Olá pessoal!
Gosto muito de saber a origens de grandes
grifes e marcas. Geralmente as mais antigas tem origem familiar.
Hoje vamos saber mais sobre a grife Fendi.
Fendi é uma casa
de moda italiana fundada em 1925 por Edoardo e Adele
Fendi, artesãos de Roma.
A Casa de Fendi começou como uma empresa familiar italiana, e,
posteriormente, veio a alcançar destaque na vanguarda da alta costura.
Adele
Casagrande, fundadora da Casa de Fendi, abriu uma pequena loja de peles e
artigos de couro, em Roma, em 1918. A classe
italiana estava tentando voltar aos seus hábitos consumistas anteriores,
findado a primeira guerra mundial. E foi graças a esse cenário desesperado pelo
consumo que a loja aberta se tornou um verdadeiro sucesso entre a elite
italiana.
Em 1925, Adele casou-se com Edoardo Fendi. Em 1938 abriram uma
segunda loja em Roma.
Com o tempo,
os negócios continuaram a crescer, e as cinco filhas de Adele ingressaram no
negócio da família, quando atingiram idade suficiente. Edoardo morreu em 1954,
deixando a empresa exclusivamente nas mãos de Adele e suas filhas. Paola
assumiu o negócio de peles, Anna concentrou-se em couro, Franca se envolveu no relacionamento
com clientes, Carla passou a ser a coordenadora dos negócios, e Alda assumiu o
departamento de vendas.
No ano 1954 a Fendi estreou na passarela da alta costura, trazendo coleções incríveis e sempre destacando os acessórios luxuosos que a fizeram famosa.
Em 1965, o
designer alemão Karl Lagerfeld juntou-se à Fendi. Ele criou o logo
"FF" invertido, o que acabaria por se tornar um símbolo mundial da
marca. Também inseriu a marca em novos seguimentos, como prêt-à-porter
de jaquetas feitas em tecido jeans, mas que possuíam acabamentos em pele. Ele
também fora responsável pela criação do logo oficial da marca,
o F invertido que de pouquinho em pouquinho foi adicionado com êxito à lista de
status internacional.
No ano de 1968, as bolsas e
os acessórios da marca italiana foram descobertos por ninguém menos que Marvim
Traub que até aquele presente momento era o presidente da poderosa loja de
departamento americana Bloogmingdale’s. Ele resolveu comprar a coleção completa da Fendi e passou a dedicar um espaço inteirinho para a sua
revenda em uma das suas principais lojas, presente na Avenida 5ª em NY.
Na década de 70, a marca
passou a alcançar um poderoso reconhecimento internacional, já que seus produtos
estavam nas gôndolas das melhores lojas do mundo. Para que elas continuassem a
expandir e não perdessem o seu mercado, passaram a investir no lançamento de
novas coleções de forma regular. Luvas, relógios, óculos, jeans, acessórios e
gravatas passaram a fazer parte de sua composição, tornando-se referencia na
moda contemporânea de 1984.
Pouco tempo depois, em
1994, Silvia Venturini Fendi começou a trabalhar na marca criada por seus avós
e assumiu a direção artística, principalmente na parte de criação dos acessórios da
Fendi. E fora através das mãos dela que
nasceu um dos principais sucessos da marca: a bolsa Baguette. Ela se tornou em
pouco tempo um verdadeiro ícone da moda mundial.
Assim como acontece com a grande maioria das
grifes de luxo, em 1999 a marca acabou sendo adquirida pelo grupo
LVMH. O mais bacana é que mesmo adquirindo a marca, eles deixaram que
os membros da família Fendi continuassem trabalhando na marca, como haviam fazendo
há gerações.
Depois de dois anos dessa
aquisição, a Fendi inaugura sua
primeira loja em Paris, bem no centro da alta costura mundial (2001). Em 2009
temos o lançamento oficial da bolsa Peekaboo Fendi. Assim que lançada, se
tornou um verdadeiro hit.
Em
2012 temos o lançamento da 2Jours, um modelo muito mais minimalista e
prático de bolsas da Fendi que, rapidamente, se tornou um verdadeiro sucesso.
Fendi resolveu abrir
sua primeira loja no Brasil, em 2013.
No ano de 2015, lançou mais
uma tendência internacional ao comemorar seus 90 anos de história e
inspiração. Eles vestiram centenas de celebridades pelo mundo com
suas camisetas! Ainda
no ritmo de comemorações, a Fendi resolveu fazer um desfile único e incomparável
para apenas 700 convidados em plena Fontana Di Trevi.
O “Feito à mão” (made by
hand) é um dos principais elementos da marca italiana, sendo que todos os
detalhes são observados de forma minuciosa, trazendo vitalidade para cada uma
das peças que compõe a coleção. Essa tradição é mantida desde que a marca fora
lançada, lá atrás, pela Adele Fendi. Apenas três artesão estão amplamente
capacitadas a confeccionar a famosa bolsa baguette.
Desde sua criação até os
dias de hoje, os fornecedores de matéria prima e mão de obra são os mesmos:
artesãos do eixo de Roma, Florença. Nenhuma concessão fora cedida para linhas
de produção de países asiáticos. Ao todo, são ateliês romanos que possuem 40
profissionais capacitados a desenvolver seus produtos de forma exclusiva.
Atualmente, Maria Silvia Venturini Fendi, filha de Anna Fendi, é chefe
de departamento de estilo.
Existem atualmente mais de 100 lojas em todo o mundo, com uma loja na
cidade de Nova Iorque, na Quinta Avenida. Embora as suas lojas estão
espalhadas por todo o globo, Fendi permanece fielmente alocada em Roma.
Adele Fendi morreu em 1978 com a idade de 81 anos.
https://www.etiquetaunica.com.br/blog/fendi-luxo-da-italia-para-o-mundo/
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