Perfil de Elsa Schiaparelli. - RENATA FONSECA

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Perfil de Elsa Schiaparelli.

Olá pessoal!

Perfil de hoje o perfil é a da estilista de vanguarda Elsa Schiaparelli.

Sempre ouvi falar na Maison, mas não sabia nada sobre a fundadora e do trabalho que ela fazia.  Então resolvi fazer uma pequena pesquisa.


Nascida em Roma, 10 de setembro de 1890 – Paris, 13 de novembro de 1973 foi uma das maiores estilistas italianas durante a Belle Époque.

Nascida no Palazzo Corsini, Elsa era filha de um decano da Universidade de Roma e uma autoridade em sânscrito. Era sobrinha de Giovanni Schiaparelli, com o qual passou muito tempo estudando os céus. Estudou Filosofia na Universidade de Roma e nesta época, publicou um livro de poesia erótica que chocou sua conservadora família. A Família Schiaparelli a enviou para um convento até que se declarou em greve de fome. Aos 22 anos aceitou um trabalho em Londres como babá. A viagem a Londres lhe deu sua primeira oportunidade no mundo da moda, ao ser convidade a um baile em Paris.




Passou o início de sua vida de casada nas cidades norteamericanas de Boston e Nova York e em 1920 mudou-se para Paris. Em 1928 abriu uma loja chamada Pour le Sport. Sua própria Maison viria a ser lançada um ano depois (1929).

Contratou artistas plásticos e outros criadores famosos para criarem seus acessórios e tecidos, como por exemplo, o grande pintor Salvador Dali e Jean Cocteau. Os movimentos artísticos do cubismo e do surrealismo tiveram influência sobre suas criações. Em 1933, introduziu a chamada manga pagode, influenciada pela moda egípcia, e os ombros largos que caracterizariam a moda até o chamado New Look.

Elsa Schiaparelli lançou broches fosforescentes, botões semelhantes a pesos, cadeados nos casacos, o tingimento de peles. Desenvolveu tecidos com estampas de jornal com os quais fazia lenços e bordava em suas roupas signos do zodíaco. Criou o tom de rosa que passou a chamar “rosa choque”.

Na Exposição Internacional de Paris em 1937, a mesma onde os nazistas de Hitler (e os soviéticos de Stalin e os fascista de Mussolini) mostravam ao mundo aquilo que acreditavam ser a estética do homem do futuro, Elsa apresentou uma provocação. Quando o assunto é o corpo humano, um dos temas fortes no Surrealismo é o olho. Schiaparelli montou um pequeno campo florido entre duas árvores artificiais. Deitou um manequim nu, segurando um punhado de flôres, ladeado por um vestido suspenso por uma linha, e que tinha olhos estampados. Alguém deixou um bilhete de condolências para o manequin – seria uma nazista? Até que ponto não somos todos nazistas quando se trata do novo, do inesperado ?

Ao realizar a fusão de arte com moda, Elza Schiaparelli ofereceu as mulheres uma nova opção de vestir. Durante a Segunda Guerra Mundial proferiu palestras nos Estados Unidose em 1949 abriu uma loja filial em Nova York. Realizou seu último desfile em 1954, vindo a falecer em 1973.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Elsa_Schiaparelli

Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca