Sobre Dolce&Gabbana - RENATA FONSECA

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Sobre Dolce&Gabbana

Olá pessoal!

Vamos saber um pouco sobre a marca D&G.

É uma das marcas que mais gosto. Se tivesse condições teria várias peças da marca! Rs... 



Domenico Dolce nasceu em Polizzi Generosa, uma pequena aldeia perto de Palermo, na Sicília, a 13 de agosto de 1958. Filho de um alfaiate sentiu, desde cedo, uma forte vocação para moda e estudou Design de moda durante três anos no Instituto Marangoni. Percebendo que queria algo mais, Dolce desistiu do curso e começou à caça de emprego em vários estúdios de Milão. Chegou a dirigir-se ao estúdio de Giorgio Armani, para mostrar os seus rascunhos. À chegada, deparou-se com um enorme tapete branco até à mesa da recepcionista. Deixou o seu caderno e não sabe, até hoje, se alguém chegou a ver os seus rascunhos. Acabou por conseguir emprego como assistente de um designer chamado Giorgio Correggiari e deu-se aqui, o início da sua carreira.

Stefano Gabbana nasceu em Milão a 14 de novembro de 1962 e, ao contrário do seu futuro parceiro, não tinha uma carreira planejada na moda. Estudou design gráfico na universidade e pretendia seguir publicidade. Ainda trabalhou nessa área por um curto período de tempo, mas não se sentia realizado. Nessa altura, Gabbana virou-se para o mundo da moda, e foi numa saída à noite, em 1980, que conheceu Dolce e por sua influência, começou a trabalhar no mesmo estúdio de design, na área de sportswear. Logo após sua contratação, Gabbana foi recrutado por 18 meses de serviço militar obrigatório, mas em 1983, depois de seu retorno, eles se separaram com Correggiari e foram viver juntos em um loft de um quarto.



Linha do tempo

 1980
Desde desfiles no seu loft, até passagens de modelos em restaurantes de fast-food. Com a ajuda de familiares e amigos, foram mostrando as suas peças e a sua abordagem não tradicional foi causando burburinho em Milão, e em 1985 fizeram a sua estreia oficial na Milan Fashion Week, na categoria New Talents. Foram bem recebidos pela crítica e no ano seguinte, lançaram de imediato a sua primeira coleção Dolce & Gabbana Women, intitulada de Real Women, devido à presença de modelos amadoras na passarela. Em 1987 abriram o seu primeiro showroom em Milão e lançaram uma linha de malhas.

A campanha publicitária, inspirada no cinema italiano dos anos 40, serviu ainda de inspiração para coleções seguintes. O “Vestido da Siciliana”, da quarta coleção, foi intitulado como um dos 100 vestidos mais importantes é a peça mais representativa da época, para a marca.
Em 1989, abriram a sua primeira boutique, no Japão.

1990
No início dos anos 90, começou a exportar para vários países e abriu o seu primeiro showroom nos EUA. Em 1990, dupla lançou a sua primeira coleção de homem, ganhou o Premio Woolmark e abriu a sua primeira boutique em Milão.

A coleção feminina de 1990, inspirada na pintura mitológica de Raphael, conferiu à dupla uma maior reputação e diferenciou-a pelas suas roupas com cristais incrustados.

Mas o verdadeiro impacto para a marca chegou, quando a sensação da pop Madonna usou um espartilho feito de pedras preciosas e um casaco de acompanhamento, da dupla, na estreia do documentário Truth or Dare: In bed with Madonna, no Festival de Cinema de Cannes. A cantora tornou-se fã da dupla e em 1993, Dolce & Gabbana criaram 1500 peças para os figurantes da Tour Mundial da cantora The Girlie Show. No álbum de Madonna – Music, os designers vestiram não só a cantora, como todos os figurantes e criaram ainda o cenário para a tour que se seguia. Todo o projeto se traduziu em notoriedade e sucesso.

Em 1995 foi publicado o livro “10 anos de Dolce & Gabbana”, que comemorava a primeira década de moda dos designers, em fotografias.  Ainda nesta década, a dupla lançou dois perfumes, ambos premiados – Dolce & Gabbana Pour Femme, eleito pela academia do perfume como melhor fragrância feminina do ano 1993 e Dolce & Gabbana Pour Homme, vencedor do Oscar de melhor perfume em 1996.

2000
No ano de 2004, a marca abriu a sua primeira loja em Londres, a D&G Emporium, que vendia a gama mais barata da marca, o que gerou alguma controvérsia. Em 2005 a dupla anunciou a sua separação ao nível pessoal, garantindo aos fãs que as suas coleções não sairiam afetadas.

Em 2010 a marca comemorou o seu 20º aniversário com uma exposição avant-garde em que uma enorme pilha de televisões mostrava as diferentes coleções Dolce & Gabbana, ao  longo dos anos. Neste ano, Madonna foi a principal figura da sua campanha publicitária.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/curiosidades/historia-da-dolce-gabbana




Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca