Sobre as faculdades de moda em Salvador - RENATA FONSECA

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Sobre as faculdades de moda em Salvador

Olá pessoal!!!

Essa semana soube que a única faculdade de salvador que oferece o curso de bacharelado em moda extinguiu o curso. Aqui em Salvador tem outros 2 cursos de moda, mas são tecnológicos. Sempre gostei de moda e não fiz o curso porque diziam que tinha que saber desenhar, coisa que eu realmente não sei fazer.  Então resolvi fazer cursos e percebi que aqui em Salvador é muito fraco nessa área, poucos cursos os eventos de moda não veem pra cá, não tem palestra de grandes nomes da moda brasileira. Ou seja, pra variar estamos ficando para trás.
Em um grupo de moda do Face Book perguntei se era verdade que o curso da Faculdade da Cidade foi extinto um dos comentários foi da Nathália que estudou na faculdade e fez digamos um desabafo sobre o que passou no curso.
Em seguida o texto na íntegra!

Bahia sem bacharelado em Design de Moda

Em um grupo de moda que participo o assunto já findado (pra mim que sou ex-aluna) voltou à tona e resolvi, depois de quase um ano de indignação, escrever sobre o assunto. 

Bacharelado em Design de Moda da Faculdade da Cidade do Salvador foi extinto no final de 2011, eu estava no segundo semestre (2011.2) quando a minha turma foi cancela porque "a Faculdade não tinha como arcar com essa última turma" (palavras da então diretora da FCS, em reunião com a turma para o anúncio da extinção do curso), quem estava no terceiro semestre em diante pode continuar.
Foi um absurdo sem tamanho e ainda me vi de mãos atadas, pois processar não adiantaria visto que o grupo FTC (o qual a instituição pertence) não paga suas dividas e seus processos. O curso já estava caindo muito na qualidade, por motivos inexplicáveis a evasão dos estudante era enorme (talvez pela localização ou falta de comprometimento já que o curso era mais longo que o tecnólogo das outras faculdades e a mensalidade que era mais alta que nas concorrentes, mesmo o público alvo da faculdade sendo o de renda mais baixa) e isso defasava o curso, até que ficou insustentável. Os professores estavam sem receber, por tanto não davam todas as aulas, faltava laboratórios, equipamentos e compromisso da instituição com o curso, que por não ser tão rentável quanto os outros foi abandonado as moscas - literalmente!

Vale ressaltar que a faculdade era conhecida justamente por esse curso, afinal, os outros cursos (direitopsicologiapublicidadeadministração etc.) são comuns a várias outras instituições de ensino. O cancelamento de uma turma em curso é a demonstração de uma desorganização indiscutível e da falta de respeito com os discentes e docentes (que não posso  deixar de registrar, eram excelentes) imensurável. Tentativas inúteis para resolver o problema foram apresentadas, houve troca de coordenador de curso (que também não recebeu salário...), possíveis mudanças na grade de disciplinas (que era a melhor dentre as faculdades que ofereciam o curso), tudo não passou de enrolação para os poucos alunos da turma continuarem pagando a mensalidade até o final do ano.
Infelizmente, por conta do fechamento, não há mais nenhum bacharelado na área de moda no estado, o que faz a Bahia ficar para trás no ramo e muito defasada em relação a estados da própria região que contam, inclusive, com o curso na universidade federal sendo ele um dos melhores do país.

Não sei se é exagero da minha parte, mas esse acontecimento pode ser um reflexo do que acontece com a moda no estado. O setor não tem apoio privado, muito menos público, conta apenas com seus profissionais batalhadores que estão numa situação complicada diante da falta de desenvolvimento do campo na Bahia. 

6 comentários:

  1. Oi Renata,
    Obrigada pelo carinho e pela repostagem do blog.


    P.S: Salvador tem 3 cursos tecnólogos de Design de Moda(Unijorge, Unifacs e o recente da Unime).

    ResponderExcluir
  2. O da UNIME não teve turma não Nathália.

    De nada!É preciso discutir os rumos da moda na Bahia.

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Sério que não teve turma esse semestre?

    ResponderExcluir
  4. Até onde eu sei não teve turma nenhuma. Ju Drummond (vc conhece?) está louca para fazer o curso, mas nunca tem gente suficiente para abrir a turma. Estranho, mas....

    ResponderExcluir
  5. É verdade. eu sou aluna de moda da unime e to ficando decepcionada com o curso... Está seguindo os passos da faculdade da cidade parece! Semestre passado formou turma porém apenas 4 alunas permaneceram no curso, esse semestre não abriram turma. A coordenação é uma bagunça! Apesar da boa infraestrutura, como que o curso se manterá desse jeito?
    Fico muito preocupada com o rumo da moda em salvador. Sai da região metropolitana de São paulo, e vim parar aaqui em salvador entrei no curso que sempre quis fazer para dá nisso...
    Me formo esse ano e nao vejo perspectiva nenhuma de me estabilizar aqui! Vou me formar e fazer o que? Se na Bahia não tá tendo formação de moda direito e sequer mercado para isso?

    ResponderExcluir
  6. Eu também não entendo. Aqui é assim é uma cidade de eterna vocação!

    Bjus

    ResponderExcluir

@renatafashionfonseca