendi. E fora através das mãos dela que nasceu um dos principais sucessos da marca: a bolsa Baguette. Ela se tornou em pouco tempo um verdadeiro ícone da moda mundial.

 Assim como acontece com a grande maioria das grifes de luxo, em 1999 a marca acabou sendo adquirida pelo grupo LVMH. O mais bacana é que mesmo adquirindo a marca, eles deixaram que os membros da família Fendi continuassem trabalhando na marca, como haviam fazendo há gerações.

Depois de dois anos dessa aquisição, a Fendi inaugura sua primeira loja em Paris, bem no centro da alta costura mundial (2001). Em 2009 temos o lançamento oficial da bolsa Peekaboo Fendi. Assim que lançada, se tornou um verdadeiro hit.

Em 2012 temos o lançamento da 2Jours, um modelo muito mais minimalista e prático de bolsas da Fendi que, rapidamente, se tornou um verdadeiro sucesso.

Fendi resolveu abrir sua primeira loja no Brasil, em 2013.

No ano de 2015, lançou mais uma tendência internacional ao comemorar seus 90 anos de história e inspiração. Eles vestiram centenas de celebridades pelo mundo com suas camisetas!  Ainda no ritmo de comemorações, a Fendi resolveu fazer um desfile único e incomparável para apenas 700 convidados em plena Fontana Di Trevi.

O “Feito à mão” (made by hand) é um dos principais elementos da marca italiana, sendo que todos os detalhes são observados de forma minuciosa, trazendo vitalidade para cada uma das peças que compõe a coleção. Essa tradição é mantida desde que a marca fora lançada, lá atrás, pela Adele Fendi. Apenas três artesão estão amplamente capacitadas a confeccionar a famosa bolsa baguette.

Desde sua criação até os dias de hoje, os fornecedores de matéria prima e mão de obra são os mesmos: artesãos do eixo de Roma, Florença. Nenhuma concessão fora cedida para linhas de produção de países asiáticos. Ao todo, são ateliês romanos que possuem 40 profissionais capacitados a desenvolver seus produtos de forma exclusiva.

Atualmente, Maria Silvia Venturini Fendi, filha de Anna Fendi, é chefe de departamento de estilo.

Existem atualmente mais de 100 lojas em todo o mundo, com uma loja na cidade de Nova Iorque, na Quinta Avenida. Embora as suas lojas estão espalhadas por todo o globo, Fendi permanece fielmente alocada em Roma.

Adele Fendi morreu em 1978 com a idade de 81 anos.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fendi#:~:text=Fendi%20%C3%A9%20uma%20casa%20de,na%20vanguarda%20da%20alta%20costura.&text=Em%201965%2C%20o%20designer%20alem%C3%A3o,Lagerfeld%20juntou%2Dse%20%C3%A0%20Fendi.

https://www.etiquetaunica.com.br/blog/fendi-luxo-da-italia-para-o-mundo/



 

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