Dicas de série: 1923, documentário curta indicado ao Oscar 2024 The ABCs of book banning e filme indicado ao Oscar 2024 Assassinos da lua das flores. - RENATA FONSECA

domingo, 11 de fevereiro de 2024

Dicas de série: 1923, documentário curta indicado ao Oscar 2024 The ABCs of book banning e filme indicado ao Oscar 2024 Assassinos da lua das flores.

Olá pessoal!

No geral eu gostei da série, principalmente os últimos episódios.

Pelo que vi terá uma segunda temporada.

1923 

PARAMONT


Drama, Histórico, Faroeste

Criado por: Taylor Sheridan

Elenco: Harrison Ford, Helen Mirren, Brandon Sklenar

Nacionalidade: EUA

Relacionado com: Yellowstone

Sinopse

Em 1923, série derivada de Yellowstone, conhecemos uma nova geração da família Dutton, dessa vez sobrevivendo ao início do século 20. Entre alguns dos desafios que os rancheiros terão de enfrentar estão secas históricas, pandemias e os períodos conhecidos como Proibição e a Grande Depressão. A trama é focada em Cara Dutton (Helen Mirren) e Jacob Dutton (Harrison Ford), donos do Rancho Yellowstone, enquanto enfrentam inimigos poderosos que ameaçam sua posse de terras. Ambientado durante a Grande Depressão, período de crise econômica, 1923 apresenta os enormes conflitos vividos pelos personagens durante esse momento histórico. Além disso, a trama também lida com as consequências da expansão territorial para o Oeste dos Estados Unidos e a devastação das comunidades nativas.

Devo confessar que dei uns cochilos no começo, mas no desenrolar do filme fiquei bem atenta, lembrei muito da série 1923. Juro que me deu vontade de acelerar o filme várias vezes, fiquei revoltada. Não vou dar spoiler!

Quando descobri que foi baseado em uma história real fiquei chocada.

Indicadoa 10 categorias no Oscar incluindo melhor Filme, Melhor Direção para ScorseseMelhor Atriz para Lily Gladstone e Melhor Ator Coadjuvante para Robert De Niro.

Na minha opinião Leonardo DiCaprio merecia uma indicação.

Assassino da lua das flores 

NETFLIX


Drama, Histórico, Suspense

Direção: Martin Scorsese

Roteiro Eric Roth, Martin Scorsese

Elenco: Leonardo DiCaprio, Lily Gladstone, Robert De Niro

Título original Killers of the Flower Moon

Sinopse

Assassinos da Lua das Flores, filme do diretor Martin Scorsese, é inspirado no best-seller homônimo do escritor David Grann e também baseado em uma história real. O ano é 1920, na região norte-americana de Oklahoma e misteriosos assassinatos acontecem na tribo indígena de Osage, uma terra rica em petróleo. O caso foi investigado pelo FB, agência que tinha acabado de ser criada na época.

Os assassinatos dados a partir de circunstâncias misteriosas na década de 1920, assolando os membros da tribo Osage, acaba desencadeando uma grande investigação envolvendo o poderoso J. Edgar Hoover, considerado o primeiro diretor do FBI. Durante a investigação é descoberto um esquema do pecuarista William Hale (Robert De Niro), que convenceu seu sobrinho Ernest Burkhart (Leonardo Di Caprio) a se casar com Mollie Kile (Lily Gladstone) a fim de melhorar as condições da reivindicação das preciosas terras.


Não vou mentir que só assistir a esse documentário curta por estar indicado ao Oscar 2024. Ainda bem!!! Fiquei impressionada com as opiniões das crianças, pareciam adultos falando.

The ABCs of book banning

PARAMOUNT



Título  The ABCs of Book Banning (Original)

Dirigido por    Nazenet Habtezghi Sheila Nevins Trish Adlesic

Duração: 27 minutos

Gênero: Documentário

Países de Origem: Estados Unidos da América

Sinopse

Revela as vozes das partes afetadas pelos livros banidos dos distritos escolares, inspirando esperança para o futuro através dos insights profundos das mentes jovens e curiosas.


 

Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca