Olá pessoal!
Conheci Chiquinha Gonzaga quando passou a série sobre ela na
Globo e fiquei encantada. Virei fã!
A maestrina brasileira:
Francisca
Edwiges Neves Gonzaga, mais
conhecida como Chiquinha Gonzaga (Rio
de Janeiro, 17 de outubro de 1847 — 28 de
fevereiro de 1935) foi
uma compositora, pianista e maestrina brasileira.
Era filha de José Basileu
Gonzaga, general do Exército Imperial Brasileiro e de Rosa Maria Neves de Lima,
uma mulata de origem humilde. Apesar de opiniões contrárias da família, José
Basileu se casou com Rosa Maria após o nascimento da menina Francisca.
Chiquinha Gonzaga foi educada numa família de pretensões aristocráticas (seu
padrinho era Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias). Ela conviveu
bastante com a rígida família do seu pai. Fez seus estudos normais com o cônego
Trindade, um dos melhores professores da época, e musicais com o Maestro Lobo,
um fenômeno da música. Desde cedo, frequentava rodas de lundu, umbigada e
outros ritmos oriundos da África, pois nesses encontros buscava sua
identificação musical com os ritmos populares que vinham das rodas dos negros
escravos.
Inicia, aos 11
anos, sua carreira de compositora com uma canção natalina, Canção dos Pastores. Aos 16 anos, por
imposição da família do pai, casou-se com Jacinto Ribeiro do Amaral, oficial da
Armada Imperial, e logo engravidou. Não suportando a reclusão do navio onde o
marido servia, (já que ele passava mais tempo trabalhando no navio do que com
ela) e as ordens dele para que não se envolvesse com a música, além das
humilhações que sofria e o descaso dele com seu sonho, Chiquinha, após anos de
casada, separou-se, o que foi um escândalo na época.
Leva consigo
somente o filho mais velho, João Gualberto. O marido, no entanto não permitiu
que Chiquinha cuidasse dos filhos mais novos: Sua outra filha, Maria do
Patrocínio e do filho, o menino Hilário, ambos frutos daquele matrimônio. Ela
lutou muito para ter os três filhos juntos, mas foi em vão. Sofreu muito com a
separação obrigatória dos dois filhos imposta pelo marido e pela sociedade
daquela época, que impunha duras punições a quem desfizesse um casamento.
Anos depois, em 1867, reencontrou seu grande amor do
passado, um namorado de juventude, o engenheiro João Batista de
Carvalho, com quem teve uma filha: Alice Maria. Viveu muitos anos com ele, mas
Chiquinha não aceitava suas traições. Separa-se dele, e mais uma vez perde uma
filha. João Batista não deixou que Chiquinha criasse Alice, ficando com a
guarda da filha.
Ela, então, passa a viver como musicista independente,
tocando piano em lojas de instrumentos musicais. Deu aulas de piano
para sustentar o filho João Gualberto e mantê-lo junto de si.. Passando a
dedicar-se inteiramente a música, onde obteve grande sucesso, sua carreira
aumentou e ela ficou muito famosa, tornando-se também compositora de polcas, valsas, tangos e
cançonetas. Antes, porém, uniu-se a um grupo de músicos de choro, que incluía
ainda o compositor Joaquim Antônio da Silva Callado, apresentando-se em
festas.
Envolveu-se com a política, militando em prol da abolição da
escravidão e pelo fim da monarquia. Chamava a atenção nas rodas boêmias do Rio
por ser independente e por fumar em público, algo que não era considerado de
bom tom para mulheres.
Aos 52 anos, após de décadas dedicadas em grande parte à sua
música, conheceu João Batista Fernandes Lage, um jovem cheio de vida e
talentoso aprendiz de musicista, por quem se apaixonou. Ela tinha 52 anos e João Batista, apenas 16.
Temendo o preconceito, fingiu adotá-lo como filho, para viver o grande amor.
