Olá pessoal!
O post de hoje é para
esclarecer sobre as profissões de moda. Chris Corcino fez um post sobre
as profissões e achei bem interessante por isso resolvi compartilhar. Ela
ministra cursos muito legais, infelizmente dos últimos não pude participar.
As profissões:
Assessoria de Imprensa
É fundamental para disseminar informações sobre marcas, grandes
empresas, profissionais de moda, eventos importantes como lançamentos de
coleção.
A principal função é conceituar as informações vividas por ela em
determinado evento ou passadas pelo contratante.
Formação: Jornalismo ou
Moda. Neste ultimo, é importante especializar-se em Jornalismo de Moda ou
Assessoria de Imprensa.
Blogueiro de Moda
No Brasil, bem como em outros países, existem pessoas que fazem renda
mantendo Blogs de Moda. Mas não pense que colocar a cor do esmalte, o look do
dia, os achadinhos de loja de departamento e fazer dele um diário de imagens
pessoal vai gerar lucros.
Colocar a marca "X" no blog em troca de produtos para sorteio
é uma fórmula "batida" e não gera renda.
Seu blog somente chamará atenção de possíveis "patrocinadores"
se tiver um foco. O português deve ser correto, é fundamental ler muito e saber
um mínimo sobre moda de maneira que tenha uma opinião a defender. Por exemplo,
indicar que neon é lindo e que é a peça do verão do tipo
"tem que ter" não concordando com essa informação e sem saber quem
pode e onde de fato o tal "neon" deve ser usado, acaba
colocando seu conhecimento em risco. Opinião pessoal é uma coisa,
disseminar informação correta é outra!
Busque sempre fontes reais e confiáveis para transmitir um conteúdo rico
e com versões verídicas.
Formação: Não existe curso de
formação pois blogueiro não é uma profissão reconhecida. Recentemente a Faculdade Farias Brito em
Fortaleza/Ce, lançou um Curso de Blogs de Moda mas por falta
de quorum o curso não foi adiante.
Consultor de Negócios de Moda
A função principal é orientar empresários com informações que vão desde
a criação da empresa até o planejamento de coleções.
O Consultor também participa do treinamento de equipes de vendas e
planeja juntamente com o setor de compras, os produtos mais adequados para o
perfil do público a ser atingido.
Formação: Moda e
especialização em compras e negócios.
Comprador de Varejo
O papel do Comprador de Varejo é focar na qualidade e capacidade de
venda de determinados produtos, aliados ao perfil do cliente e tendências de
moda.
Essa função pode ser realizada em lojas privadas, lojas de varejo e
outros.
Formação: Administração,
Moda, Marketing, Marketing de Varejo.
Consultor de Imagem
Ser Consultor requer conhecimento e muito estudo sobre o tema Imagem
Pessoal. Estudo do corpo, cores, rosto, moda, dress-code, etiqueta,
boas maneiras e aliado a tudo isso, um bom network.Ter bons amigos
e parceiros certamente o ajudará muito no caminho a ser trilhado.
Entender o cliente e seus objetivos é muito importante na definição da
imagem ideal e planejada. Por essa razão, conhecimento e experiência contribuem
muito. Ter fieling também é importante.
O Consultor de Imagem deve ter como parceiros, profissionais sérios e
capacitados como: Um bom cabeleireiro, maquiador, um nutricionista,
dermatologista, uma costureira entre outros. Aliados ao seu trabalho, estes
profissionais preenchem um leque de serviços completos para seu cliente. E para
finalizar, pesquisas de campo em lojas de shopping e de rua, o ajudam a
identificar o mercado de cada produto oferecido. Cliente sempre liga querendo
saber onde comprar isso ou aquilo!
O trabalho pode ser feito para pessoas físicas, corporações e pessoas
públicas.
Formação: Não existem
faculdades com curso de graduação em Consultoria de Imagem. Mas,
diversas escolas especializadas em moda oferecem cursos técnicos de
formação.
Designer de Produto
Para atuar no desenvolvimento de produto é importante ter conhecimentos
de Marketing e claro, de Design.
O foco é criar o desejo de consumo nos consumidores através do produto
criado.
O Marketing é parte integrante do conhecimento, pois faz-se necessário
para o estudo do consumidor e é nesse momento onde se discute se o produto será
lançado ao mercado ou não.
Formação: Designer com
especialização em produtos. Marketing.
Editor de Moda
Seu papel é escrever e bem! A função está ligada a matérias, editoriais
e reportagens de moda.
O editor precisa de uma equipe com ideias alinhadas às suas para que
juntos possam desenvolver um bom trabalho.
As grandes revistas especializadas tem editores e esta é, sem dúvida,
uma profissão desejada e muito concorrida. Editores de grandes publicações tem
acesso a desfiles e lançamentos de coleções nacionais e internacionais.
Formação: Jornalista de
Moda.
Créditos
Adorei o post, bem esclarecedor! :]
ResponderExcluirBeijos, Deni
vivendosemprada.blogspot.com.br
Obrigada Denise!
ResponderExcluirSe tiver oportunidade faça um curso com a Cris. É bem legal!
Bjs