Figurino da novela Lado a Lado. - RENATA FONSECA

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Figurino da novela Lado a Lado.

Olá pessoal!

Como já disse várias vezes por aqui amo figurinos das novelas! E logo que vi o anúncio da novela Lado a Lado fiquei encantada com o pouco que vi. Quando a novela começou e comecei assistir aos primeiros capítulos fiquei apaixonada pelo figurino!

Fui dar uma pesquisa de como foi feito o estudo sobre a escolha das roupas, cores e acessórios e claro dividir com vocês!

Um pouco sobre a novela e o figurino:

Como a época retratada é a Belle Époque, há todo um trabalho em busca de figuras etéreas, praticamente saídas de pinturas de Boldini e Renoir. É possível ver a diferença dos dois mundos que serão retratados na novela: ricos e pobres, brancos e negros. Outro ponto a ressaltar é a delicadeza de cada detalhe, principalmente nos acessórios.  Todos são criados dentro de um ateliê no Projac incluindo sapatos e roupas.

A novela aborda assuntos como o começo da república, as mulheres modernas da época, a pós-libertação dos escravos, o início das favelas entre outros temas da época. O figurino é dividido em dois núcleos o Pobre e o Rico. As roupas da alta classe da novela são repletas de cores pastel, aplicações de flores, plumas, muito bordado, muita renda, chapéus muito enfeitados e nos pés botinhas. Já no núcleo pobre os tecidos são mais simples com aparência gasta, decotes mais ousados e na maioria das vezes pés descalços.  No figurino masculino as tendências vinham da Inglaterra e mesmo com o forte calor do Rio os homens usavam chapéus, suspensório e até ternos de lã.


Entre as personagens destacam-se Constância (Patrícia Pillar) que terá em seu figurino peças muito luxuosas repletas de flores e bordados muita renda, transparência, e tons claros como o branco e o lavanda.

Laura (Marjorie Estiano) é uma moça a frente do seu tempo, em seu figurino a uma inserção de elementos do armário masculino como gravatas, cintos de couro, coletes e casacos escuros.

Isabel (Camila Pitanga) seu figurino é composto por cores sóbrias, às peças procuram imitar as roupas da nobreza, porem em tecidos menos nobres e sem muitos detalhes de acabamento.

Na nova fase da novela o figurino tem algumas mudanças de acordo com as mudanças SOS personagens.

Fotos da mudança do figurino aqui

E junto com a novidade tecnológica, veio a mudança de visual e estilo dos personagens.

Carlota: a viúva Carlota abandonou o luto para ganhar um novo look

Isabel: Depois de seis anos, Isabel voltou da Europa rica e com o visual totalmente repaginado. Inspirada nos desenhos de Mucha, em balés russos e no orientalismo, a dançarina vem arrasando com seu look. 

Cosntância: com o passar do tempo, a ex-baronesa está mais decotada e com menos cachos no cabelo. 
Laura: a fragilidade de Laura está cada vez mais dando lugar à força e determinação. E é claro que o visual da moça acompanhou essa mudança. Liberdade e simplicidade compõem o novo look de Laura, que deu asas à própria independência.

Site da novela:  http://tvg.globo.com/novelas/lado-a-lado/index.html

Assista a um vídeo com detalhes sobre o figurino aqui

Créditos




http://tvg.globo.com/novelas/lado-a-lado/Fotos/fotos/2012/11/confira-mudancas-dos-personagens-de-lado-lado-de-1904-para-1910.html#F111627

Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca