Modelos de mangas - RENATA FONSECA

quarta-feira, 4 de março de 2020

Modelos de mangas

Olá pessoal!
Adoro como as mangas podem dar um up nas blusas, camisas, vestidos etc.
Curiosa que sou fui pesquisar sobre mangas bufantes e vi que tem variedades de modelos de manga. Alguns modelos eu já conhecia outros não.

Esses são alguns das mangas mais conhecidas, mas existem outros tipos de mangas como: sino, drapeada, dobrada, tulipa, anjo, borboleta, asa franzida, camponesa, entre outros.

1. Manga bufante: caracterizada por possuir um franzido na altura da cava, do punho ou em ambas as partes, criando um efeito de volume. Este modelo de manga é usada desde o século XV por homens e mulheres. O tecido precisa ser mais encorpado para manter o efeito.

2. Manga morcego: geralmente inteiriça, lembra muito o formato da asa de um morcego. Esse modelo foi bastante utilizado nas décadas de 1930 e 1970. É um modelo de manga bem alternativo. E fica ótimo em peças com um ombro só e com decotes profundos.

3. Manga presunto: possui grande volume na altura da cava – avolumando-se do cotovelo ao ombro -, e ajusta-se ao pulso. O nome origina-se pelo formato da manga, que dá a impressão de um “presunto com osso”. O modelo foi utilizado com frequência no final da década XIX e foi revivido nos anos 1960 e 1970.

4. Manga Raglã: sua inserção se dá logo na altura da gola da blusa ou do casaco, conferindo um visual menos estruturado às roupas. O modelo surgiu no século XIX e ainda é utilizado atualmente. No molde, a linha de encaixe desse tipo de manga é em diagonal, o que também se na hora da montagem. Ela deixa uma aparência de recorte na peça, e fica ótima em diversos tipos de tecidos e modelos desde camisetas até casacos.

5. Manga tipo quimono: esse modelo é bastante largo, preso a uma cava profunda que vai do ombro à cintura.

6. Manga Bishop: fica ótimo em peças com tecidos finos, dando um certo volume acima do punho.
7. Manda de Alfaiataria: é especialmente para peças finas, como blazer e casacos.

Manga de Camisa: especial para camisa social e possui o detalhe da carcela e pregas.

Manga três quartos: modelo de manga na qual a construção inicia no ombro e segue até a altura entre o cotovelo e o punho.

Manga balão: modelo bastante volumoso na parte superior do braço e colada ao braço do cotovelo até o pulso.

Manga de Aba: por ser pequena e em forma triangular, essa manga cria uma “abinha” sobre os ombros, protegendo minimamente os braços. Este modelo foi usado amplamente no século XX em vestidos e blusas.

Manga casquillo: também conhecida como manga japonesa, são curtas em um prolongamento do ombro, não possui cava e é usada com mais frequência nas roupas femininas.

Manga de Camisa: especial para camisa social e possui o detalhe da carcela e pregas.

  



Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca