Podcast A Ditadura recontada. - RENATA FONSECA

quarta-feira, 10 de julho de 2024

Podcast A Ditadura recontada.

Olá pessoal!

Estava dando uma olhada no Globoplay e lá no final do app quando aparece os podcasters me deparei com esse. Lógico que como formada em história não poderia deixar de ouvir, até sei pouquíssimo sobre o período da Ditadura.

Excelente!!! Muito bem feito.

Eu ouvi no Spotify.

A Ditadura Recontada

O podcast “A Ditadura Recontada” traz à luz áudios inéditos que recontam os principais momentos e os bastidores da ditadura militar brasileira de uma maneira que jamais foi escutada. O podcast teve acesso ao acervo de mais de 200 horas de áudios históricos do jornalista Elio Gaspari, autor da renomada série em cinco volumes de livros sobre a ditadura. A partir dos áudios, e com base nos livros e na visão de Gaspari, o podcast reconta os pontos cruciais daqueles anos sombrios – do golpe ao AI-5, da tortura e do extermínio dos guerrilheiros à abertura que trouxe o Brasil de volta à democracia. Um dos pontos altos é a gravação em que o então ditador Ernesto Geisel admite que os presos da luta armada eram eliminados depois de capturados: "Esse troço de matar é uma barbaridade, mas acho que tem que ser". A revelação teve enorme repercussão quando a coleção foi publicada, há mais de duas décadas, mas é a primeira vez que o áudio virá a público. A obra mostra as divisões entre os militares desde o início do golpe, a anarquia nos quartéis e nos porões, e os bastidores que levaram à ascensão e à queda da ditadura.

1. O golpe: O episódio mostra o clima no país nos anos que antecederam o golpe, com radicalismos à esquerda e à direita, e os lances que levaram à deflagração do movimento.

2. O Golpe dentro do Golpe: O episódio conta como foi o primeiro momento da ditadura, e as tensões e disputas que desaguaram no AI-5, o endurecimento do regime, com a reconstituição da reunião em que isso foi decidido.

3. A repressão: O episódio apresenta o crescimento dos aparatos de inteligência e de repressão, a reação da esquerda armada, como o sequestro do embaixador americano, e a crise que levou ao momento mais sombrio da ditadura.

4. 'Esse troço de matar': O episódio relata como a ditadura esmagou os últimos focos de resistência, e como o regime sabia e admitia em privado tudo que negava em público, e como o governo Geisel entendeu que o regime havia virado uma "bagunça" e precisava começar a ser desmontado.

5. A bagunça: O episódio retrata o governo Geisel, as disputas com a linha dura, a morte de Herzog, e como esse embate culminou na demissão do ministro Sylvio Frota, no momento decisivo para destravar o caminho para a volta gradual à democracia.

6. A volta da democracia: O episódio amarra o fim do governo militar, com o último dos generais ditadores, Figueiredo, e tudo que veio aí – a anistia, o atentado do Riocentro, as diretas.

Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca