Franco Moschino - RENATA FONSECA

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Franco Moschino

Olá pessoal!

Vamos conhecer um pouco sobre a história de Franco Moschino fundador da marca que ele o seu nome.



 Franco Moschino (27 de fevereiro de 1950 - 18 de setembro de 1994) em AbbiategrassoLombardia. Foi um estilista italiano mais conhecido como o fundador da casa de moda italiana Moschino.
 A família de Moschino possuía uma fundição de ferro que seu pai esperava que ele trabalhasse. No entanto, Moschino estava interessado em arte e aspirava a ser um pintor. Em 1968, ele fugiu de casa para Milão, onde se matriculou na Accademia delle Belle Arti, em Milão. Para financiar seus estudos, ele trabalhou como ilustrador freelancer de moda para casas de moda e revistas. Depois de concluir seus estudos em 1971, Moschino tornou-se ilustrador de Gianni Versace e continuou a trabalhar para ele por mais seis anos. De 1977 a 1982, ele projetou para o selo italiano Cadette. 
O estilista buscava boa parte de sua inspiração na sua enorme paixão pelo teatro. A marca Moschino foi lançada oficialmente em 1983 e no ano seguinte já era apresentada a primeira coleção feminina. Suas coleções eram explosões de cores, exagero e excentricidade.

O ano de 1989 foi muito importante, marcando a abertura da primeira loja Moschino em Milão, na via S. Andrea. Em 1991, Franco Moschino decidiu parar de fazer desfiles, e, em 1992, lançou sua primeira campanha publicitária de ‘consciência social‘. Em 1993, uma exposição é realizada em Milão para celebrar os primeiros dez anos da Moschino e o livro ‘X years of Kaos ‘ é publicado. Nesse ano, um desfile de vestidos históricos é realizado no Teatro Nacional, em Milão.

No início da próxima década, em 1991, o perfume da grife italiana foi oficialmente lançado no mercado americano com um grande evento na sofisticada loja de departamento Saks Fifth Avenue em Nova York. Em 1993, o estilista produziu um grande desfile para comemorar uma década de sucesso. Na mesma época, inaugurou o Projeto Smile, para arrecadar fundos através de eventos de moda para crianças portadoras do vírus da AIDS. Tudo foi uma grande celebração, mas ele já estava doente.
Em 1992, Moschino foi submetido à cirurgia por um tumor abdominal.  Em 18 de setembro de 1994, ele morreu em sua vila à beira do lago em Brianza , Itália, de parada cardíaca resultante de complicações do tumor abdominal.  Somente após sua morte foi revelado publicamente que a morte de Moschino estava relacionada à AIDS. 
Moschino está enterrado no terreno da sua família no Cimitero Monumentale di Milano, em Milão.

Após sua morte, as marcas passaram a ser comandadas por Rosella Jardini, sua ex-assistente, e fazer parte a partir de 1999 do grupo Aeffe (que também é proprietária das marcas Alberta Ferretti, Jean Paul Gaultier e Cacharel).
Em 2008, a Moschino foi responsável pela criação de parte do figurino da nova turnê da cantora Madonna, uma das fãs mais fervorosas da grife italiana.

https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://en.wikipedia.org/wiki/Franco_Moschino&prev=search


Um comentário:

  1. Que história linda de uma pessoa que em tão pouco tempo fez tanto pelo planeta

    ResponderExcluir

@renatafashionfonseca