julho 2024 - RENATA FONSECA

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Dica de filme: Nosso lar 2 , série: O jogo que mudou a história e série documental: Hitler e o Nazismo: Começo, Meio e fim

Olá pessoal!

Bom para quem gosta do tema.

Eu gostei!!

Nosso lar 2

DISNEY PLUS



Drama

Direção: Wagner de Assis

Roteiro: Wagner de Assis

Elenco: Edson Celulari, Fábio Lago, Othon Bastos

Sinopse

Sequência de Nosso Lar (2010), uma cidade astral onde espíritos vão para aprender lições e conhecimentos. No novo longa, André Luiz (Renato Prieto) entra para um grupo de espíritos liderado por Ancieto (Edson Celulari) com a missão de ser mensageiros. Eles partem para a Terra para acompanhar uma missão que tem o risco de fracassar. O propósito é ligar o mundo espiritual e a Terra. Juntos, o grupo se dedica a cuidar de três pessoas que fazem parte dessa missão, sem saber que são os escolhidos. Otávio (Felipe de Carolis), um jovem médium que não vem cumprindo com sua missão, Isidoro (Mouhamed Harfouch), um líder de casa espírita e Fernando (Rafael Sieg), um empresário.

Excelente série. O episódio 9 me deixou nervosa!

Me deu uma tristeza ver que a coisa só piora, parece não ter solução.

O jogo que mudou a história

GLOBOPLAY


Drama, Crime

Elenco: Rômulo Braga, Jonathan Azevedo, Fabricio Assis

Nacionalidade: Brasil

Sinopse

O Jogo que Mudou a História acompanha a ascensão no narcotráfico no Rio de Janeiro. Ambientada durante as décadas de 1970 e 1980, a trama da série explora o crescente comércio de entorpecentes, o surgimento de grandes líderes do crime organizado, o fortalecimento das facções e a intensa guerra às drogas que surgiu logo em seguida. O que começou com um simples jogo de futebol acarretou uma guerra de 25 anos no Rio de Janeiro, que é contada a partir de diferentes pontos de vista ao longo dos episódios.

Episódio 1: Dois novos integrantes chegam ao presídio de Ilha Grande: Pedra, agente penitenciário e Egídio, prisioneiro. O cárcere, formado por presos comuns e políticos, está em ebulição.

Episódio 2: Presos políticos comemoram a Lei da Anistia, enquanto Belmiro cai numa armadilha. Com a falta d’água em Padre Nosso, Amarildo mostra articulação política com a comunidade.

Episódio 3: O trio de amigos Binho, Renatinho e Ivete aproveita intensamente a juventude. Irmã Emily e Belmiro ficam mais próximos. Gilsinho convence a Falange de suas estratégias de negócios.

Episódio 4: O retorno de Belmiro revela sentimentos conflitantes entre ele e Amarildo. Binho e Renatinho têm um atrito envolvendo Ivete. Já Gilsinho tem um plano ousado para o réveillon.

Episódio 5: A hostilidade entre moradores de Parada Geral e Padre Nosso aumenta. As decisões judiciais obrigam Mestre a dar um rumo em sua vida. No morro, Gilsinho inicia um negócio curioso.

Episódio 6: A tensão entre os moradores chega à escola. No centro do Rio, Mestre, Chico e Logo fazem um grande assalto. No presídio, a terceira ala se revolta com as regalias da Falange.

Episódio 7: Belmiro e Emily ficam mais próximos. Amarildo e Rui tentam realizar a final do torneio num campo neutro e evitar atritos. Pedra percebe um esquema envolvendo agentes penitenciários.

Episódio 8: Numa grande operação da polícia no morro da Promessa, Menor e Gilsinho são presos. Chico arma um novo assalto a banco junto com Nôgo, mas a ação não ocorre como o previsto.

Episódio 9: É o dia da final do campeonato de futebol de favelas entre Padre Nosso e Parada Geral. Integrantes do Comando Vermelho e do Terceiro Comando mandam reforços e a tensão aumenta.

Episódio 10: Uma nova rebelião explode em Ilha Grande e Pedra tenta mediar. Bangú 1, a prisão de segurança máxima do Rio, é inaugurada. A guerra foi declarada entre Padre Nosso e Parada Geral.

Excelente documentário! Baseado nas filmagens e gravação de áudio do jornalista americano William L. Shirev.

Já pesquisei na internet e tem os 3 volumes do livro a venda. Quero comprar urgente!

Hitler e o Nazismo: Começo, Meio e fim

NETFLIX


Documentário, Histórico
Título original: Hitler and the Nazis: Evil on Trial
Nacionalidade EUA

Sinopse

Hitler e o Nazismo: Começo, Meio e fim tem como base o histórico Tribunal de Nuremberg para fazer uma retrospectiva dos terrores cometidos pelo regime nazista. A série documental de Joe Berlinger analisa e investiga a ascensão do partido nazista, liderado por Adolf Hitler, ao poder, como se deu a eclosão da Segunda Guerra Mundial em 1939 e como os responsáveis por tantos horrores foram levados à Justiça no Julgamento de Nuremberg. Ao longo dos episódios, historiadores e especialistas em diferentes áreas, imagens de arquivo e encenações são utilizadas para contar a história da Alemanha Nazista.

A produção se baseia em 35 horas de filmagens inéditas, além de mais de 1200 horas de áudio, contadas através da perspectiva do jornalista americano William L. Shirev, que cobriu os julgamentos e se tornou uma importante fonte sobre o holocausto.

1. Origem do mal: A infância turbulenta de Hitler na Áustria é a base para uma forte ambição política. O fim da Primeira Guerra traz uma nova era de tensão para a Alemanha.

2. A ascensão do Terceiro Reich: Usando a persona pública e seus leais seguidores para subir na hierarquia política, Hitler tenta estabelecer a Alemanha como uma força global em meio a uma escalada de violência.

3. Hitler no poder: A propaganda nazista está a pleno vapor, com Hitler criando uma série de leis contra os judeus e trazendo sua terra natal, a Áustria, para o Terceiro Reich.

4. O caminho para a ruína: Movido pelo poder e pelo ódio, Hitler decide expandir o território alemão, o que gera mais conquistas e a construção dos campos de concentração.

5. Crimes contra a humanidade: Com Hitler comandando as forças armadas alemãs, os nazistas invadem a União Soviética, levando aos assassinatos em massa e outros horrores do Holocausto.

6. O acerto de contas: Após a derrota da Alemanha nazista, as forças aliadas iniciam o Julgamento de Nuremberg para responsabilizar Hitler e os outros líderes do partido por seus crimes.

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Boa leitura: Minha mãe sues cabelos longos,e, o lampião!

Olá pessoal!

Adoro biografias especialmente as que Didi escreve.

Gostei muito do livro que tem passagens divertidíssimas.


Autor: Geraldo Magdiel

Sinopse                                    

"Minha Mãe, Seus Cabelos Longos e, O Lampião!" é uma obra que mergulha no coração do Recôncavo Baiano para contar a história de Joselita Bastos da Silva, uma matriarca determinada que criou seus oito filhos em Muritiba, uma cidade marcada pela agricultura e a indústria fumageira. O livro, narrado por Magdiel Geraldo da Silva, filho de Joselita, é uma homenagem à força e resiliência de sua mãe, uma mulher negra e trabalhadora fumageira que lutou para proporcionar uma vida melhor para seus filhos, apesar das adversidades e da dupla exploração sofrida pelas mulheres no trabalho e na sociedade. A família se mudou para Salvador nos anos 60, em busca de educação e oportunidades profissionais, um esforço liderado por Dona Zelita, cujo legado é celebrado pelo autor. Através de suas memórias, o livro não apenas honra a trajetória de sua mãe, mas também serve como uma janela para as tradições, desafios e a cultura do povo baiano, destacando a importância da educação e da leitura na formação de uma sociedade mais justa e igualitária.

Para comprar o livro entrar em contato pelo Instagram: @magdielgeraldo


quarta-feira, 10 de julho de 2024

Podcast A Ditadura recontada.

Olá pessoal!

Estava dando uma olhada no Globoplay e lá no final do app quando aparece os podcasters me deparei com esse. Lógico que como formada em história não poderia deixar de ouvir, até sei pouquíssimo sobre o período da Ditadura.

Excelente!!! Muito bem feito.

Eu ouvi no Spotify.

A Ditadura Recontada

O podcast “A Ditadura Recontada” traz à luz áudios inéditos que recontam os principais momentos e os bastidores da ditadura militar brasileira de uma maneira que jamais foi escutada. O podcast teve acesso ao acervo de mais de 200 horas de áudios históricos do jornalista Elio Gaspari, autor da renomada série em cinco volumes de livros sobre a ditadura. A partir dos áudios, e com base nos livros e na visão de Gaspari, o podcast reconta os pontos cruciais daqueles anos sombrios – do golpe ao AI-5, da tortura e do extermínio dos guerrilheiros à abertura que trouxe o Brasil de volta à democracia. Um dos pontos altos é a gravação em que o então ditador Ernesto Geisel admite que os presos da luta armada eram eliminados depois de capturados: "Esse troço de matar é uma barbaridade, mas acho que tem que ser". A revelação teve enorme repercussão quando a coleção foi publicada, há mais de duas décadas, mas é a primeira vez que o áudio virá a público. A obra mostra as divisões entre os militares desde o início do golpe, a anarquia nos quartéis e nos porões, e os bastidores que levaram à ascensão e à queda da ditadura.

1. O golpe: O episódio mostra o clima no país nos anos que antecederam o golpe, com radicalismos à esquerda e à direita, e os lances que levaram à deflagração do movimento.

2. O Golpe dentro do Golpe: O episódio conta como foi o primeiro momento da ditadura, e as tensões e disputas que desaguaram no AI-5, o endurecimento do regime, com a reconstituição da reunião em que isso foi decidido.

3. A repressão: O episódio apresenta o crescimento dos aparatos de inteligência e de repressão, a reação da esquerda armada, como o sequestro do embaixador americano, e a crise que levou ao momento mais sombrio da ditadura.

