Figurino do filme O artista. - RENATA FONSECA

domingo, 20 de maio de 2012

Figurino do filme O artista.

Além de um estilo inovador de contar a história (sem falas e em preto e branco), O Artista se destaca também pelo figurino. Este foi criado por Mark Bridges (que ganhou o Bafta nessa categoria). Em um filme mudo, o figurino e outros elementos têm forte importância, pois os figurinos de certa forma “falam”, além de ajudar na construção dos personagens.
O interessante no figurino de O Artista é a ascensão da personagem Peppy Miller ao longo da trama da aspirante a atriz e dançarina, a atriz famosa. Nessa sua fase promissora, a personagem aparece rodeada de peles e plumas e vestidos fluidos e brilhosos.

De forma contrária se vê no personagem George Valentin, que começa a história de forma promissora, como famoso ator, vestidos ternos alinhados; para chegar à decadência, com farrapos.



 Vale salientar que o filme se passa no final da década de 1920 e início da década de 1930, época revolucionária no mundo da moda, pois houve uma quebra dos paradigmas de formas, principalmente no guarda roupa feminino.
O filme é revolucionário, pois foi um desafio fazer os figurinos em um longa todo preto e branco. Bridges comentou que tirava fotos dos tecidos em preto e branco para ter uma ideia de como ficariam na tela.


Um exemplo desse desafio que foi criar o figurino para o filme, numas das primeiras cenas em que os personagens principais de conhecem, a personagem usava um vestido laranja vivo, que na tela ficou um cinza médio e para dar contraste, ele criou colarinhos e chapéus em cloche.
Outro desafio da produção foi criar a modelagem de roupas daquela, as mangas em viés e a saia também. Somente nesse domingo saberemos o resultado do Oscar.

Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca