Luvas! - RENATA FONSECA

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Luvas!

Olá pessoal!

Mais uma peça do vestuário que sempre tive vontade de usar principalmente quando assisto filmes, novelas e seriados de época. Brincava com as luvas de frio de pelica e me sentia na década de 50. Rs....


Segundo registros históricos, os povos antigos foram os primeiros a fazer da luva um acessório, eles utilizavam as luvas na construção e na lavoura, por volta de 1500 a.C.

“Na tumba do rei Tutancâmon, arqueólogos recuperaram um par de macias luvas de linho, embrulhado por camadas de tecidos, e uma luva avulsa, em tapeçaria, feita com linhas coloridas. Os cordões em volta dos punhos das luvas indicavam que eram amarradas no pulso.” 

A luva foi uma vestimenta inventada para as mãos. Frequentemente é usada para proteger do frio, para proteger a mão de ferimentos, para a prática de diversos esportes, em ambiente hospitalar, e como acessório de moda, especialmente feminino. Por volta de 1920 as luvas surgem nos Estados Unidos e são popularizadas na Grã-Bretanha por Henry Cotton. Com forma fina permitia a sensibilidade das mãos durante os movimentos também no esporte, alguns jogadores chegam a usar luvas nas duas mãos, mas o usual é o destro usar luva na mão esquerda e o canhoto, na mão direita. Na década de 30 Jean Patou e a italiana Schiaparelli são nomes de destaque, responsáveis por um pequeno alongamento da saias (agora, elas cobrem totalmente os joelhos) e pela criação dos vestidos colados ao corpo graças ao cinema, classes sociais não dispensam o uso de luvas e carteiras. 

O uso das luvas torna – se mais comum e elegante vários estilistas adaptam o estilo das luvas as estrelas tornando o acessório popular. A tendência “retrô” virou moda, inspirou e continua inspirando estilistas e criadores nas coleções das últimas temporadas. Ousadia.

Fonte: http://pt.shvoong.com/books/1724477-hist%C3%B3ria-das-luvas/#ixzz2RFeExkT4
http://pt.shvoong.com/books/1724477-hist%C3%B3ria-das-luvas/

Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca