FAAP abre exposição pocket sobre trajetória da moda brasileira, dos costureiros aos recém-formados - RENATA FONSECA

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

FAAP abre exposição pocket sobre trajetória da moda brasileira, dos costureiros aos recém-formados

O Museu da FAAP abriu as portas no úiltimo sábado (11.08) para a mostra Moda no Brasil: Criadores Contemporâneos e Memórias, uma iniciativa que se propõe a “divulgar os criadores e a moda contemporânea produzida no país”, como define José Luis Hernández Alfonso, que assina a curadoria ao lado de Denise Pollini. 

Longe de se propor a retratar a história da indústria no Brasil – que como bem pontua a dupla, não caberia dentro do espaço de 600 m² - a exposição quer mostrar ao público, “flashes e lembranças que remetem a função da moda no Brasil”. Informação importante para baixar a expectativa daqueles que esperam encontrar um grande acervo histórico da moda brasileira. O trabalho é resultado de uma encomenda do Itamaraty, que idealizou a mostra como complemento à revista que publica anualmente - e que, em 2012, teve a moda como tema.

No centro do espaço, spots iluminam a criação de 20 estilistas que ao longo dos últimos dez anos se destacam, segundo a curadoria, em termos criativos e comerciais. Escolhidas pelos seus próprios criadores - Alexandre Herchcovitch, Reinaldo Lourenço, Gloria Coelho, Clô Orozco, Carlos Miele, Karlla Girotto, entre outros – as peças de coleções recentes são um bom retrato do que está sendo feito hoje, mas sem pensar em historicidade.

Ao redor da atração principal, módulos reservados àqueles que fizeram parte da história do métier em solo nacional. Estão ali criações dos costureiros Denner, Clodovil, Zuzu Angel, Markito, Ronaldo Esper, Guilherme Guimarães, José Gayegos e Rui Spohr. Para completar a cena, convites e artigos sobre os célebres desfiles do Mappin e da Rhodia, além do concurso Miss Elegante Bangu, ajudam a traçar a história da moda por aqui - que se torna mais palpável na observação dos catálogos e anúncios publicitários do século XIX até os anos 1990.

Do futuro, uma seleção de criações dos novíssimos, estilistas recém-formados que tiveram seus trabalhos escolhidos pelas próprias faculdades paulistanas. Fechando a exposição, o Brasil Exportação, retratado através dos biquínis, do jeans e das sandálias Havaianas. 

Itinerante, a montagem segue viagem pelo mundo e já tem parada programada para Lisboa, em 2013.

Moda no Brasil: Criadores Contemporâneos e Memórias
De 12 de agosto a 30 de setembro de 2012
De terça a sexta, das 10h00 às 20h00, aos sábados, domingos e feriados, das 13h00 às 17h00
FAAP - Rua Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo - SP
Tel.: (0/xx/11) 3662-7449

3 comentários:

  1. Sempre tem coisas legais na FAAP, né?! Ótima dica!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sempre tem! Vou me organizar pra fazer um curso desses.

    Obrigada meninas!

    Bjus

    ResponderExcluir

@renatafashionfonseca