Esta decisão foi tomada para evitar escândalos em respeito aos seus filhos e à
relação de amor pura que mantinha com João Batista, da qual pouquíssimas
pessoas na época entenderiam, além de afetar sua brilhante carreira. Por essa
razão também, Chiquinha e João Batista Lage, ou Joãozinho, como carinhosamente
o chamava, mudaram-se para Lisboa, em Portugal, e foram viver felizes
morando juntos por alguns anos longe do falatório da gente do Rio de Janeiro.
Os filhos de Chiquinha, no começo, não aceitaram o romance da mãe, mas depois
viram com naturalidade.
Eles retornaram ao Brasil sem levantar suspeita
nenhuma de viverem como marido e mulher. Chiquinha nunca assumiu de fato seu
romance, que só foi descoberto após a sua morte através de cartas e fotos do
casal. Ela morreu ao lado de João Batista Lage, seu grande amigo, parceiro e
fiel companheiro, seu grande amor, em 1935, quando começava o Carnaval.
Foi sepultada no Cemitério de São Francisco de Paula, no Catumbi.
O sucesso começou em 1877, com a polca 'Atraente'.
A partir da repercussão de sua primeira composição impressa, resolveu lançar-se
no teatro de variedades e revista. Estreou compondo a trilha da opereta de
costumes "A Corte na Roça", de 1885. Em 1911, estreia seu
maior sucesso no teatro: a opereta Forrobodó, que chegou a 1500
apresentações seguidas após a estreia - até hoje o maior desempenho de uma peça
deste gênero no Brasil. Em 1934, aos 87 anos, escreveu sua última composição, a
partitura da peça "Maria". Foi criadora da célebre partitura da
opereta Juriti, de Viriato Corrêa.
Chiquinha é convidada pela amiga Nair de Tefé von Hoonholtz
primeira dama do Brasil para alguns saraus no Palácio do Catete,
a então morada presidencial, mesmo sob a contrariedade notavelmente imposta
pela família de Nair. Certa vez, em 1914, num recital de lançamento
do Corta Jaca, no palácio presidencial, a própria primeira-dama do
país, Nair de Tefé, acompanhou Chiquinha no violão, e empunhou o
instrumento, tocando um maxixe composto pela maestrina. O que foi
considerado um escândalo para a época. Foram feitas críticas ao
governo e retumbantes comentários sobre os "escândalos" no palácio,
pela promoção e divulgação de músicas cujas origens estavam nas danças
vulgares, segundo a concepção da elite social aristocrática.
Chiquinha participou ativamente da campanha abolicionista, por
conta da revolta que sentia por seus ancestrais maternos terem sido escravos e
sofrida muito, e da proclamação da república do Brasil. Também foi a
fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Ao todo, compôs músicas
para 77 peças teatrais, tendo sido autora de cerca de duas mil composições
em gêneros variados: valsas, polcas, tangos,lundus,maxixes,fados, quadrilhas,
mazurcas, choros e serenatas.
Chiquinha Gonzaga já foi retratada como personagem no cinema e
na televisão. Dirigida por Jayme Monjardim, na minissérie Chiquinha
Gonzaga (1999), na TV Globo, foi interpretada por Regina
Duarte e Gabriela Duarte. No cinema, foi interpretada por Bete
Mendes, no filme "Brasília 18%" (2006), dirigido por Nelson
Pereira dos Santos, e por Malu Galli, no filme O Xangô de Baker Sreet,
baseado no livro homônimo de Jô Soares.
A compositora também foi homenageada no carnaval carioca,
no ano de 1985, com o enredo Abram alas que eu quero passar pela escola
de samba Mangueira, que obteve a sétima colocação. E em 1997, com
enredo Eu Sou Da Lira, Não Posso Negar...pela Imperatriz
Leopoldinense. A atriz Rosamaria Murtinho, que vivia a artista no teatro,
representou-a no desfile, a escola obteve a sexta colocação.
Olá eu vi a série chiquinha Gonzaga adorei adorei adorei gostaria que repetisse adoraria ver de novo melhor série que já vi a anos atrás
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