Workshop Coolhunting - RENATA FONSECA

domingo, 26 de agosto de 2012

Workshop Coolhunting

Olá pessoal!

Ontem fiz workshop Coolhunting
  
Já tinha feito um curso na FACS, mas cada professor tem uma visão e ensina de maneiras diferentes e eu estava certa. Vi coisas que já sabia e aprendi coisas novas e claro conhecer pessoas que trabalham com moda aqui em Salvador.


Esse foi o  mood board. Nunca tinha feito um antes! Pensei que fosse mais fácil. Ledo engano. Fiz em dupla

Um pouco sobre o que coolhunting e coolhunter

Coolhunting é um termo que teve origem no marketing dos anos 90, cuja atribuição primordial se dá na observação das pessoas e do mundo a fim de definir novas tendências. 

Atualmente, está ligado à diversas áreas como propaganda e marketing, artes, decoração, psicologia, design, setor têxtil, moda e muitos outros.


Coolhunter (profissional da área) realiza pesquisas que remetem a estudos antropológicos para fins futuros com pesquisas que podem levar de 2 a 5 de antecedência de acordo com a área. 

Você sabe o que é um mood board e como ele pode ajudar te ajudar em um projeto ?

Mood board é um conceito simples e certamente você já criou um, só não sabia o nome.
Sabe quando você está naquele processo de brainstorming e finalmente define um caminho para seu projeto seguir? Aí provavelmente você vai buscar referências, ideias, cria suas paleta de cores e salva aqueles links nos favoritos, certo? Pronto. Você encontrou o ponto de partida para fazer ummood board.
Mood board é um painel de referências visuais para representar o look and feel (conceito visual) do seu projeto. Ele pode facilitar a sua vida, uma vez que permite que você estampe visualmente as suas ideias em algum lugar, exemplificando cores, texturas, formas e estilos, e facilitar a vida do seu cliente, que vai entender o clima que o projeto final vai começar a ter. Serve não só para projetos de Design, mas para ideias que estão em fase de planejamento visual, em geral.
Apesar de parecer feioso o nome mood board traduzido, a ideia é exatamente esta: um quadro de emoções. Um painel que vai trazer à tona, previamente, a atmosfera do projeto. Abstraindo um pouco mais, seria como conhecer uma pessoa sem vê-la, só pelas roupas que têm no armário, músicas que houve cores que gosta filmes que costuma ver.

Créditos

Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca