agosto 2024 - RENATA FONSECA

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Dica de café: Preta café.

Olá pessoal!

Uma dica dupla cultural e gastronômica. 

Visita ao MAC (Museu de Arte Contemporânea) tem uma exposição permanente e no fundo tem a exposição Iniciadas que eu gostei bastante. Depois da visita uma passada no Preta café, que apesar do nome tem refeições, petiscos, drinks etc.

Quando fui a primeira vez escolhi chá de laranja com gengibre e mel (que na verdade era o suco aquecido de laranja), pão delicia na chapa e de sobremesa o sorvete de pistache sensacional. Esqueci de fotografar.

Da última vez não comi nada, mas fotografei os pedidos das amigas, que gostaram de tudo inclusive do sorvete de pistache de sobremesa.

MAC:Museu de Arte Contemporânea da Bahia

Acesso gratuito.
Ter a Dom* 10h às 20h.
* Amanhecer no MAC às 08h.

Rua da Graça, 284, Graça, Salvador, Bahia

Instagram MAC: https://www.instagram.com/mac_bahia/

Preta Café

R. da Graça, 284
O funcionamento é de terça a sábado, das 11h30 às 22h; e domingo, das 11h30 às 19

 https://www.instagram.com/pretabistro?igsh=bWgweG1heWZsNXd0

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Dicas de Filme: Uma vida: A história de Nicholas Winton, Animação: Wish e Série: Franklin.

Olá pessoal!

Baseados em fatos reais! Que história linda!

O final é emocionante.

Uma vida: A história de Nicholas Winton.

Prime



Biografia Drama
Direção: James Hawes |Roteiro Lucinda Coxon, Nick Drake
Elenco: Anthony Hopkins, Johnny Flynn, Helena Bonham Carter
Título original One Life
Sinopse
Uma Vida - A História de Nicholas Winton (Anthony Hopkins) mostra o extraordinário e humanitário Nicholas Witon que, em 1938, durante a Segunda Guerra Mundial, foi visitar Praga e se horrorizou com a situação em que as famílias ali viviam por conta de forte influência da Alemanha nazista. Compadecido com a situação, Nicholas junto com um grupo de apoio, conseguiu ajudar, principalmente crianças, a fugirem do Holocausto e irem para a Inglaterra antes das fronteiras serem fechadas. Entretanto, anos depois, Nicholas Winton fica atormentado com o sentimento de culpa pensando naqueles que ele não conseguiu resgatar. Somente quando ele reencontra com uma sobrevivente que ele socorreu é que ele consegue se livrar do peso da culpa.

Como sempre a Disney produz desenhos lindos, com histórias leves para todas as idades.

Adorei!

Wish

DISNEY +


Aventura, Animação,Família
Direção: Chris Buck, Fawn Veerasunthorn|Roteiro Jennifer Lee, Allison Moore
Elenco: Ariana DeBose, Chris Pine, Alan Tudyk, Angelique Cabral, Victor Garber, Natasha Rothwell, Jennifer Kumiyama, Harvey Guillén, Ramy Youssef, Niko Vargas, Evan Peters, Della Saba, Jon Rudnitsky.

Título original Wish

Sinopse

"Como surgiu a estrela dos desejos, sobre a qual tantos personagens desejavam?". Essa é a história de Asha (Ariana DeBose), de dezessete anos, uma jovem otimista, com uma inteligência afiada que se preocupa infinitamente com sua comunidade. Em um momento de desespero, Asha faz um apelo apaixonado às estrelas, que é respondido por uma força cósmica, uma pequena bola de energia ilimitada chamada Estrela. Juntos, eles enfrentam o mais formidável dos inimigos para salvar sua comunidade e provar que quando a vontade de um humano corajoso se conecta com a magia das estrelas, coisas maravilhosas podem acontecer.

Série baseada em fatos reais. AMO!!!!

Sobre um pouco de como se deu a independência dos EUA, assunto que era totalmente desconhecido para mim.

Franklin

APLLE TV



Biografia, Histórico
Criado por Kirk Ellis, Howard Korder
Elenco: Michael Douglas, Noah Jupe, Daniel Mays
Nacionalidades EUA, França.

Sinopse

Baseada nas obras de Stacy Schiff, a minissérie Franklin acompanha a história do cientista e inventor Benjamin Franklin (Michael Douglas) desde sua infância até os últimos anos de vida. Mais conhecido por suas descobertas sobre a eletricidade, a trama também explora seu envolvimento na política americana. Um dos pais fundadores dos Estados Unidos, Benjamin fez parte do grupo de homens que escreveu e assinou a Declaração de Independência. A série embarca em um dos principais feitos de Franklin para a política americana, a aliança franco-americana de 1778, quando realizou uma missão secreta na França. Enquanto o destino da independência americana estava em jogo, aos seus 70 anos, o cientista superou os espiões britânicos e os informantes franceses ao arquitetar seu plano.

S1, E1: Enquanto a luta pela independência se aproxima de uma derrota iminente, Benjamin Franklin e seu neto mergulham em um mundo de intrigas e mentiras.

S1, E2: Uma operação de armas é ameaçada por um adversário implacável. A polícia de Paris acompanha cada passo de Franklin. Temple faz uma confissão.

S1, E3: Más notícias chegam dos EUA. Franklin se vê envolvido nas armadilhas de Versalhes. Temple se curva diante de uma estrela.

S1, E4: Franklin retribui um insulto e recebe o favor de um rei. Uma nova amante atrai a atenção dele, e um velho rival aparece para contrariá-lo.

S1, E5: A tensão aumenta entre Franklin e Adams. A Sra. Brillon exerce seu poder. Temple decide lutar a própria guerra.

S1, E6: Franklin suspeita que haja traidores por todo lado. Vergennes faz uma oferta final. Jacques apresenta a Temple a emoção da caçada.

S1, E7: Após a vitória em Yorktown, americanos e franceses tramam uns contra os outros para levarem vantagem. Franklin fica acamado em um momento crucial.

S1, E8: Episódio final da série. O futuro dos Estados Unidos é decidido por seis homens em uma sala. Franklin e Temple enfrentam um mundo mudado.

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Design  Ann Cole Lowe.

Olá pessoal!

Estava passeando pelo Instagram quando vi o vestido de casamento maravilhoso de Jacqueline Kennedy e a criadora de quem nunca tinha ouvido falar. Ann Cole Lowe tem uma história fantástica.

Lógico que fui pesquisar mais sobre ela.




Ann Cole Lowe (14 de dezembro de 1898 - 25 de fevereiro de 1981) foi uma estilista americana. Mais conhecida por desenhar o vestido de noiva de tafetá de seda marfim usado por Jacqueline Bouvier quando se casou com John F. Kennedy em 1953, ela foi a primeira afro-americana a se tornar uma estilista notável.  Os designs de Lowe foram populares entre as mulheres da classe alta por cinco décadas, dos anos 1920 aos anos 1960.

Lowe nasceu na zona rural de Clayton, Alabama, em 1898 filha de Jane e Jack Lowe. Ela era bisneta de uma mulher escravizada e proprietária de uma plantação no Alabama.  Ela tinha uma irmã mais velha, Sallie.  Ann frequentou a escola no Alabama até abandonar os estudos aos 14 anos.  O interesse de Lowe por moda, costura e design veio de sua mãe Jane e de sua avó Geórgia, ambas costureiras. Eles administravam uma empresa de costura que era frequentada pelas primeiras famílias de Montgomery e outros membros da alta sociedade.  A mãe de Lowe morreu quando Lowe tinha 16 anos. Nessa época, Lowe assumiu os negócios da família. 

Lowe foi casada duas vezes e teve dois filhos. Ela se casou com seu primeiro marido, Lee Cohen, em 1912. Eles tiveram um filho, Arthur Lee, que mais tarde trabalhou como parceiro de negócios de Lowe até sua morte em um acidente de carro em 1958.  Lowe deixou Cohen porque ele se opôs a que ela tivesse uma carreira.  

Ela se casou pela segunda vez, com Caleb West, mas o casamento também acabou. Lowe disse mais tarde: "Meu segundo marido me deixou. Ele disse que queria uma esposa de verdade, não uma que ficasse sempre pulando da cama para desenhar vestidos". Lowe mais tarde adotou uma filha, Ruth Alexander. 

