Jacques Doucet - RENATA FONSECA

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Jacques Doucet

Olá pessoal!

Um pouco sobre Jacques Doucet.



Jacques Doucet (Paris, 19 de fevereiro de 1853 - Paris, 30 de outubro de 1929) foi um designer de moda francês.

Proprietário de uma loja que herdou de sua mãe, Jacques Doucet fundou em 1895, a Maison de alta costura, onde criou modelos principalmente em tecidos fluidos, em cores pastel, ornados com muitos bordados e sobreposição de rendas que tornaram-se famosos pelo perfeito acabamento que dava a todas as roupas que criava.


Proprietário de uma loja que herdou de sua mãe, Jacques Doucet fundou em 1895, a Maison de alta costura, onde criou modelos principalmente em tecidos fluidos, em cores pastel, ornados com muitos bordados e sobreposição de rendas que tornaram-se famosos pelo perfeito acabamento que dava a todas as roupas que criava.

 A sua rica clientela de atrizes e mulheres de todo o mundo (RéjaneSarah BernhardtLiana de Pougy e a Bela Otero) asseguraram-lhe uma fortuna que lhe permitiu satisfazer suas paixões como amante dos livros e da arte. Suas criações eram usadas principalmente pela nobreza, por isso, foi considerado o último figurinista dessa classe. Sua padronagem era confeccionada em sobreposições de tecidos e justaposições, leves, vaporosos com tons pastel, utilizava: musselines, rendas, cetins e sedas. Seus acabamentos eram considerados perfeitos e os botões luxuosos.



O sucesso foi tanto que recebeu um pavilhão especial na feira internacional de 1900.

Seu interesse maior, no entanto, estava nas artes em geral e, com o sucesso de sua maison, investiu na compra de obras de arte e de manuscritos de literatura.

Assim, em face de sua dedicação a outros assuntos, deu espaço em seu atelier para novos criadores, como Poiret e Vionnet que lá trabalharam antes de abrirem suas próprias maisons.
E, também, Doeuillet que manteve a maison após sua morte.

Foi um seguidor de Worth (considerado o pai da costura). 

Em 1925, seu ateliê passou a reunir vários artistas plásticos e moveleiros da época, como Brancusi, Van Gogh, Léger, Miró, Dounier Rousseau, Legrain e Coard e alguns outros. Depois da sua morte seus filhos assumiram a administração da sua maison.



2 comentários:

  1. Olá Renata,

    Navegando pela internet encontrei o seu site e gostei de tudo que li.

    Tenho um post que acredito que pode ser bastante útil para as suas leitoras, pois, qual a mulher que não gosta de estar sempre bela e com a autoestima elevada?

    Como eu possuo uma pessoa aqui no escritório que costuma escrever uma introdução para agregar novos posts, fica fácil pra você, e para mim seria um prazer contribuir com seu site. Se tiver interesse, só me avisar e te mando, e gostaria que neste post o meu link estivesse nele. E tudo isso sem cobrar nada, totalmente de graça!

    Ou se preferir pode constar o meu site em "BLOGROLL".

    O meu post é super completo e fala sobre “Como Cuidar dos Cabelos: Guia Definitivo” e acho que pode te interessar bastante, e principalmente às suas leitoras: https://www.kyut.com.br/blog/como-cuidar-cabelos

    Em breve teremos novos posts, que estão quase finalizados, faltam detalhes.

    Podemos iniciar uma grande parceria.

    Abraços,

    Wagner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Wagner!

      Obrigada!

      Gostei do post sobre cabelo! Tenho interesse!

      Meu e-mail é renatafonsecaba@gmail.com

      Abraços!
      Renata

      Excluir

@renatafashionfonseca