Estilista Lino Villaventura. - RENATA FONSECA

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Estilista Lino Villaventura.

Olá pessoal!

Sempre tento fazer posts sobre estilistas brasileiros, lendo o livre  A breve história da moda diz que Lino é um dos mais importantes estilistas brasileiros. E eu ainda não tinha postado nada sobre ele.

Corrigindo esse grave erro! Vamos saber um pouco sobre Lino Villaventura.

Lino Villaventura começou sua carreira em 1978 e em 1982 lança em Fortaleza a marca "Lino Villaventura" em parceria com Inez Villaventura. Já em 1987 participa de eventos e exposições nacionais e internacionais mostrando seu trabalho. Em 1996 participa do Morumbi Fashion, que depois viria a ser o São Paulo Fashion Week. O estilista tem lojas próprias em São Paulo e Fortaleza, e também vende suas criações em lojas multimarcas de Brasília, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre.

Outra faceta do trabalho do estilista é como figurinista de cinema e teatro. Entre outros, fez os figurinos dos filmes Bocage, o Triunfo do Amor e das peças teatrais Dorotéia e uma Farsa Irresponsável em Três Atos, de Nelson Rodrigues, que lhe valeu uma indicação ao Prêmio Shell de Teatro de 1996.

Desenhou roupas exclusivas para personalidades como Xuxa e Hebe Camargo. Além disso, fez roupas exclusivas para a boneca Barbie.


A primeira peça ainda existe, e está bem guardada. “Foi um colete que, nos anos 70, dei de presente para a Inez, na época minha namorada e hoje minha mulher. Eu não entendia nada de moda, mas adorava criar. Como não tinha dinheiro para comprar um presente, resolvi fazer eu mesmo um. E ‘costurei’ um colete para ela”, relembra o autodidata Lino.

A costura da primeira peça, confeccionada em saco de trigo, revela como este estilo handmade (artesanal) se manteria em cada coleção estilista. “Na época, saco de trigo era de algodão puro. Comprei, tingi, fiz um dégradé e comecei a trabalhar a peça com barbante. Ficou lindo. Todo mundo amou e começou a pedir. Assim começou.”

Basta ‘folhear’ as peças Lino Villaventura para entender porque ele foi escolhido em 1989 pelo Itamaraty para representar o Brasil na feira de moda World Trade Fashion Fair, no Japão.

Quase 100 peças, entre vestidos, saias, macacões, casacos, calças, chapéus e sapatos, com assinatura do estilista paraense Lino Villaventura, agora fazem parte do acervo do MAB FAAP. “São de coleções emblemáticas, desfiladas no SPFW entre 1990 e 2019. Todas doadas por ele para serem conservadas e exibidas nas próximas exposições de moda”, destaca Fernanda Celidonio, diretora do museu.

“Temos a amostragem das diferentes técnicas que o estilista usa e cria, como a de cascata, de 2005, constituída por pequenos retângulos de tecido montados um a um sobre  tafetá ou seda, ou a saia bordada com fitas de palha de buriti em forma de espinha de peixe e efeito sanfonado de 2001”, ressalta Laura Suzana Rodríguez, coordenadora de curadoria e acervo do MAB FAAP, que lembra que esse acervo estará à disposição dos estudantes dos cursos de moda da FAAP e de outras instituições parceiras.

Também faz roupas sob encomenda. Apesar do público predominantemente feminino, veste homens também. As criações primam pela mistura de materiais diversos como escamas de peixe desidratadas, borrachas, couro de cabra, palha de buriti, rendas, musselines e tafetás.

Fontes:

http://pordentrodamodabymarinact.blogspot.com/2012/09/lino-villaventura-um-dos-primeiros.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lino_Villaventura

http://linovillaventura.com.br/villaventura/?page_id=2

https://emais.estadao.com.br/blogs/faap-moda/lino-villaventura-doa-suas-criacoes-para-o-acervo-do-mab-faap/

 


 

Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca