Um pouco sobre a construção da série The crown. - RENATA FONSECA

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Um pouco sobre a construção da série The crown.

Olá pessoal!


A série The Crown, produzida pela Netflix, é baseada na família real britânica, especialmente centralizada na Rainha Elizabeth II (Claire Foy e Olivia Colman) e conta a história do seu reinado, o mais antigo do país, através das décadas.

Desde primeira temporada amei os figurinos da série The crown. Os figurinos das princesas nas primeiras temporadas são deslumbrantes.

 

Nessa série os figurinos têm um papel importantíssimo como a série mostra fatos verídicos e que foram documentados e visto pelo público.

 

Curiosa que sou fui dar uma pesquisada sobre a construção do figurino de todas as temporadas.


Não só de roupas luxuosas vive a rainha, nos momentos em que a família real e especialmente a rainha está no ambiente doméstico vestia-se mais a vontade suas peças favoritas: capa de chuva, lenço na cabeça e galocha. 



Primeira temporada

Na primeira temporada o figurino foi feito por Michele Clapton, conhecida por Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo (2018), Antes de Dormir (2014) e a série Game of Thrones (2011-2019). A figurinista ainda ganhou um Bafta em 2017 pela série.

A pesquisa de Michele reuniu revistas, anúncios, fotos, vídeos e a moda da época como os designers Christian Dior, Hardy Amies e Norman Hartnell, que desenhou o vestido do casamento real. 

No total foram de 300 a 350 figurinos principais, e sete mil extras entre figurantes e personagens secundários. Durante os 10 episódios, o público vê o estilo de Elizabeth evoluir, já que ela tem que assumir uma posição bem séria. 

A peça mais chamativa e mais cara foi o vestido de seda para o casamento com o príncipe Philip (interpretado por Matt Smith). Na vida real ele foi feito em seis meses pelo costureiro da família real, Norman Hartnell, e a peça foi decorada com 10 mil pérolas importadas dos Estados Unidos e foram bordadas com cristais. 

A produção foi tão intensa que a equipe de figurino teve ajuda de seis bordadeiras e estudantes de moda que trabalharam 10 horas por dia durante seis semanas. O vestido foi tão caro que custou em torno de 120 mil reais. 

Outras partes do figurino que chamam a atenção são o vestido azul que a rainha usou em 1956 no Festival de Edimburgo e o vestido emprestado pela Swarovski para sua coroação. A marca tinha feito a réplica para uma exposição e cedeu para a série.

Para mostrar Elizabeth em um ambiente dominado por homens e um mundo cercado por transformações históricas, políticas e culturais, Michele deixa o visual da personagem mais sério, frio, para que seu lado sentimental fique submerso. Ela opta por um uniforme equivalente aos ternos masculinos, que funcionava como uma armadura, permitindo que se escondesse por trás de vestidos formais.

A princesa Margareth, também protagoniza looks memoráveis. Como a irmã mais velha foi quem ficou com o trono, ela carrega um ar mais relaxado e tem uma personalidade livre e atrevida, características que são vistas em seu guarda-roupa, cheio de vestidos em cores claras e de decotes tomara que caia.

Segunda temporada

Na segunda temporada, a figurinista britânica Jane Petrie assume a responsabilidade de mostrar a nova fase das personagens. A vencedora do Emmy em 2018 pela segunda temporada de The Crown, já trabalhou no seriado Black Mirror e no filme As Sufragistas.  

pré-produção levou cerca 20 semanas e foram 7 e 8 meses de gravação com mais de 500 figurinos no total. A cena com mais figurinos foi a funeral de Cecile, irmã do Príncipe Philip, onde os 500 figurantes estavam vestidos com uniforme do exército e ainda mais 100 civis.

pesquisa de Jane reuniu sites, revistas, documentários e notícias. A equipe de figurino fez quase todas as peças, por exceção de alguns vestidos que a Rainha usou. Os sapatos, chapéus e acessórios eram originais da época. Por isso a figurinista disse que foi uma dor de cabeça encontrar os sapatos em bom estado, nas quantidades certas e no tamanho do elenco feminino, porque antigamente as mulheres tinham pés menores. 

A história se passa entre os anos de 1956 e 1964, quando a Rainha Elizabeth engravida dos dois filhos (Charles e Anne). É o momento em que suas responsabilidades aumentam e a Rainha vai aos poucos deixando de usar suas roupas básicas, como o cardigã, e começa a usar roupas mais sérias para reuniões junto ao marido. 

A intenção da figurinista era mostrar que enquanto a irmã Margaret estava conhecendo o mundo fora da vida real, Elizabeth estava cada vez mais dedicada à monarquia e se afastando do mundo fora do palácio.

Margaret sempre foi mais aventureira e nessa temporada a figurinista quis que ela continuasse com seu senso de moda, mas numa versão mais boêmia como reflexo de seu tédio com a vida de princesa e cada vez querendo ficar mais tempo com noivo Tony. 