Em 1917, Lowe e seu filho mudaram-se para a cidade de Nova York, onde ela se matriculou na ST Taylor Design School.  Como a escola era segregada, Lowe era obrigada a assistir às aulas sozinha em uma sala.  No entanto, a segregação não a impediu, e ela ainda conseguiu superar seus colegas na escola. Seu trabalho era frequentemente mostrado aos colegas brancos em reconhecimento ao seu excelente talento artístico, e ela era elegível para a formatura depois de frequentar a escola por apenas meio ano.  Depois de se formar em 1919, Lowe e seu filho se mudaram para Tampa, Flórida. No ano seguinte, ela abriu seu primeiro salão de moda. O salão atendia membros da alta sociedade e rapidamente se tornou um sucesso.  Tendo economizado US$ 20.000 com seus ganhos, Lowe retornou à cidade de Nova York em 1928.  Durante as décadas de 1950 e 1960, ela trabalhou como encomenda para lojas como Henri Bendel, Montaldo's, I. Magnin, Chez Sonia, Neiman Marcus e Saks Quinta Avenida.  Em 1946, ela desenhou o vestido com designs florais pintados à mão que Olivia de Havilland usou para receber o Oscar de Melhor Atriz por To Each His Own (Só Resta uma Lágrima), embora o nome no vestido fosse Sonia Rosenberg. 

Naquele ponto, Lowe já estava estabelecida do estilo da alta sociedade americana, deleitando clientes ricos por todo o país (incluindo a mãe de Jacqueline), com silhuetas de princesa feitas sob medida e ornamentos de alta costura.

Uma esnobe impenitente, Lowe era seletiva sobre seus clientes. Apenas os membros da maior elite eram merecedores de seus esforços – os Rockefellers e os duPonts do mundo, assim como estrelas.

“Eu amo minhas roupas e sou particularista sobre quem as usa”, disse Lowe em entrevista à revista Ebony. “Eu não estou interessada em costurar para a ‘sociedade do café’ ou alpinistas sociais. Eu não atendo qualquer Mary ou Sue. Eu costuro para as famílias do Social Register”. O Social Register é uma lista semestral dos Estados Unidos que indexa os membros da alta sociedade americana.

Como ela não estava recebendo crédito por seu trabalho, Lowe e seu filho abriram um segundo salão, Ann Lowe's Gowns, na cidade de Nova York, na Lexington Avenue, em 1950.  Seus designs únicos feitos com os melhores tecidos foram um sucesso imediato e atraíram muitos clientes ricos da alta sociedade.  Os elementos de design pelos quais ela era conhecida incluem finos trabalhos manuais, flores exclusivas e técnica trapunto.  Lowe também criou vestidos para muitos clientes negros notáveis, incluindo Elizabeth Mance, que era uma pianista conhecida na época, e Idella Kohke, membro do Guild.

Mas a riqueza extrema dos clientes que ela tanto cuidava não foi o suficiente para sustentar o negócio. Eles rotineiramente a convenciam a baixar seus preços, e ela frequentemente acabava perdendo dinheiro nas comissões. Em 1963, ela declarou falência. Um rumor longevo sugere que os Kennedy podem ter quitado suas dívidas anonimamente. Quando se aposentou, em 1973, estava sem um tostão. 

Em 1947, Janet Lee Auchincloss contratou Lowe para criar vestidos de debutante para suas filhas Jaqueline e Caroline Lee Bouvier. Em 1953 ela voltou e contratou Lowe para desenhar um vestido de noiva para sua filha, a futura primeira-dama Jacqueline Bouvier, e os vestidos para suas acompanhantes nupciais em seu casamento em setembro com o então senador John F. Kennedy.  Auchincloss também escolheu Lowe para desenhar seu próprio vestido de noiva para seu casamento com Hugh D. Auchincloss em 1942.  O vestido de Lowe para Bouvier consistia em cinquenta metros de " tafetá de seda marfim com faixas entrelaçadas formando o corpete e similares colocando grandes desenhos circulares ao redor da saia cheia.  Durante a criação deste vestido infame, o estúdio de Lowe inundou apenas 10 dias antes do casamento. Ela e sua equipe trabalharam incansavelmente para recriar o vestido. Lowe nunca mencionou esse incidente à família e ela teve que pagar por quaisquer custos adicionais.  O vestido, que custou US$ 500 (aproximadamente US$ 6.000 hoje), foi descrito em detalhes na cobertura do casamento pelo The New York Times.  Embora o casamento Bouvier-Kennedy tenha sido um evento altamente divulgado, Lowe não recebeu crédito público por seu trabalho até depois do assassinato de John F. Kennedy. 

Enquanto o vestido deleitava a população americana, o mesmo não pode ser dito sobre a reação da própria noiva. De acordo com a historiadora da moda Kimberly Chrisman-Campbell, que é a autora do livro “The Way We Wed: A Global History of Wedding Fashion” (“A Forma Como Casamos: Uma História Global da Moda Matrimonial”, em tradução livre), Kennedy não era uma entusiasta do vestido que usou para trocar as alianças.

“Apesar de ser um belo vestido, não é o que ela queria, e na verdade, ela o comparou com um abajur”, explicou Chrisman-Campbell. “Ele foi escolhido por seu futuro sogro, que queria criar um momento de realeza americano e preparou seu filho para ser o herdeiro da dinastia familiar. ”

Em 1961, ela recebeu o prêmio Couturier of the Year, mas em 1962, ela perdeu seu salão na cidade de Nova York por não pagar impostos. Nesse mesmo ano, seu olho direito foi removido devido a um glaucoma. Enquanto ela se recuperava, um amigo anônimo pagou as dívidas de Lowe, o que lhe permitiu trabalhar novamente. Em 1963, ela declarou falência. Logo depois, ela desenvolveu catarata no olho esquerdo; a cirurgia salvou seu olho.  Em 1968, ela abriu uma nova loja, Ann Lowe Originals, na Madison Avenue.  Ela se aposentou em 1972. 

Nos últimos cinco anos de sua vida, Lowe morou com sua filha Ruth no Queens. Ela morreu na casa de sua filha em 25 de fevereiro de 1981, aos 82 anos, após uma doença prolongada.  Seu funeral foi realizado na Igreja Metodista Unida de São Marcos em 3 de março. 

Uma coleção de cinco designs de Ann Lowe é mantida no Costume Institute do Metropolitan Museum of Art.  Três estão em exibição no Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana do Smithsonian Institution em Washington, DC. Vários outros foram incluídos em uma exposição sobre moda negra no Museu do Fashion Institute of Technology em Manhattan em dezembro de 2016.  Um livro infantil, Fancy Party Gowns: The Story of Ann Cole Lowe escrito por Deborah Blumenthal foi publicado em 2017.  A autora Piper Huguley escreveu um romance de ficção histórica, By Her Own Design: um romance de Ann Lowe, designer de moda do Social Register, sobre a vida de Lowe.  Seu trabalho foi admirado pelo designer Christian Dior, bem como pela famosa figurinista Edith Head. 

A habilidade e sucesso de Lowe em um campo onde as mulheres negras ainda são frequentemente apagadas e excluídas representam uma quebra das narrativas predominantes, não somente sobre a indústria da moda, mas também da história norte-americana.

Fontes

https://en-m-wikipedia-org.translate.goog/wiki/Ann_Lowe?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc

https://www.cnnbrasil.com.br/lifestyle/ann-lowe-a-historia-da-estilista-negra-por-tras-do-casamento-de-jackie-kennedy/

 


 

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Resumo escrito das férias: última parte.

Olá pessoal!

Depois de mais de seis meses do meu retorno das férias de final do ano venho finalizar o resumo escrito da última parte da viagem que foi Nova York e Pensilvânia.

Depois de mais de seis meses do meu retorno das férias de final do ano venho finalizar o resumo escrito da última parte da viagem que foi Nova York e Pensilvânia.

Simplesmente amei Nova York! Muito mais do que eu pensava que ia gostar. A Times Square é exatamente como aparece nos filmes é espetacular.

Fiquei em um hotel que dava para fazer tudo andando. Já fiz uma postagem sobre o hotel.

A cidade de Nova York é dividida em 5 distritos Manhattan, Brooklyn, Queens, Bronx e Staten Island.

Tendo 5 distritos é lógico que não deu tempo de ver nem um terço.  Conheci o basicão de Manhattan e olhe lá!

Uma observação: peguei várias dicas superbacanas no Instagram, mas tem que saber em qual distrito está cada dica. Separei várias e muitas era de um lado e outra do outro lado da cidade.  

Fiz tudo a pé e a única vez que peguei Uber foi para visitar o monumento do 11 de setembro.

Última parada Pensilvânia ficamos em uma cidade pequena chamada Plymouth - é um distrito localizado no estado norte-americano de Pensilvânia, no Condado de Luzerne. Local onde meu sobrinho fez o intercambio. 



Apenas um dia na cidade da Filadelfia é muito pouco. Fui ver a famosa estátua de Rock Balboa do filme Rock que fica do lado do Philadelphia Museum of Art  e ir no centro histórico onde tinha o  Liberty Bell.

É uma cidade histórica então tem muitas coisas para ver. Vou ter que voltar!

No podcast Bate papo com as amigas Férias 2024 tem todos os episódios é só entrar no Spotify.

Ou no Pinterest onde tem uma pasta Férias! onde tem todos os episódios.

@renatafashionfonseca