SPFW mostrando as tendências do outono-inverno 2012 - RENATA FONSECA

domingo, 26 de fevereiro de 2012

SPFW mostrando as tendências do outono-inverno 2012

Estava lendo a revista Isto é Gente de 30/01/2012 e como não podia deixar de ter as tendências mostradas do SPFW. Eu adorei a matéria feita por: Bianca Zamarella, Luciane Angelo e Simone Blanes e com a colaboração de consultores, editores de moda estylists: Glória Kalil, Lilian Pacce, Constanza Pascolato, Maria Prata, Chiara Gadaleta e Manu Carvalho.

METALIZADOS : Em couros, rendas, bordados ou paetês, os tons metálicos surgiram em looks inteiros ou peças únicas. “Você pode usá-los como look total ou em detalhes, ecessórios e tops”, sugere Gloria Kalil. “O efeito também aparecem em couros bordados, lurex e em uma gama de tecidos.”

O GÓTICO E O PRETO: O preto sempre dá o tom das coleções de inverno. Desta vez, a cor surge ainda mais sofisticada em coura e nas transparências. No próximo inverno, o negro total chega travestido entre gótico, o vampiresco e o fetiche. “Existe esta pitadinha de gótico e até rock-and-roll nestas coleções de 2012. Se você perceber é quase um perfume de anos 80 com seus babados, crucifixos e rendas”, diz Constanza Pascolato.

PAETÊS E PEDRARIAS: Paetês, pedrarias e bordados especiais dominaram as coleções de Inverno 2012. Para deixar vestidos, blusas e casacos ainda mais glamourosos, muitos estilistas valorizaram tecidos e rendas com aplicações elaboradas. “A dica é usar o paetê, as pedrarias e as rendas metalizadas de uma forma contemporânea, em looks monocromáticos, por exemplo, ou ainda misturar esses elementos com jeans”, sugere Chiara Gadaleta.

RENDAS E TRANSPARÊNCIAS: As transparências inundaram as passarelas de Inverno 2012. Tanto em looks inteiros quanto nos detalhes, os tecidos fininhos surgiram para criar efeito sexy em sobreposição e até nas saias. Considerada um dos hits da estação, a renda também ganhou destaque com brilho e recortes em camadas e aplicações. “O interessante é o contraste entre a riqueza da renda e os tecidos rústicos. Ela surgiu aplicada nos xadrezes e até no moletom. Isso é moderno”, diz Constanza Pascolato.

CONJUNTOS: A boa e velha combinação de calça e saia com blusa do mesmo tecido voltou com força nas passarelas. Em busca de facilidade e refinamento, os conjuntos apareceram em várias coleções, inclusive com estampas similares. O efeito vem do universo sportwear e da influência da alfaiataria. “Se a opção for monocromático o look alonga, afina e deixa a mulher mais elegante”, explica Manu Carvalho.

COR COM TEXTURAS: A idéia é manter a unidade de cor explorando a riqueza de texturas. Depois do color blocking do verão, o look monocromático veio para criar uma unidade de cores na passarela, em combinações de tecidos e texturas diferentes. “É uma tendência bem forte. Pode usar de dia ou à noite.

VELUDO: Clássico do inverno, o veludo ganhou cores e efeitos para o próximo inverno. O veludo de seda foi o ponto alto de algumas coleções em looks de modelagem simples que valorizam ainda mais a textura. Já em sua versão tradicional, o veludo alemão levou um ar de alta-costura para a passarela, em modelos mais estruturados com detalhes vazados e bordados. “Veludo sempre foi sinônimo do inverno. A diferença é que nesta estação o tecido surgiu com novas formas”, explica Manu Carvalho.

Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca