Perfil Marc Jacobs - RENATA FONSECA

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Perfil Marc Jacobs

Olá pessoal!
Admiramos muitas marcas, estilistas e design, mas sabemos poucos sobre a história. Vamos conhecer um pouco sobre Marc Jacobs. 


Marc Jacobs nasceu em Nova York, no dia 9 de abril de 1963. Veio de uma família judia, e apesar de ter sido criado em Nova Jersey, ele retornou a Nova York para cursar a New York High School of Art and Design, onde se formou em 1981.

Começou a ganhar destaque no mundo da moda quando ainda cursava a badalada Parsons School of Design. Isto porque ele desenhou suéteres em tamanho muito maior que os usuais para sua tese de conclusão do curso. Uma compradora da Charivari, uma tradicional butique feminina da cidade e onde Jacobs já havia trabalhado como estoquista quando tinha apenas quinze anos, gostou e decidiu produzir uma edição limitada dos suéteres.  
Marc Jacobs tornou-se conhecido no mundo da moda no fim dos anos 80, ao desenhar e apresentar uma coleção em estilo "grunge" – baseada no novo tipo de som e indumentária que vinha da cidade de Seattle, na costa-oeste dos EUA, onde grupos de rock como Nirvana e Soundgarden e meninos com bermudas até o meio dos joelhos revolucionavam os costumes locais e os difundiam para todo o país - para a tradicional marca Perry Ellis, da qual era diretor de estilo, sendo imediatamente demitido.

Ainda em 1984, o estilista desenhou uma coleção para a empresa Reuben Thomas, sob a marca Sketchboock. Nessa época, juntamente com seu sócio e parceiro inseparável, Robert Duffy, ele fundou a Jacobs Duffi Designs, empresa responsável por cuidar de seus negócios. Somente em 1986 ele lançou sua primeira coleção feminina com a marca Marc Jacobs. No ano seguinte ele recebeu o conceituado prêmio de jovem estilista pela badalada The Council of Fashion Designers of America (CFDA). Tornou-se conhecido no mundo da moda em 1993,
Rapidamente assinou seu primeiro contrato de licença com uma empresa japonesa, e, em 1995, uma segunda coleção de prêt-à-porter feminino foi criada com o nome de Marc Jacobs Look, passando a ser distribuída no mundo todo. Pouco mais tarde, depois de anos só produzindo e criando moda para o público feminino, ele resolveu lançar sua primeira coleção masculina. Em 1997 inaugurou sua primeira loja própria no descolado bairro do Soho em Nova York. Até então os produtos da marca eram encontrados somente em sofisticadas lojas de departamento.
Apoiado por nomes importantes da moda, como Anna Wintour, a editora-chefe da revista Vogue, que abriu suas páginas para suas criações, Jacobs conseguiu proeminência sozinho no mercado, recebendo diversos prêmios de conselhos de moda no começo dos anos 1990.

Mas o grande desafio de sua carreira seria assumido ainda 1997 quando ele foi contratado como diretor artístico da tradicional marca francesa Louis Vuitton. Sob seu comando, a centenária Louis Vuitton foi reinventada, ganhando uma modernidade que foi instantaneamente aprovada pelas consumidoras. Transformou a LV em um ícone da moda de luxo, criou a linha de prêt-à-porter da grife; lançou coleções de sapatos, joias e relógios; integrou a arte como referência de suas coleções; e fez com que o faturamento da marca triplicasse em poucos anos. De roupas a acessórios e até a concepção das vitrines das lojas, o controle de Marc Jacobs era total na LV. Nos anos seguintes a ousadia do estilista, conhecido por não seguir as tendências universais da moda de cada estação, ficou cada vez mais evidente, como na coleção de 2004/2005, quando, ignorando o estilo safári seguido por outros grandes nomes do mercado, criou sua coleção baseada em um estilo completamente feminino. Marc Jacobs deixou a Louis Vuitton em 2013 para dedicar-se aos próprios negócios e a sua própria marca.
Em 2013, a estilista resolveu se dedicar apenas as suas marcas próprias. Jacobs iniciou então grandes mudanças, não somente na linha de produtos como também na imagem de suas marcas. Para isso ele contratou Katie Hillier e Luella Bartley para assumirem os cargos de diretora criativa e diretora de estilo da Marc by Marc Jacobs (agora conhecido como MBMJ). Ao longo de todos esses anos Marc Jacobs conquistou uma reputação tão alta que, em abril de 2010, a revista TIME apontou o estilista como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Afinal, tudo o que leva o nome Marc Jacobs em pouco tempo se torna cobiçado.
Atualmente a marca Marc Jacobs vende seus produtos, que incluem desde roupas, calçados, bolsas e acessórios até perfumes, relógios e óculos, através de uma rede com mais de 250 lojas próprias e nas principais e mais sofisticadas lojas de departamento em 80 países ao redor do mundo. 

http://drinkdeestilo.com.br/historia-da-marca-marc-jacobs/




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