4. 'Esse troço de matar': O episódio relata como a ditadura esmagou os últimos focos de resistência, e como o regime sabia e admitia em privado tudo que negava em público, e como o governo Geisel entendeu que o regime havia virado uma "bagunça" e precisava começar a ser desmontado.

5. A bagunça: O episódio retrata o governo Geisel, as disputas com a linha dura, a morte de Herzog, e como esse embate culminou na demissão do ministro Sylvio Frota, no momento decisivo para destravar o caminho para a volta gradual à democracia.

6. A volta da democracia: O episódio amarra o fim do governo militar, com o último dos generais ditadores, Figueiredo, e tudo que veio aí – a anistia, o atentado do Riocentro, as diretas.

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Dica de sorveteria: A cubana

Olá pessoal!

Para quem ama sorvete um super dica!

Uma das sorveterias mais antigas aqui de Salvador. Tem uma variedade incrível de sabores e para minha sorte já experimentei vários.

Os meus favoritos são o de ameixa, amendoim com paçoca, chocoamendoim com caramelo, coco verde, morango, Ovomaltine. 



Instagram:  https://www.instagram.com/acubanasorvetes

Site: https://www.acubana.com.br/

Elevador Lacerda

Horário de Funcionamento: Todos os dias das 8:00 às 20:00

Pelourinho

Horário de Funcionamento: Todos os dias das 9:30 às 20:00

Pituba

Horário de Funcionamento: Todos os dias 12:00 às 20:00 

Rio Vermelho

Horário de Funcionamento: Dom a Qui 12:00 às 22:00 / Sex e Sáb 12:00 às 01:30

Itaigara

Horário de Funcionamento: Seg a Sáb 10:30 às 20:00 / Dom 12:00 às 20:00

 


 

Boa leitura:  A parisience.

Olá pessoal!

Assim que o livro foi lançado comprei meu exemplar. Não queria e nem quero ser igual a uma parisiense, mas o livro traz dicas excelentes de moda, decoração e de locais interessantes em Paris.

Acabei de reler o livro e sigo indicando! As dicas de moda para mim são as melhores partes do livro.


Lançamento: 7 novembros 2011

A PARISIENSE – O GUIA DE ESTILO DE INES DE LA FRESSANGE

INES DE LA FRESSANGE

Sinopse
Quais são os segredos do bom gosto parisiense? Ines de la Fressange - ícone da elegância na França - conta o que aprendeu sobre estilo e beleza durante décadas de experiência na indústria da moda. Ela dá conselhos de como se vestir com o encanto das parisienses e sugere um guarda-roupa a partir de apenas sete itens básicos e bons acessórios, que garantem produções práticas e elegantes.
Suas fontes preferidas para verdadeiros achados e soluções de vestuário, beleza e decoração - disponíveis on-line e em Paris - são acompanhadas por fotografias de moda, nas quais a modelo é sua filha, e por desenhos assinados pela própria Ines.
Esse guia inclui endereços da Paris secreta da autora: hotéis, restaurantes, spas, lugares fora do circuito turístico oficial e uma seção feita sob medida para a diversão das crianças. Escrito com humor e verve, em colaboração com a jornalista de moda da Elle, Sophie Gachet, A parisiense é o roteiro fundamental para conhecer os endereços mais charmosos da capital francesa.

Boa leitura: Escritos sobre o 2 de julho: Memória e política.

Olá pessoal!

Excelente livro sobre a Independência do Brasil na Bahia.


É necessário sabermos mais sobre a história do nosso pais que é riquíssima.

 


Escrito sobre 2 de julho: Memória e política.

Autores: Claudio Oliveira, Daniel Duarte, Pierre Malbouisson.

ALBA, 2023.

 

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) lançou o livro “Escritos sobre o 2 de Julho – Memória e Política”. A obra foi produzida por meio do programa ALBA Cultural e reúne um conjunto de estudos relacionados à Independência do Brasil na Bahia e tem como autores os pesquisadores e servidores do Legislativo baiano Cláudio Oliveira, Daniel Duarte e Pierre Malbouisson. A coordenadora do projeto é a gerente do Departamento de Pesquisa da ALBA, Arlete Neiva.

 

O livro possui 137 páginas e está dividido em quatro partes. A primeira seção, assinada pelo pesquisador e doutor em história social pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Daniel Duarte, aborda a véspera da independência, tratando da sociedade, economia e política no período de 1790 a 1820. A segunda parte, elaborada pelo pesquisador mestre em Ciências Sociais pela Ufba, Pierre Malbouisson, retrata os 200 anos da Batalha de Pirajá.

 

A terceira parte tem como tema “Maria Felipa e as gentes de que não se falam nas batalhas marítimas pela Independência do Brasil na Bahia”, sendo assinada por Cláudio Oliveira, doutor em Literatura e Cultura pela Ufba. Na quarta e última parte, o pesquisador Daniel Duarte aborda o tema “Política, sociedade e trajetória no tempo da primeira província (1835)”.

@renatafashionfonseca