Alfaiataria da seleção brasileira de futebol para a Copa do mundo da Rússia 2018 - RENATA FONSECA

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Alfaiataria da seleção brasileira de futebol para a Copa do mundo da Rússia 2018

 Olá pessoal!

Estava assistindo a chegada da seleção na Rússia e achei todos muito elegantes de terno. Fui pesquisar mais sobre essa mudança no look da seleção que foi sem dúvidas para melhor.

O traje mais formal não é novidade há muito tempo. Segundo o Coordenador de Seleções, Edu Gaspar, a ideia foi a de retomar uma tradição de quando a Seleção Brasileira seguia para a competição trajando ternos personalizados. 
Ele conta que teve a ideia de encomendar um novo traje de apresentação ao ver fotos da equipe campeã de 1958.
“Quis resgatar essa tradição, a importância de representar o Brasil numa Copa”, disse Edu por telefone, da CBF.
Edu Gaspar tem como modelo de elegância o escrete de 1958.
As fotos de época mostram Vavá, Didi e Pelé de costume marrom e gravata azul segurando a Jules Rimet depois da conquista na Suécia.

As fotos de época mostram Vavá, Didi e Pelé de costume marrom e gravata azul segurando a Jules Rimet depois da conquista na Suécia.

O estilista Ricardo Almeida foi o profissional escolhido para produzir uma alfaiataria exclusiva e sob medida para a delegação brasileira de futebol durante o evento esportivo de 2018. O projeto especial contempla a criação de um costume (blazer e calça) com cores e detalhes especiais para o momento, que tem como objetivo de resgatar uma tradição da apresentação da seleção brasileira com uma alfaiataria sofisticada.
O ponto de partida do projeto foi à modelagem que ganhou atenção especial do estilista. “Quis desenvolver uma modelagem para valorizar o corpo atlético, evidenciando o shape que cada jogador tem de melhor”, explica Ricardo Almeida.  No caso, por exemplo, a calça e o blazer respeitam o shape do jogador sem perder a estética da assinatura do estilista e valorizando o corpo atlético de cada um deles. “Os jogadores não perderão a própria personalidade e a essência do universo esportivo ao usar uma alfaiataria. Quisemos desde o início respeitar essa premissa, uma vez que eu sempre valorizo, no meu dia a dia, a identidade e estilo de vida do cliente”, explica Ricardo Almeida.



O costume sob medida foi produzido em 100% lã fria, a qual é composta por fios com duas cores diferentes, uma combinação de azul royal e preto, que revela um novo tom de azul marinho com efeito changeant (muda sutilmente a cor conforme a incidência de luz).  “Foi uma forma de levar um toque diferenciado e moderno para a alfaiataria que, mesmo com uma cor clássica como o azul marinho, ganha um resultado inovador aos olhos de quem vê. Não é só um azul marinho. É um azul marinho particular e pensado para esse momento tão especial”, sinaliza Ricardo.
O destaque em cada traje fica para o forro do blazer, que o estilista criou especialmente para homenagear todas as conquistas da seleção. O interior do blazer vem com uma padronagem de jacquard inspirada no construtivismo russo - uma estética que sintetiza as imagens em formas geométricas simples, buscando passar uma mensagem de forma rápida. Assim, quem observa o forro consegue ver as taças e os anos que a seleção brasileira foi campeã ao longo da história dos campeonatos mundiais de futebol.
Os jogadores vestirão traje monocromático, composto por costume, camisa e gravata azul de seda super slim (4 cm); enquanto a equipe técnica usará costume azul com camisa branca e gravata azul de seda de largura 6 cm, um pouco mais próxima do estilo clássico do acessório.  Um outro detalhe a ser contado é a camisa dos jogadores que traz um colarinho estreito, diferente das tradicionais camisas sociais.



A sapataria não ficou de fora do processo criativo do projeto.  Os sapatos de couro foram desenvolvidos na fábrica de sapatos do estilista, localizada na cidade de Franca (SP), com uma fôrma especial adaptada aos pés dos atletas. Vale a pena destacar a composição de cada parte do sapato: solado de EVA; revestimento de neoprene interno, como se fosse uma meia, referenciando assim o estilo esportivo; e a estética do sapato brogue, que busca levar com sutileza o código clássico da sapataria, normalmente usada na alfaiataria. “A intenção era criar um sapato que tivesse o estilo clássico de um sapato social, mas ao mesmo tempo a estética e conforto de um tênis. Unir a sola de EVA com o revestimento interno de neoprene foi a melhor forma de levar o lifestyle do mundo esportivo para o sapato”, indica o estilista. Os cintos de couro foram pensados para compor a alfaiataria com um ar mais moderno, com as nuances de cores feitas com pintura manual e finalização com tratamento especial que escurece algumas áreas, resultando em um degradê em tons marrons e preto.

BRASIL RUMO AO HEXA!!!

Fontes


https://veja.abril.com.br/revista-veja/uma-jogada-de-classe/

Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca