Olá pessoal!
Adoro os sapatos e as bolsas de Jimmy Choo! Vamos saber mais um pouco
sobre esse grande designer.
Jimmy Choo (nascido Penang,Malásia, 1961) Nascido
em 15 de novembro de 1948 é um designer de sapatos que
trabalha em Londres,
mais conhecido por seus trabalhos na Jimmy Choo Ltd.
O sino-malásio Jimmy
Choo Yeang Keat, filho de um sapateiro chinês que lhe ensinou seu ofício e que
aos 11 anos já desenhava calçados para a mãe, fez história produzindo sapatos
sob encomenda para uma pequena clientela em seu ateliê no East End, em Londres,
cidade na qual chegara para estudar design de calçados no Cordwainers Technical
College. Fazia à mão lindos sapatos forrados com tecidos acetinados. O discreto
artesão tinha uma cliente ilustre: a princesa Diana. Suas criações eram ousadas
e levavam pedras, cristais e outros materiais nobres.
Em 1996, o artesão foi descoberto pela editora
de acessórios da Vogue britânica, Tamara Mellon, que comprou metade do negócio
de Choo por 150 mil libras. Apresentou seus trabalhos para as principais
jornalistas de moda da Europa. Pouco tempo depois, a primeira loja era
inaugurada, em Knightsbridge, um dos centros do luxo londrino. A consagração do
sucesso veio com a abertura da primeira loja americana, em Hollywood, e a
chegada da jovem Sandra Choi, atual designer da marca e ex-assistente de Choo,
que passou a produzir coleções mais abusadas e jovens. O sucesso no mercado
americano levou a inauguração de outras lojas em Nova York, Las Vegas e Los
Angeles. O sucesso se consolida com sua loja no número 34 da Avenue Montaigne, em
Paris, uma das melhores e mais chiques ruas de moda do mundo. Seus acessórios,
sobretudo os sapatos, que começam custando US$ 400 e podem chegar a US$ 2 mil,
encantam estrelas como Madonna, Cameron Diaz, Catherine Zeta-Jones e Sarah
Jessica Parker.
Em 2001,
a Jimmy Choo ampliou sua linha de calçados com o lançamento da primeira coleção
de botas. Além disso, em 2003, a marca lançou no mercado sua primeira coleção
de bolsas, ampliando assim seu portfólio de produtos.
Em 2001,
o próprio artesão Jimmy Choo saiu da empresa e embolsou ₤20 milhões. Os novos
administradores, comandados por Robert Bensoussan, começaram então uma forte
expansão da marca, inaugurando em apenas três anos mais 26 lojas, que se
juntaram as quatro existentes. Em 2004, foi à vez do fundo de investimento
Phoenix Equity Partners comprar grande parte das ações da marca. Poucos anos
depois, em fevereiro de 2007, a grife foi vendida novamente, só que desta vez
para o fundo inglês Tower Group Capital, por ₤185 milhões. Além dos sapatos
femininos e bolsas, a Jimmy Choo passou a vender acessórios em couro como
carteiras e cintos, introduzidos em 2006; lançou sua primeira coleção de óculos
em 2007; e, em 2010, apresentou sua primeira coleção de tênis casuais para
mulheres. Dentre os calçados, a famosa linha 24:7 (lançada em 2010), que traz sapatos com o conceito
de 24 horas por dia, sete dias por semana, é a grande estrela da marca
britânica. Outro grande sucesso é a coleção de sapatos para noivas.
O segredo para manter o luxo e a exclusividade dos produtos Jimmy
Choo está na distribuição limitada dos calçados, bolsas e acessórios aos pontos
de venda selecionados e na escolha das localizações mais exclusivas do mundo
para abrir suas lojas próprias.
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