Olá pessoal!
Não lembro como
conheci essa grife, mas achei as roupas bem diferentes e gostei. Muitas peças
não teria coragem de usar. Rs...
Um pouco sobre a
marca.
A Viktor &
Rolf é uma casa de moda com sede em Amsterdã,
na Holanda. A empresa foi fundada em 1993 pelos designers Viktor
Horsting (1969, Geldrop ) e Rolf Snoeren (1969, Dongen ).
Viktor Horsting e Rolf
Snoeren se conheceram enquanto estudavam na Academia Arnhem de Arte e Design na
Holanda. Eles começaram a trabalhar juntos depois da formatura.
Já formados, seguiram para a cidade de Paris, onde
apresentaram a primeira coleção com destaque no Festival de Jovens Talentos de
Moda e Fotografia de Hyères (Salon Européen des Jeunes Stylistes), em 1993. Ganhadora de
três prêmios logo em sua estreia, a grife VIKTOR & ROLF já nasceu com a
prerrogativa de uma moda de vanguarda, em que proporções distorcidas, formas
esculturais e um quê de surrealismo eram o ponto alto.
Rapidamente
os desfiles da marca se tornaram verdadeiros espetáculos, cujas passarelas
foram colocadas literalmente de cabeça para baixo, contaram com efeitos
pirotécnicos, e até brincaram com chroma-key; tornando suas coleções
inesquecíveis para quem participa da experiência. Tecidos, penteados e
maquiagem são trabalhados com uma precisão irrepreensível pela dupla que já
teve seus trabalhos incluídos em várias exposições internacionais, como no
Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles, no Mori Art Museum em Tóquio, e no
Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris. Foi somente em março de 2000, que a
dupla de estilistas apresentou sua primeira coleção “ready-to-wear” (pronto
para vestir) com base na bandeira americana, em uma acertada estratégia para
atrair a atenção do país mais forte das Américas e seu enorme mercado
consumidor.
Mas o
que realmente fez com que seus nomes, e consequentemente sua marca, não fossem
mais esquecidos foi o perfume Flowerbomb, lançado no mercado em outubro de 2004 pela marca de cosméticos
L'Oréal, que detém os direitos para comercialização dos perfumes da grife. Além
disso, a marca inaugurou uma loja conceitual na cidade de Milão em 2005,
marcada pela decoração inversa (de ponta cabeça), que acabou fechada três anos
depois; e uma coleção criada para a varejista sueca H & M, e colocada à
venda nas araras das lojas em 2006, transformou definitivamente a marca VIKTOR
& ROLF em ícone adorado por jovens moderninhos do mundo inteiro. Mais
recentemente, em 2008, Renzo Rosso, proprietário da Diesel, adquiriu a maior
parte da VIKTOR & ROLF. Com isso, os estilistas holandeses podem se dedicar
exclusivamente às criações da marca, enquanto o grupo italiano cuidará da
expansão internacional e lançamento de novos produtos.
Em
2008, para comemorar os 15 anos de carreira, a Barbican Art Gallery, em
Londres, associou-se à dupla de estilistas para apresentar a “The House of
Viktor&Rolf”, uma coleção de 30 bonecas, que serviram de
manequins e tinham cabelos naturais, vestidas com algumas das peças mais
emblemáticas do famoso duo holandês desde a criação da marca em 1993.
Instagram:
https://www.instagram.com/viktorandrolf/
https://es.wikipedia.org/wiki/Viktor_%26_Rolf
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