Estilista Ricardo Almeida - RENATA FONSECA

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Estilista Ricardo Almeida

Olá pessoal!

Vamos saber mais um pouco sobre uma grande referência na moda masculina no Brasil o estilista Ricardo Almeida.


Ricardo Almeida (São Paulo1955) é um estilista brasileiro, considerado a maior referência brasileira em roupas sociais masculinas. Filho de Beatriz e Oswaldo Almeida. Aos 11 anos ele já trabalhava na loja do pai - a Casa Almeida e Irmãos - de cama, mesa, banho. Em 1974, precisando de patrocínio para suas corridas de motocicleta, Ricardo começou a trabalhar no ramo de confecção como representante de vendas. Ao invés de um patrocínio conseguiu um emprego. Pouco depois, em 1977, ele começou a trabalhar em uma camisaria e, foi nessa época, que passou a se interessar por tecidos e modelagem.

De 1978 a 1982, Ricardo foi sócio de uma confecção de destaque no mercado nacional. Em 1983, ele decidiu começar seu próprio negócio. Mudou então com uma pequena equipe formada por 4 pessoas para dentro de sua casa (onde permaneceu por quatro meses) e começou a esboçar o que seria a marca que levaria seu próprio nome. Pouco depois, montou uma pequena e modesta fábrica em junho daquele ano e fundou a Ricardo Almeida Indústria. Inicialmente Ricardo fabricava roupas somente para outras marcas.

Em 1985, mudou-se para um espaço muito maior, investiu em novos maquinários, montou uma linha de produção e chegou a ter 100 funcionários. Nesta época ele atendia diversas marcas, de Brooksfield a C&A, e fazia coleções femininas e masculinas. Além disso, vendia sua grife própria apenas para lojas multimarcas. Com a abertura das importações no início da década de 1990, e com o Plano Collor, Ricardo, optou por trazer os melhores tecidos, aviamentos e acessórios da Europa. Isso fez com que o custo do seu produto aumentasse significativamente. Alguns lojistas não aceitaram os novos valores e insistiram para que Ricardo voltasse a fabricar com insumos nacionais. Nesta época, o estilista resolveu tomar uma posição radical, parou de vender para todos os lojistas, diminuiu seu quadro de funcionários e decidiu abrir sua primeira loja própria.


No início da década de 1990, abriu a primeira loja Ricardo Almeida e se notabilizou através do vestuário masculino de luxo. Em 1996, participou da primeira edição do Morumbi Fashion. Em 2002, lançou uma nova marca, a RA Sport.

Essa primeira loja própria foi inaugurada no mês de julho de 1991, no Morumbi Shopping, em São Paulo. Era uma loja totalmente à frente do seu tempo, toda com detalhes em inox, inclusive com mini turbinas de avião instaladas na parede, provador com porta automática, chão em mármore rosa e manequins suspensos como se estivessem em cápsulas verticais e cabeça em malha de metal. Sua primeira peça de sucesso foi uma calça feminina, chamada A1. Já o homem Ricardo Almeida era forte e imponente, ombros largos, ombreira cheia e cores com muita personalidade. Laranja, limão, roxo e azul, esse era o homem da marca. A mulher, por sua vez, era sexy e extravagante, blazer cinturado com as costas todas abertas, trançadas por um fino cordão, bodies em cóton e muitas fivelas.

Já em março de 1992 foi inaugurada a que seria a principal loja da marca por muito tempo, no Shopping Iguatemi, em São Paulo. Até 1994 a grife vendia para homens e mulheres, até que decidiu trabalhar exclusivamente com alfaiataria masculina.

 Em 2001, ele foi convidado, junto com Glória Coelho, para desenvolver o uniforme da tripulação da GOL. Em 2002, ocorreu o lançamento da linha esporte RA SPORT, com peças mais informais como camisetas, calças com recortes diferenciados e jaquetas com zíperes e bolsos.

A convite do marqueteiro Duda Mendonça, foi chamado para reformular a imagem do então candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva. A grife Ricardo Almeida vestiria Lula por muitos anos. Em 2005, a Hering convidou Ricardo Almeida para desenvolver camisetas do projeto Câncer de Mama – Masculino e Feminino.

 Em abril de 2008 o estilista inaugurou o Instituto Ricardo Almeida, em parceria com a Microlins, voltado à formação de costureiras. 

O ano de 2011 foi marcado pelo crescimento da linha casual dentro da Ricardo Almeida. Tênis, camisas polo, camisetas e jeans se tornam itens de desejo e começaram a complementar a linha de alfaiataria. Em 2012, com o objetivo de suprir uma necessidade do mercado feminino, a marca cria a linha For Special Ladies.

Em 2014, com objetivo de reforçar sua presença no universo online, Ricardo Almeida lançou seu blog, um espaço simples e interativo onde pode compartilhar com seus clientes e admiradores um pouco do seu know-how e de suas preferências. Pouco depois a grife lançou seu comércio eletrônico.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ricardo_Almeida
http://mundodasmarcas.blogspot.com/2016/02/ricardo-almeida.html https://pt.wikipedia.org/wiki/Ricardo_Almeida


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