Dicas de séries documentais: O canto livre de Nara Leão, Passaporte para liberdade e Segunda Guerra em cores: caminho para a vitória - RENATA FONSECA

sábado, 22 de janeiro de 2022

Dicas de séries documentais: O canto livre de Nara Leão, Passaporte para liberdade e Segunda Guerra em cores: caminho para a vitória

Olá pessoal!

Série documental sensacional! Que cantora extraordinária foi Nara Leão.

GLOBOPLAY

O canto livre de Nara Leão


Direção: Renato Terra

Gênero: Documentário, Música, Personalidade, Biografia

Ano de lançamento: 2022

Sinopse

Nara Leão revolucionou a música brasileira, rompeu preconceitos, confrontou a ditadura militar, abriu caminhos para as mulheres. Tudo isso sem alterar o tom de voz.

1. Bossa Nova: O começo da carreira de Nara Leão. Os encontros com a geração de artistas que inaugurou a bossa nova na Zona Sul do Rio. E o Brasil pujante e esperançoso do início dos anos 60.

2. Opinião: Nara começa a desenvolver consciência política e dá voz a sambistas como Cartola e Zé Keti. O antológico show “Opinião” e a primeira resposta artística à ditadura militar.

3. A Banda: A parceria de Nara com Chico Buarque e sua relação com outros compositores que revelou. "A Banda" vence o Festival de MPB de 1966 e consagra os dois internacionalmente.

4. Quero que vá tudo pro inferno: Nara rompe preconceitos na música e no comportamento: participa da Tropicália, grava Roberto e Erasmo Carlos. E abre caminhos para as mulheres de sua geração.

5. Fiz a cama na varanda: Os afetos de Nara Leão. Depoimentos de Cacá Diegues, com quem foi casada; Roberto Menescal, seu grande amigo; e da filha Isabel. E o retorno à bossa nova no final da carreira.

Assim que vi o anúncio da série me veio a recordação da história, a muitos anos já atrás li um livro que contava de como Aracy de Carvalho salvou vários judeus dando vistos para o Brasil, só não consigo lembrar o nome do livro.


A série é excelente! Graças a deus tem opção de legenda – tenho pavor a dublagem- no GLOBOPLAY. Passou também no canal aberto dublado.

Apesar de ler e assistir a muitos documentários sobre a Segunda Guerra continuo ficando chocada. Ser diplomata em um determinado momento não valia muita coisa.

E que mulher corajosa! O que ela fez foi extraordinário.

Adorei a série!

Passaporte para a liberdade


Drama, Histórico

Título original: Passport to Freedom

Criado por Mário Teixeira

Elenco: Sophie Charlotte, Rodrigo Lombardi, Tarcísio Filho

Nacionalidade Brasil


Sinopse

Em Passaporte para Liberdade, acompanhamos a jornada de Aracy de Oliveira (Sophie Charlotte) e sua relação com o amor de sua vida, o escritor Guimarães Rosa (Rodrigo Lombardi). Apesar de ser pouco conhecida, a brasileira fez história na 2ª guerra mundial ao arriscar a própria vida para ajudar judeus a escaparem do nazismo na Alemanha. Não possuindo qualquer proteção ou imunidade diplomática, Aracy trabalhava no Consulado Brasileiro em Hamburgo, e usou de sua posição para burlar as regras dos governos alemão e brasileiro, emitindo vistos para que judeus pudessem imigrar e sobreviver. Na época, Guimarães Rosa, era cônsul-adjunto na cidade e foi durante esse momento turbulento que se conheceram e se apaixonaram. Aracy recebeu o título de “Justos entre as Nações”, pelo Memorial do Holocausto como reconhecimento aos não judeus que ajudaram a salvar vidas durante a guerra.


Para variar um documentário sobre a Segunda Guerra, dessa vez contando os passos para a vitória.

Uma coisa que me deixa um pouco revoltada é que na maioria dos documentários não fala dos Pracinhas brasileiros ou de qualquer outra ajuda dos países aliados. Gostaria de saber se os países da América Latina participaram do combate.

Segunda Guerra em cores: caminho para a vitória



2021 | 1 temporada | Programas sobre política

Imagens históricas e comentários de especialistas trazem mais detalhes sobre os principais personagens e os momentos decisivos da Segunda Guerra.

Dunquerque 52 min: Em maio de 1940, uma ofensiva alemã encurrala os britânicos no litoral da França. Mas um esforço heroico evacua as tropas e inspira toda uma nação.

Batalha do Atlântico 51 min: No início da guerra, U-boats atacam comboios britânicos. Mas novas tecnologias, muita engenhosidade e um pouco de sorte ajudam os Aliados a virar o jogo em 1943.

Ocupação do Norte da África 51 min:  No final de 1942, os Estados Unidos entram na guerra no norte da África, onde os britânicos estão lutando contra os alemães e os italianos pelo controle do Canal de Suez.

Batalha de Kursk 52 min: Em 1943, os alemães precisam desesperadamente de uma vitória ao Leste. Um ataque a caminho de Kursk desencadeia com a União Soviética uma batalha monumental de tanques.

Ocupação da Itália 52 min:Na esperança de uma vitória rápida, os exércitos aliados invadem a Itália em setembro de 1943, mas a batalha vira uma campanha sangrenta que dura um mês.

Liberação de Paris 51 min: Em agosto de 1944, grupos de resistência franceses tentam acabar com a ocupação alemã em Paris durante os anos de guerra.

Batalha do Mar das Filipinas 51 min: Em junho de 1944, uma batalha monumental entre porta-aviões americanos e japoneses eclode no Mar das Filipinas.

Iwo Jima 51 min: No início de 1945, fuzileiros navais americanos invadem Iwo Jima e enfrentam uma batalha sanguenta pelo controle da ilha.

Batalha de Berlim 51 min: Em busca de poder no mundo pós-guerra, Stalin engana os Aliados — e os próprios generais — para garantir que o Exército Vermelho tome Berlim em 1945.

Okinawa 51 min: As forças americanas invadem Okinawa em abril de 1945. Após meses de guerra e baixas, Truman é persuadido a lançar a bomba em Hiroshima e Nagasaki.


 

Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca