Figurino da novela Dancin Day's - RENATA FONSECA

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Figurino da novela Dancin Day's


Olá pessoal!!

O Canal Viva está reprisando a novela Dancin Day’s e não podia perder a oportunidade de assistir a novela que, segundo dizem, revolucionou a moda e a maneira de escolher o figurino para as produções da Rede Globo.

Dou muita risada assistindo a novela. Coisas que hoje são super comuns naquela época não existiam, exemplos um telefone e uma televisão na casa, maquiagem a prova d’água, celular era algo impensável, decoração com muitas estampas de folhagem, e o linguajar: tá sabendo? morô, vou transar uma colocação (traduzindo: vou ajudar a arrumar um emprego. O ponto alto da novela na minha opinião é o figurino. Muitas peças que hoje seriam muito cafonas, mas outras estão super em alta como o conjunto, salto Anabela e outras peças que dariam perfeitamente para serem usadas em 2014.

Duas lembranças pontuais.

Na época o Brasil viva “os anos de chumbo” da Ditadura militar.

E foi nos anos 70 que a calça jeans virou sucesso e o surgimento dos tecidos sintéticos e mais maleáveis. 




Um pouco sobre a novela.

Autoria: Gilberto Braga
Direção: Daniel Filho, Gonzaga Blota, Dennis Carvalho e Marcos Paulo
Codireção: José Carlos Pieri
Período de exibição:10/07/1978 - 27/01/1979
Horário: 20h
Nº de capítulos: 174

Contou com Sônia Braga, Antônio Fagundes, Reginaldo Faria, Lídia Brondi, José Lewgoy, Cláudio Corrêa e Castro, Pepita Rodrigues, Milton Moraes, Mário Lago, Ary Fontoura, Beatriz Segall, Lauro Corona, Glória Pires e Joana Fomm nos papéis centrais da trama.

Os figurinos de Dancin’ Days foram assinados por Marília Carneiro chegou a fazer uma visita ao presídio feminino Talavera Bruce, em Bangu (RJ), para pesquisar a composição do visual da personagem Júlia Matos. Sônia Braga apareceu com os dentes escurecidos no início da trama para reproduzir a aparência de uma mulher que passou mais de dez anos na penitenciária. Para a mudança da personagem Júlia Matos, a figurinista lançou as meias lurex com sandálias de salto alto fino e criou uma calça de jogging de cetim com listras laterais, para completar o visual que consagrou a novela.

"Quando eu inventei a sandália dourada com meia de lurex, eu não estava nem aí se iam gostar, se não iam gostar", conta. "E virou uma febre! As pessoas perderam o critério e todo mundo usava. Das pessoas com mais idade até criancinhas.” 

O motivo de tanto sucesso, segundo Marília, era a liberdade vivida na época. “Só aconteceu [a combinação] porque o mundo era maluco.” 

" Para a década ser interessante, tem que ter liberdade e a moda é um reflexo disso. Em 1978, a ditadura estava terminando e já tinha uma coisa de liberdade no ar, um trailer do que ia acontecer nos anos 1980, que foi loucura total.”

Além da sandália ícone, as peças que mais marcaram o trabalho da figurinista foram os bodies, febre nas pistas de dança, a blusa com decote canoa e calça estilo boxe, com listra lateral. 

Muitas das peças usadas na novela tiveram colaboração da Fiorucci, dirigida por Gloria Kalil na época.  O mais importante foi à calça com a faixa no lado, de cetim que era inspirada no boxe.”
Foi a primeira vez que uma novela lançou moda a Rede Globo fez parcerias com algumas marcas para lançar produtos específicos como águas de colônia, sandálias de salto fino e a boneca Pepa, companheira da personagem Carminha, vivida por Pepita Rodrigues. 

Créditos
http://chic.uol.com.br/moda/noticia/so-aconteceu-a-sandalia-com-meia-de-lurex-porque-o-mundo-era-maluco-conta-marilia-carneiro-sobre-dancin-days

http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/novelas/dancin-days/figurino-e-caracterizacao.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dancin'_Days

http://virgula.uol.com.br/lifestyle/moda/confira-as-modas-lancadas-atraves-das-novelas-brasileiras


Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca