Livro Império do efêmero - RENATA FONSECA

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Livro Império do efêmero

Olá pessoal!
Como já tinha comentando, voltei para minha área de graduação que é história. E um livro importante para quem estuda moda é o Império do efêmero. Li muitos artigos de história da moda e este sempre é citado, então resolvi comprar a versão digital.

Excelente !!!

O Império do Efêmero
Lipovetsky, Gilles

Como se explica que a moda seja um fenômeno essencialmente ocidental e moderno? Quais os grandes momentos históricos, as grandes estruturas que determinaram a organização social das aparências?

Elaborando uma verdadeira arqueologia do frívolo e do efêmero, uma reflexão que ultrapassa a lógica do diferenciamento social, o filósofo francês Gilles Lipovetsky confere à moda um caráter libertário, faz dela signo das transformações que anunciaram o surgimento das sociedades democráticas. Lipovetsky acaba por nos mostrar que, “no filme acelerado da História moderna, dentre todos os roteiros, o da Moda é o menos pior”.

Lançado na França em 1987, O império do efêmero provocou polêmicas acirradas: alguns críticos investiram violentamente contra ele, mas outros o consideraram um autêntico guia dos anos 80.

Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca