Estampa floral! - RENATA FONSECA

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Estampa floral!

Olá pessoal!

Eu adoro estampa floral independentemente de está out ou não. Gosto principalmente dos florais com o fundo preto, pois acho que é uma combinação que fica difícil errar. Lembrando que temos que ter cuidado com o tamanho da estampa, flores grandes  cai melhor para pessoas mais magras e para as gordinhas a flores mais miudinhas

Origem

Em meados do século XIII, as tecelagens de Regensburg e Colônia demonstravam a influência de certos protótipos de padronagem oriental, que gradualmente foram sendo adaptadas ao gosto europeu, rompendo-se assim um padrão pré-estabelecido. Na Itália, durante o século XIV este fenômeno pôde ser observado com o desaparecimento dos temas animais e divisões arquitetônicas e com o florescimento das estampas de flores cada vez mais estilizadas. A moda dos tecidos de estampas florais se tornou generalizada desenvolvendo-se, especialmente, nas regiões de Genova e Florença.

No século XV os padrões florais assumiram dimensões exageradas, com grandes romãs ou cardos estampados entre linhas sinuosas.

Durante o século XVIII, as padronagens dos tecidos passaram a sofrer a influência das grandes descobertas e viagens de exploração e as importações dos tecidos orientais tornaram-se lugar comum. Cada vez mais começaram a ser encontrados exemplos da flora exótica em padronagem que exibiam flores e frutos desconhecidos na Europa até então. Flores como o crisântemo, acabaram por criar o gosto pelas padronagens florais exóticas. Isto se manteve até o final deste século, quando a moda voltou as suas origens ocidentais, com padronagens mais simples, como margaridas, papoulas e rosas. Durante o século XIX, essas padronagens florais realísticas se mantiveram populares. Entretanto, algumas padronagens florais formais e estilizadas em algodão acetinado foram desenvolvidas durante o período Art Deco. O final do século vinte trouxe um revival do estilo vitoriano de flores em design natural.

Tecidos estampados com flores miúdas, ainda tão comuns nos dias de hoje, surgiram por volta de 1800, nos Estados Unidos, com a adoção das primeiras máquinas de estampar. A empresa Thorp, Siddel and Company, instalava em Philadelphia a primeira dessas máquinas em 1810. Dentro de poucos anos passava a existir uma grande quantidade de empresas de estamparia, mesmo no pequeno estado de Rhode Island. Entre estas, exemplos de tecidos da Allen Print Works, da Clyde Bleachery e da Print Works ainda podem ser encontrados no Museum of American Textile History em North Andover, Massachussets, possibilitando confirmar que a padronagem era de pequenas flores espalhadas por toda a superfície do tecido, que acabou sendo conhecido como “calicoes” ou chita.

Floral miúda ou Liberty

As estampas de florais miúdos, mais conhecidos como liberty. Saiba um pouco da história  dessas pequenas  flores que prometem servir de  inspiração para muitos designers.

Origem e História do Liberty

O comerciante Arthur Lasenby Liberty nasceu em 1843 na cidade de Chesham, Buckinghamshire, Inglaterra. O pai de Arthur era decorador e seu tio tinha um depósito de rendas  em Nottingham, onde aos quinze anos ele começou a trabalhar.

Em 1861, mudou-se para Londres e foi trabalhar em uma loja de chales e capas, a Farmer e Roger, lá ele se tornou o encarregado do depósito oriental . Em 1974, Liberty abriu a sua própria loja  e começou vendendo sedas vindas  do oriente e outros artigos domésticos com ispiração oriental. A loja Liberty of London foi prestigiada por pessoas que apoiavam o movimento do traje estético (1880 à 1900) que consitia na incorporação de trajes com inspiração nas artes gráficas e decorativas.

Créditos

2 comentários:

  1. Tenho um floral e adoooro,
    Rê manda e-mail para anabelasemijoias@gmail.com, tem cupom desconto para seu blog,
    Bjs da Ana
    www.ananosalto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

@renatafashionfonseca