Um dos truques do figurino foi na cena da sessão fotográfica do aniversário de 29 anos da princesa. Na vida real a foto ficou famosa por ter sido tirada sem roupa, mas na série eles fizeram diferente, usando um vestido de um ombro só, que pudesse ser abaixado para deixar o colo a mostra e dar a impressão de nudez. 

Assim como na primeira temporada, outro casamento estava chegando da princesa Margaret e a tarefa foi ainda maior. A figurinista disse que ela leu o roteiro e tinha uma fotografia da família real para se inspirar. A dificuldade era fazer a roupa de todos os membros, não só a noiva, e tudo tinham que ficar super parecido. 

“Quando você olha para as fotos do vestido, você vê como as camadas de organza se comportam, elas se mantêm no formato de um jeito leve, arredondado, como se fosse uma nuvem. Foi difícil achar a quantidade certa de tecido para ficar no formato certo. O desafio foi apenas de encontrar o tecido certo”, comenta a figurinista sobre o vestido de Margaret. 

No episódio oito, a Rainha Elizabeth se encontra com o presidente Kennedy e sua esposa Jackie. A figurinista fez uma releitura dos vestidos usados por ambas e deixou Jackie em uma versão tomara-que-caia e com Elizabeth usou

Na terceira e quarta temporada a figurinista é Amy Roberts.

Terceira temporada

Mais uma vez fotografias serviram de referência para a confecção do figurino. Para esse projeto específico, [a questão principal] foi a cor.

Para a Rainha foi mantido uma cartela bem centrada nos tons pastéis. Para Margaret, ligeiramente mais escuro, um pouco mais ela mesma. E para a Princesa Anne, parte jovem e moderna da realeza, introduzimos ideias bem interessantes e minissaias, mas à moda da realeza.

Quarta temporada

Na quarta temporada o foco são os figurinos da princesa Daiana, depois que entra para família real tem looks belíssimos.

 

Tamanha popularidade de Diana foi um dos desafios para a figurinista britânica Amy Roberts, responsável pelos visuais de "The Crown" e vencedora do Emmy por seu trabalho.

 

Amy Roberts e sua equipe criaram mais de 80 peças únicas para o visual de Diana ao longo dos dez episódios em que ela estará presente.

As inspirações e referências, tiradas de vídeos, livros e revistas, ficaram expostas em um grande painel instalado no ateliê da produção. Foi a partir dele que todos envolvidos puderam absorver todos os detalhes das peças, a fim de recriá-las junto à história contada no roteiro original.

Cada personagem tem sua jornada criada a partir de uma linha temporal feita com imagens.

Para a figurinista, no caso de Diana, as roupas usadas por Emma na trama são, antes de qualquer coisa, uma forma de narrar a sua inserção como membro da família real.

Ao longo dos episódios, o desabrochar do estilo de Diana acontecerá por meio de pequenos passos, que preparam o território para o que está por vir a seguir, em que poderemos vê-la abraçando uma personalidade mais forte e popular.

Criado pelos estilistas David e Elizabeth Emanuel, o vestido de noiva de Lady Di foi uma confecção de tafetá de seda marfim e rendas antigas com 10.mil pérolas, uma cauda de 7,6 metros e véu de chiffon de renda.

 

A peça era tão grande que foi esmagada na carruagem de vidro que deixou a noiva em frente à Catedral.

 

Para Amy, recriá-lo foi um dos maiores desafios nessa quarta temporada, por ser a principal imagem da princesa gravada na memória popular — além, é claro, das grandes medidas da cauda e das pérolas.

 

Nós contamos com a ajuda dos Emanuel, que nos agraciaram com cópias do desenho original do vestido. O vestido passou por seis ajustes no corpo de Emma Corrin para que ficasse perfeito, assim como idealizado, até a gravação da cena.

Em uma das últimas cenas da série, os telespectadores de "The Crown" verão Diana usando um vestido preto.

A cor não é permitida para o uso de membros da família real no dia a dia, sendo reservado apenas para o luto. Inclusive, todo membro da família real sempre deve levar roupas pretas quando viaja, para alguma emergência, evitando contratempos, como quando aconteceu com a rainha Elizabeth quando seu pai morreu.

Quanto questionada se a peça seria uma referência para o famoso "vestido da vingança", usado pela princesa após as notícias sobre a traição de Charles, Amy pontua que a peça em questão não é retratada nessa temporada, no entanto, a aparição de Lady Di com outro vestido na mesma cor teve como intuito estabelecer um "manifesto".

https://www.uol.com.br/nossa/reportagens-especiais/the-crown-figurinista-revela-desafios-de-criar-vestido-de-noiva-da-diana/#page11

https://alicealves.com.br/blog/curiosidades/o-figurino-milionario-de-the-crown


https://storia.me/pt/@StreetStylePOA

https://vogue.globo.com/lifestyle/cultura/noticia/2019/11/crown-terceira-temporada-chega-neste-domingo-e-vogue-tem-acesso-entrevista-exclusiva-com-figurinista.html

 




 

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