Mulher na história: Iris Apfel. - RENATA FONSECA

quarta-feira, 3 de abril de 2024

Mulher na história: Iris Apfel.

Olá pessoal!

Esse perdemos um grande ícone da moda Iris Apfel.  Viveu 103 anos de uma vida incrível, mostrou para o mundo que pessoas idosas podem ter uma vida ativa.

Nunca tinha feito uma pesquisa sobre ela embora sempre tenha acompanho sua história.

No Netflix tem um documentário muito bacana Iris, Uma Vida de Estilo.




Sobre Iris.

Iris Apfel (Nova Iorque, 29 de agosto de 1921 — Palm Beach, 1 de março de 2024) foi uma empresária, designer de interiores e ícone da moda estadunidense. Em 2014, estreiou no Festival de Cinema de Nova Iorque o documentário Iris, dirigido por Albert Maysles.

Foi a única filha de Sadye e Samuel Barrel, ambos judeus. Samuel trabalhava na área de joalheria, enquanto sua mãe, Sadye, possuía uma boutique de roupas femininas.

Iris estudou história da arte na Universidade de Nova Iorque e frequentou a Escola de Arte da Universidade do Wisconsin-Madison.

Ela também foi uma das primeiras mulheres a usar calças jeans no início da década de 40 — isso quando ainda nem existiam opções femininas. De acordo com ela, sua escolha de usar peças do vestuário masculino era uma declaração de direitos femininos, e uma afirmação de moda.

No começo de sua carreira trabalhou no Women’s Wear Daily, um jornal comercial da indústria da moda. Trabalhou com o decorador de interiores Elinor Johnson e como assistente para o ilustrador Robert Goodman.

Casou-se com Carl Apfel em 22 de fevereiro de 1948. Eles se conheceram quando se hospedaram em um mesmo hotel no ano de 1947 e não demorou muito mais que alguns meses para que Apfel subisse ao altar e dissesse sim, detalhe, usando um vestido de renda rosa e sapatos combinando.

Dois anos depois lançaram juntos a tecelagem Old World Weavers, empresa que administraram até 1992 quando decidiram se aposentar. De 1950 a 1992 liderou uma série de projetos de decoração e restauro, inclusive trabalhando na Casa Branca durante nove mandatos diferentes: Truman, Eisenhower, Kennedy, Johnson, Nixon, Ford, Carter, Reagan e Clinton.

Enquanto tocavam seus negócios na indústria têxtil Iris e Carl viajaram o mundo todo em busca de inspirações, matérias primas e técnicas artesanais. Ao longo dessas viagens adquiriam roupas especiais e artesanais, em especial em viagens ao Oriente, e as revendiam para clientes importantes como celebridades da televisão e moda.

Carl faleceu aos 100 anos em 2015.

Em 2018 a Mattel criou uma Barbie Iris Apfel e fez questão de vesti-la com seu tradicional terninho verde da Gucci.

Aos 97 anos, ela assinou um contrato de modelo com a agência IMG Models foi a mulher mais velha do mundo a estampar uma capa de revista de moda. Iris já esteve presente em muitas campanhas publicitárias, como MAC Cosmetics e Kate Spade. Além disso, a empresária lançou uma linha de óculos com a Zenni Eyewear.

Quando completou 98 anos, contou sua história através do livro “Iris Apfel: Accidental Icon”. Ela também foi escritora e conta com 4 livros publicados. Em agosto de 2021, ela ganhou o prêmio Andrée Putman Lifetime Achievement Award, que celebra e reconhece a visão singular da carreira de Apfel.

Em setembro de 2005 foi inaugurada no Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, uma exposição sobre o estilo de Iris cujo título foi Rara Avis (Pássaro raro): A irreverência de Iris Apfel. A exposição, cuja curadoria ficou a cargo de Stéphane Houy-Towner, foi um enorme sucesso e posteriormente foi montada em outros museus dedicados à arte ao redor dos Estados Unidos.

Apfel morreu em 1 de março de 2024, aos 102 anos, em Palm Beach.

Fontes

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Iris_Apfel

 

https://stealthelook.com.br/iris-apfel-o-que-voce-precisa-saber-sobre-esse-icone-de-estilo/


Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca