Revista História Ativa sobre o consumo do luxo - RENATA FONSECA

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Revista História Ativa sobre o consumo do luxo



Oi pessoas!

Sempre tive curiosidade de saber mais sobre as grandes marcas de luxo. Indo para a academia me deparei com uma edição especial da revista Historia Ativa, cuja capa era Coco Chanel e falava justamente um pouco sobre como começou a história das marcas mais importante na CRISTALEIRA E OURIVESARIA, GASTRONOMIA, PALÁCIOS E MOBILIÁRIO, ALTA-COSTURA.

Abaixo sumário da revista.

Vale muito apena a leitura!

Um pouco sobre esse número da revista.


O filósofo e escritor Voltaire (1694-1778) costumava dizer que o luxo é o único supérfluo absolutamente necessário. É isso e mais: o luxo contou a história do poder e dos poderosos desde a Antiguidade, fez parte da lógica da paz e da guerra, alimentou governos e fomentou revoluções, marcou costumes de cada tempo, definiu classes e castas, promoveu artistas e negócios, abriu rotas que tornaram o mundo menor e mais conhecido. Descubra onde estão as raízes do atual conceito de altíssimo padrão e de distinção de grupos socioeconômicos, e como surgiram as peças que hoje enchem de esplendor os melhores museus do mundo.

SUMÁRIOCRISTALEIRA E OURIVESARIA


Baccarat - Patrimônio de Vidro
Em 1764 foi criada a manufatura Baccarat. A casa fornecia vasos, lustres e candelabros à corte francesa. Em pouco tempo, marajás, sultões e imperadores de lugares longínquos se tornaram clientes habituais.Dinglinger - O maior de todos os ourives Augusto II, rei da Polônia, não resistia à beleza, "fraqueza" da qual o joalheiro Dinglinger se valeu, colocando sob seus olhos a maquete de uma corte da Índia, obra-prima com mais de mil pedras preciosas.Fabergé - Os ovos da czarina. Alexandre III ofereceu à esposa, na Páscoa de 1885, um pequeno tesouro em forma de ovo, assinado por Fabergé. Foi o começo de uma série de 57 peças similares, só interrompida pela revolução de 1917.


RELOJOARIA E JOALHERIA


Breguet - O relojoeiro e sua peça fundadora
Em 1810, Abraham-Louis Breguet criou para a rainha de Nápoles o primeiro relógio com pulseira conjugada da história. Desde 1855, não há vestígio dele. Restou o sonho de uma joia complexa e perfeita.


Mellerio - O joalheiro de Maria Antonieta
Maria Antonieta adquiriu na década de 1780 um misterioso bracelete. Formado por sete camafeus ligados po uma armação de rubis, sabe-se que foi feito por Mellerio, um artista, mais que um joalheiro.


Cartier - Talento a serviço de um marajá
Fascinados pela Índia, os irmãos Cartier criaram, em 1928, um colar magnífico para o marajá Bhupindar Singh. A joia desapareceu depois da independência da Índia, mas uma réplica fascina colecionadores.

GASTRONOMIA

La Tour D'Argent - O banquete de Hirohito


O então herdeiro do trono do Japão descobriu em 1921 uma iguaria de paladar perfeito em Paris. Seria a receita uma espécie de arte?


Bollinger - O champanhe de Buckingham
As garrafas da marca seduziram o mundo bem antes de alguém falar em globalização. O futuro rei Eduardo VII introduziu a moda do champanhe brut na Inglaterra.


PALÁCIOS E MOBILIÁRIO
Ritz - O arquétipo do classissismo triunfante
César Ritz tinha uma divisa: "O melhor jamais é demasiado". Seu luxuoso hotel foi instalado na histórica praça Vendrôme, símbolo da arquitetura triunfante e da grandeza do tempo de Luís XIV.


Zhang-Laffitte - Recanto francês na China
São 24 mil metros quadrados de edificações em 300 hectares de terreno. Eis o castelo-hotel chinês inspirado no Maisons-Laffitte, o Zhang-Laffitte, gêmeo oriental de um patrimônio da França.


Boulle - Móveis exclusivos para o Rei Sol
André-Charles Boulle concebia móveis como obras definitivas. Ele dominava todas as técnicas de seu tempo, e suas marchetarias eram verdadeiras pinturas. Por isso conquistou Luis XIV.


ALTA-COSTURAMaisons - Os donos da moda
Seleção de estilistas reconhecidos pela França como produtores de alta-costura. O fechado clube inclui grandes empresários, que investem pesadamente em roupas e acessórios produzidos em larga escala.


Vuitton - A serviço da mulher independente
Eugénie de Montijo, esposa de Napoleão III, era uma mulher emancipada e viajante. Ela recorreu ao savoir-faire de um maleiro sintonizado com a revolução pela qual passavam os transportes e costumes.


Gucci - A cultuada bolsa de Jackie
Guccio Gucci abriu uma oficina em Florença, em 1921. Mais tarde, Jacqueline Onassis foi fotografada diversas vezes carregando um dos modelos da marca, que se tornou símbolo de modernidade.


Berlutti - O mago dos calçados
Seus produtos estiveram nos pés de Isadora Duncan, Pablo Picasso, Saint-Laurent, Andy Warhol e muitos outros famosos. Mas nasceram antes da era das celebridades. Em 1865, Alessandro Berlutti abriu um negócio na Itália. Depois, ganhou Paris.


Lesage - A casa das bordadeiras
A alta-costura não existiria sem as célebres bordadeiras da Casa Lesage. Hoje, caixas de papelão organizadas por datas, estação e costureiro cobrem, do chão ao teto, as paredes do estabelecimento, com amostras da arte do bordado desde o século XIX. Um tesouro histórico.


ENTREVISTA - Uma embaixadora do luxo
Especialista em arte e literatura, a delegada geral do Comité Colbert, Elisabeth Ponsolle des Portes, fala sobre a indústria que traz divisas para a França e internacionaliza os valores do país.

PONTO FINAL - O luxo no século XXI
O conceito de luxo evolui com o tempo e os valores da sociedade. Hoje, pensadores prestigiados identificam mudanças importantes. Para eles, tempo para si, privacidade, segurança, emoções e sonhos passaram a valer mais que bens materiais.

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