Dicas de série documental: Nos campos do holocausto, série: Os quatro da Candelária e filme: Ainda estou aqui. - RENATA FONSECA

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Dicas de série documental: Nos campos do holocausto, série: Os quatro da Candelária e filme: Ainda estou aqui.

Olá pessoal!

Que série documental excelente! Muito importante conhecer a histórias dos sobreviventes do holocausto que imigraram para o Brasil.

As duas temporadas disponíveis no PRIME

Nos campos do holocausto



Sinopse

Conheça a história dos sobreviventes do Holocausto, da Segunda Guerra Mundial, que vivem no Brasil.

Diretores: Beto Ribeiro, Carla Albuquerque

1ª Temporada

T1 EP 1: Acompanhe a emocionante história de vida do casal Miriam Brik e Ben Abraham.

T1 EP.2 – Nanette Konig nasceu em Amsterdã, na Holanda, e viu os alemães invadirem seu país. Acompanhe as memórias de uma sobrevivente dos campos de concentração que perdeu sua família e sua casa durante a guerra.

T1 EP.3 – Rita Braun é polonesa, judia e morou com sua mãe em um dos guetos alemães. Ela lembra como era sua vida, e como conseguiu se salvar do genocídio.

T1 EP.4 – Conheça Lola Anglister, uma polonesa que quando jovem passou por três campos de concentração, entre eles Auschwitz. Ela conta sobre sua família e como era viver com medo todos os dias.

T1 EP.5 – De acordo com o próprio Michel Dymetman, que nasceu na capital polonesa em 1924, ter sobrevivido ao Holocausto foi um milagre. Conheça a história de sua família e como eles viviam naquela época.

T1 EP.6 – Hana Jurika nasceu em Lodz na Polônia e viu sua cidade se transformar em um gueto para judeus. Ela, que também passou por Auschwitz, descreve as tristes histórias que viveu.

T1 EP.7 – Ernesto Strauss nascido em uma família modesta de Frankfurt na Alemanha, Ernesto Strauss conta que sofreu preconceitos e ameaças desde a época de infância até a ascensão nazista.

T1 EP.8 – Kiwa Kozuchowicz nasceu na Polônia e relembra a pior viagem de sua vida: de trem até o campo de concentração de Auschwitz. Sua filha, Rosana Kozuchowicz, conta o que soube do Holocausto através de seu pai.

2ª temporada

T2 EP 1 - O romeno Joshua Strul nasceu em 1933, o mesmo ano em que Hitler ascendeu ao poder na Alemanha como chanceler do Reich.

T2 EP 2 - Conheça a história de Irene G. Freudenheim, que conseguiu fugir da Alemanha nazista com sua família e se refugiou no Uruguai.

T2EP 3 - Em 1941, todos os judeus são deportados da Tchecoslováquia, e a família de Karel Roubicek é enviada para o gueto e, logo depois, para o campo de concentração de Theresienstadt.     


Lembrava vagamente do acontecido.

Uma tristeza!

De lá para cá poucas coisas mudaram.

NETFLIX

Os quatro da Candelária


Drama
Criado por Luis Lomenha
Elenco: Andrei Marques, Samuel Silva, Patrick Congo
Nacionalidade Brasil

Sinopse

Os Quatro da Candelária é uma série ficcional baseada nos depoimentos dos sobreviventes da Chacina da Candelária, que aconteceu no Rio de Janeiro nos anos 90. A minissérie baseada em uma história real acompanha Jesus (Andrei Marques), Douglas (Samuel Silva), Sete (Patrick Congo) e Pipoca (Wendy Queiroz), meninos que vivem em situação de rua nas 36 horas que antecederam um dos crimes que mais chocaram o Brasil: A Chacina da Candelária. O crime aconteceu em 1993 em frente à Igreja da Candelária, no centro do Rio de Janeiro, no qual milicianos que usavam a praça como ponto de tráfico de drogas assassinaram à tiros oito crianças e adolescentes que dormiam lá, além de deixar vários feridos.

1.            Douglas: Depois de ir a um enterro traumático, Douglas embarca em uma missão para honrar sua família e planeja um roubo com os amigos.

2. Sete:  Sete lidera o roubo a uma fábrica no dia do seu aniversário, enquanto vive relações complexas e planeja o futuro. Enquanto isso, a tensão aumenta na Candelária.

3. Pipoca: Pipoca vê em um casamento chique a oportunidade de encontra sua mãe. A tensão aumenta quando a polícia cerca a igreja.

4. Jesus:  Jesus ajuda um amigo e planeja uma vingança. O conflito se intensifica quando ele tenta fazer um gesto de amor arriscado durante um casamento luxuoso.


Baseados em fatos reais, história do Brasil e atores maravilhosos. Adoroooo!!!!

E o drama do jeito que eu gosto.

Filmaço!!! Figurino, ambientação, trilha sonora perfeitos.

Já quero ler o livro.

Ainda Estou Aqui


2h 15min

Drama, Suspense
Direção: Walter Salles

Roteiro Murilo Hauser, Heitor Lorega
Elenco: Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Selton Mello

Sinopse
Ainda Estou Aqui é uma adaptação cinematográfica do livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, que narra a emocionante trajetória de sua mãe, Eunice Paiva, durante a ditadura militar no Brasil. Ambientada em 1970, a história retrata como a vida de uma mulher comum, casada com um importante político, muda drasticamente após o desaparecimento de seu marido, capturado pelo regime militar. Forçada a abandonar sua rotina de dona de casa, Eunice (Fernanda Torres/Fernanda Montenegro) se transforma em uma ativista dos direitos humanos, lutando pela verdade sobre o paradeiro de seu marido e enfrentando as consequências brutais da repressão. O filme explora não apenas o drama pessoal de Eunice, mas também o impacto do regime militar na vida de milhares de famílias brasileiras, destacando o papel das mulheres na resistência. Com uma narrativa profunda e sensível, Ainda Estou Aqui traz à tona questões de perda, coragem e resiliência, enquanto revisita um dos períodos mais sombrios da história do Brasil. A obra é um tributo à força de Eunice Paiva, que, contra todas as adversidades, se torna uma figura central na luta pelos direitos humanos no país.

Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca