Profissões de Moda - RENATA FONSECA

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Profissões de Moda

Olá pessoal!

O post de hoje é para esclarecer sobre as profissões de moda.  Chris Corcino fez um post sobre as profissões e achei bem interessante por isso resolvi compartilhar.  Ela ministra cursos muito legais, infelizmente dos últimos não pude participar.
As profissões:

 Assessoria de Imprensa

É fundamental para disseminar informações sobre marcas, grandes empresas, profissionais de moda, eventos importantes como lançamentos de coleção.

A principal função é conceituar as informações vividas por ela em determinado evento ou passadas pelo contratante. 

Formação: Jornalismo ou Moda. Neste ultimo, é importante especializar-se em Jornalismo de Moda ou Assessoria de Imprensa. 

Blogueiro de Moda

No Brasil, bem como em outros países, existem pessoas que fazem renda mantendo Blogs de Moda. Mas não pense que colocar a cor do esmalte, o look do dia, os achadinhos de loja de departamento e fazer dele um diário de imagens pessoal vai gerar lucros. 

Colocar a marca "X" no blog em troca de produtos para sorteio é uma fórmula "batida" e não gera renda.

Seu blog somente chamará atenção de possíveis "patrocinadores" se tiver um foco. O português deve ser correto, é fundamental ler muito e saber um mínimo sobre moda de maneira que tenha uma opinião a defender. Por exemplo, indicar que neon é lindo e que é a peça do verão do tipo "tem que ter" não concordando com essa informação e sem saber quem pode e onde de fato o tal "neon" deve ser usado, acaba colocando seu conhecimento em risco. Opinião pessoal é uma coisa, disseminar informação correta é outra!

Busque sempre fontes reais e confiáveis para transmitir um conteúdo rico e com versões verídicas.

Formação: Não existe curso de formação pois blogueiro não é uma profissão reconhecida. Recentemente a Faculdade Farias Brito em Fortaleza/Ce, lançou um Curso de Blogs de Moda mas por falta de quorum o curso não foi adiante. 

Consultor de Negócios de Moda

A função principal é orientar empresários com informações que vão desde a criação da empresa até o planejamento de coleções.

O  Consultor também participa do treinamento de equipes de vendas e planeja juntamente com o setor de compras, os produtos mais adequados para o perfil do público a ser atingido.

Formação: Moda e especialização em compras e negócios.

Comprador de Varejo

O papel do Comprador de Varejo é focar na qualidade e capacidade de venda de determinados produtos, aliados ao perfil do cliente e tendências de moda.

Essa função pode ser realizada em lojas privadas, lojas de varejo e outros.

Formação: Administração, Moda, Marketing, Marketing de Varejo.

Consultor de Imagem

Ser Consultor requer conhecimento e muito estudo sobre o tema Imagem Pessoal. Estudo do corpo, cores, rosto, moda, dress-code, etiqueta, boas maneiras e aliado a tudo isso, um bom network.Ter bons amigos e parceiros certamente o ajudará muito no caminho a ser trilhado.

Entender o cliente e seus objetivos é muito importante na definição da imagem ideal e planejada. Por essa razão, conhecimento e experiência contribuem muito. Ter fieling também é importante.

O Consultor de Imagem deve ter como parceiros, profissionais sérios e capacitados como: Um bom cabeleireiro, maquiador, um nutricionista, dermatologista, uma costureira entre outros. Aliados ao seu trabalho, estes profissionais preenchem um leque de serviços completos para seu cliente. E para finalizar, pesquisas de campo em lojas de shopping e de rua, o ajudam a identificar o mercado de cada produto oferecido. Cliente sempre liga querendo saber onde comprar isso ou aquilo!

O trabalho pode ser feito para pessoas físicas, corporações e pessoas públicas. 

Formação: Não existem faculdades com curso de graduação em Consultoria de Imagem. Mas, diversas escolas especializadas em moda oferecem cursos técnicos de formação. 

Designer de Produto 

Para atuar no desenvolvimento de produto é importante ter conhecimentos de Marketing e claro, de Design. 

O foco é criar o desejo de consumo nos consumidores através do produto criado.
O Marketing é parte integrante do conhecimento, pois faz-se necessário para o estudo do consumidor e é nesse momento onde se discute se o produto será lançado ao mercado ou não.

Formação: Designer com especialização em produtos. Marketing.

Editor de Moda

Seu papel é escrever e bem! A função está ligada a matérias, editoriais e reportagens de moda.

O editor precisa de uma equipe com ideias alinhadas às suas para que juntos possam desenvolver um bom trabalho. 

As grandes revistas especializadas tem editores e esta é, sem dúvida, uma profissão desejada e muito concorrida. Editores de grandes publicações tem acesso a desfiles e lançamentos de coleções nacionais e internacionais.

Formação: Jornalista de Moda.

Créditos

 

2 comentários:

  1. Adorei o post, bem esclarecedor! :]

    Beijos, Deni
    vivendosemprada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Denise!

    Se tiver oportunidade faça um curso com a Cris. É bem legal!
    Bjs

    ResponderExcluir

@renatafashionfonseca