Olá pessoal!
Vamos saber mais um pouco sobre uma grande referência na moda masculina no Brasil o estilista Ricardo Almeida.
Vamos saber mais um pouco sobre uma grande referência na moda masculina no Brasil o estilista Ricardo Almeida.
Ricardo Almeida (São
Paulo, 1955)
é um estilista brasileiro, considerado a maior referência brasileira em roupas
sociais masculinas. Filho de Beatriz e Oswaldo Almeida. Aos 11 anos ele já trabalhava na loja do pai - a Casa Almeida e Irmãos - de cama,
mesa, banho. Em 1974, precisando de patrocínio para suas corridas de
motocicleta, Ricardo começou a trabalhar no ramo de confecção como
representante de vendas. Ao invés de um patrocínio conseguiu um emprego. Pouco
depois, em 1977, ele começou a trabalhar em uma camisaria e, foi nessa época,
que passou a se interessar por tecidos e modelagem.
De 1978 a 1982, Ricardo foi sócio de uma confecção de
destaque no mercado nacional. Em 1983, ele decidiu começar seu próprio negócio.
Mudou então com uma pequena equipe formada por 4 pessoas para dentro de sua
casa (onde permaneceu por quatro meses) e começou a esboçar o que seria a marca
que levaria seu próprio nome. Pouco depois, montou uma pequena e modesta
fábrica em junho daquele ano e fundou a Ricardo Almeida Indústria. Inicialmente Ricardo fabricava roupas
somente para outras marcas.
Em 1985, mudou-se para um espaço
muito maior, investiu em novos maquinários, montou uma linha de produção e
chegou a ter 100 funcionários. Nesta época ele atendia diversas marcas, de
Brooksfield a C&A, e fazia coleções femininas e masculinas. Além disso,
vendia sua grife própria apenas para lojas multimarcas. Com a abertura das
importações no início da década de 1990, e com o Plano Collor, Ricardo, optou
por trazer os melhores tecidos, aviamentos e acessórios da Europa. Isso fez com
que o custo do seu produto aumentasse significativamente. Alguns lojistas não
aceitaram os novos valores e insistiram para que Ricardo voltasse a fabricar
com insumos nacionais. Nesta época, o estilista resolveu tomar uma posição
radical, parou de vender para todos os lojistas, diminuiu seu quadro de
funcionários e decidiu abrir sua primeira loja própria.
No início
da década de 1990, abriu a primeira
loja Ricardo Almeida e se notabilizou através do vestuário masculino de luxo. Em 1996, participou da primeira edição do Morumbi
Fashion. Em 2002, lançou uma nova marca, a RA Sport.
Essa primeira loja própria foi inaugurada no mês de julho de
1991, no Morumbi Shopping, em São Paulo. Era uma loja totalmente à frente do
seu tempo, toda com detalhes em inox, inclusive com mini turbinas de avião instaladas
na parede, provador com porta automática, chão em mármore rosa e manequins
suspensos como se estivessem em cápsulas verticais e cabeça em malha de metal.
Sua primeira peça de sucesso foi uma calça feminina, chamada A1. Já o homem Ricardo
Almeida era forte e imponente, ombros largos, ombreira cheia e cores com muita
personalidade. Laranja, limão, roxo e azul, esse era o homem da marca. A
mulher, por sua vez, era sexy e extravagante, blazer cinturado com as costas
todas abertas, trançadas por um fino cordão, bodies em cóton e muitas fivelas.
Já em março de 1992 foi inaugurada a que seria a principal
loja da marca por muito tempo, no Shopping Iguatemi, em São Paulo. Até 1994 a
grife vendia para homens e mulheres, até que decidiu trabalhar exclusivamente
com alfaiataria masculina.
Em 2001, ele foi
convidado, junto com Glória Coelho, para desenvolver o uniforme da tripulação
da GOL. Em 2002, ocorreu o lançamento da linha esporte RA SPORT, com peças mais informais
como camisetas, calças com recortes diferenciados e jaquetas com zíperes e
bolsos.
A convite do marqueteiro Duda Mendonça, foi chamado para
reformular a imagem do então candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da
Silva. A grife Ricardo Almeida vestiria Lula por muitos anos. Em 2005, a Hering
convidou Ricardo Almeida para desenvolver camisetas do projeto Câncer de Mama –
Masculino e Feminino.
Em abril de 2008 o estilista
inaugurou o Instituto
Ricardo Almeida, em parceria com a Microlins, voltado à formação de
costureiras.
O ano de 2011 foi marcado pelo crescimento da linha casual
dentro da Ricardo Almeida. Tênis, camisas polo, camisetas e jeans se tornam
itens de desejo e começaram a complementar a linha de alfaiataria. Em 2012, com
o objetivo de suprir uma necessidade do mercado feminino, a marca cria a
linha For Special Ladies.
Em 2014, com objetivo de reforçar sua presença
no universo online, Ricardo Almeida lançou seu blog, um espaço simples e
interativo onde pode compartilhar com seus clientes e admiradores um pouco do
seu know-how e de suas preferências. Pouco depois a grife lançou seu comércio
eletrônico.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ricardo_Almeida
http://mundodasmarcas.blogspot.com/2016/02/ricardo-almeida.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ricardo_Almeida
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