Tipos de renda - RENATA FONSECA

domingo, 15 de julho de 2012

Tipos de renda

Olá pessoal!!
Eu amo renda! Eu busquei mais informações sobre esse tecido para dividir com vocês.
A renda é um tecido transparente de malha aberta, fina e delicada, que forma desenhos variados com entrelaçamentos de fiosde linhosedaalgodão ou até mesmo de ouro.

Antes do século XIX ela costumava ser produzida em fios de linho, mas o algodão tornou-se mais comum. A renda feita à máquina surgiu no final do século XVIII, embora não fosse patenteada até meados do século XIX. A popularidade da renda caiu no final do século XIX e início do século XX. Desde essa época, raramente é usada e ficou associada à confecção de lingeries.
A renda nunca desapareceu por completo da moda, pois nos vestidos de noivas e debutantes ela sempre aparece. A alta-costura francesa também não dispensa o uso de uma bela renda.

Na sua maioria, as rendas compõem-se de dois elementos:
O desenho ou motivo;
      O fundo, que mantém o desenho unido.
São dois os principais tipos de renda: a renda de bilros e a renda de agulha. Entre outros tipos, incluem-se o crochê (executado com uma agulha) e o frivolité, preparado com naveta, uma espécie de lançadeira, que forma nós com as linhas.

Tipos renda

- Renda de bilro



Associa-se a renda de bilros aos flamengos da Bélgica e dos Países Baixos, embora seja também executada na Itália, na França, na Inglaterra, em Portugal e no Nordeste do Brasil, onde é conhecida como renda do norte, renda do Ceará ou renda da terra.
O seu desenho é executado sobre uma almofada. O rendeiro fixa pequenas cavilhas na almofada ao longo das linhas do desenho e trabalha com muitos bilros (pequenos fusos de madeira furados), por onde passam os fios. Quando a renda está pronta, o rendeiro retira as cavilhas e a renda da almofada.

- Renda Filé

Esse tipo de renda francesa – filet – é tramada com agulha e linha. Considerada a versão feminina das redes de pesca feita pelos homens, é muito usada em xales, saídas de praia e lenços. Tem seus espaços vazados preenchidos por desenhos diversos.

- Renda Guipure 
Renda de linho ou seda, de malhas largas com motivos em relevo bem destacados, tem a aparência um pouco mais grossa que as outras. Os motivos formam arabescos e são aplicados nos contornos dos desenhos que ficam nos fundos vazados da renda.

 - Renda Labirinto ou Crivo

É um trabalho de desgaste no tecido, removendo uma certa quantidade de fios e formando uma grade cujos espaços são preenchidos com desenhos a partir de um trabalho com agulha e linha. O processo de confecção tem seis etapas: escolher o tecido e tirar a metragem; riscar o desenho; desfiar o tecido; fazer o enchimento; torcer e perfilar.

Renda Renascença

Tipo de renda artesanal, feita a partir de um desenho riscado em papel manteiga, fixado em almofada e executada com agulha comum, utilizando linha e lacê (fita de algodão que une as tramas). As peças demoram de algumas semanas a um ano para ficar pronto, dependendo do tamanho.
Veio para o Brasil com os portugueses e foi ensinada em Pernambuco nos conventos e colégios internos. A renda renascença chegou à Poção (Pernambuco) na década de 30, pelas mãos de uma senhora famosa na cidade, Maria Pastora.
Poção (Pernambuco) é o maior produtor de renda renascença do Brasil.[2] Hoje o Brasil exporta renda para sete países da América, Europa e Ásia.

Renda Richelieu 


Lembra um crochê bem fininho. É formada em uma tela e tem tramas arredondadas e desenhos delicados.
Renda de agulha
O fundo, para a renda de agulha, pode ser de tela aberta ou de filetes ligados. Os rendeiros desenham o motivo em papel-pergaminho e fixam-no num fundo de linho encorpado. A renda é executada preenchendo o desenho com pontos caseados. O desenho pode ser preparado separadamente e o fundo acrescentado depois.
Saiba mais:
- Renda e bordado são trabalhos diferentes. Os desenhos da renda são tramados com seus próprios fios, em quanto o bordado é um detalhe feito sobre um tecido.
- As principais técnicas de trama são a de agulha e a de bilro (que lembra a passamanaria).
- Em alguns tipos de renda há um fio que contorna os desenhos formando um relevo. Quando é fino, esse fio se chama racine, quando maior, se chama cordonê.
- O fio com o qual é feita a renda define seu status. Ela pode ser feita de ouro, seda, linho, algodão, lã ou mesmo de tecido sintético.

Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca