Joalheria Chopard. - RENATA FONSECA

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Joalheria Chopard.

Olá Pessoal!

Sempre ouvimos falar das grandes e tradicionais marcas do mundo do luxo, mas sabemos pouco sobre a história delas.

E hoje é a vez de conhecer mais um pouco sobre a joalheria Chopard.


Tudo começou na região do Vallée de Joux, que nos séculos passados ficava isolada durante os rigorosos meses de inverno. Os fazendeiros, então, impossibilitados de fazer os trabalhos rurais, dedicavam-se à relojoaria. Um dos moradores desta região era Louis Ulysse Chopard, que com apenas 24 anos de idade, em 1860, iniciou o seu próprio negócio.

No começo, a relojoaria do jovem Chopard tinha a intenção de produzir apenas cronógrafos. Porém, com o passar do tempo, as oficinas L.U.C. (iniciais do dono da rede) começaram a se destacar pela precisão dos seus exemplares. Os pequenos relojoeiros encontravam dificuldades para acompanhar o desenvolvimento, e foi nesta brecha que a Chopard se instalou.

Em 1920 a rede mudou sua sede para Genebra. O passo foi dado pois a cidade se solidificava cada vez mais como a capital mundial da relojoaria, facilitando os contatos internacionais e as vendas. A crescente continuou mesmo no período entre as duas guerras mundiais, que para a maioria dos negócios atuou como um verdadeiro algoz. Nesta época, os negócios já eram encabeçados pelo filho de Chopard, e a marca já empregava 150 pessoas.




Em 1963, Paul-André Chopard, neto do fundador, tomou uma decisão fundamental para a história da marca. Vendo que seus filhos não tinham interesse em assumir a grife, uma nova estratégia precisava ser tomada. Foi então que Karl Scheufele, tradicional relojoaria alemã, assumiu o controle da empresa. O boom desta união faz com que a Chopard, enfim, virasse referência no mercado de luxo.

Em1998, a Chopard dá um grande passo e fecha um acordo com o Festival de Cannes para produzir anualmente a Palma de Ouro da premiação. Caroline Gruosi-Scheufele, co-presidente e diretora artística da Chopard, foi quem encarou o desafio de renovar artesanalmente a peça na ocasião.

A Chopard foi a responsável pelas joias do figurino de Noami Watts em Diana, filme biográfico em que a atriz encarna Lady Di nos seus últimos anos de vida. Cravejadas de diamantes, as peças são parte fundamental do guarda-roupa da princesa no filme. É da Chopard também as réplicas das joias da coroa inglesa, como o a tiara de diamantes de Diana. 


Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca