Perfil de Madeleine Vionnet - RENATA FONSECA

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Perfil de Madeleine Vionnet


Olá pessoal!

Um pouco sobre essa grande estilista.




Madeleine Vionnet nascida em Chilleurs-aux-Bois em 22 de junho de 1876, morreu em Paris, em 2 de março de 1975, definida como a "arquiteta entre costureiras", treinou em Londres com Kate Reilly, fornecedora da família real britânica e em 1901, aos 25 anos, estava de volta à França onde trabalhou com o famoso Callot Soeurs e mais tarde com Jacques Doucet,   muito conceituada no final do século 19 e no começo do século 20.








Em 1912 Madeleine Vionnet inaugurava sua própria casa. Fechou-a durante a 1ª Guerra Mundial, e quando a reabriu começou a ganhar a preferência de muitas atrizes da época. Com um estilo inovador, costumava criar seus modelos diretamente em um manequim em miniatura.




Duas de suas principais características eram o drapeado e o corte enviesado, para os quais encomendava tecidos com o dobro de largura do que o habitual - seus tecidos prediletos eram o crepe, a gabardine e o cetim, que ela manejava com maestria, a ponto de ser considerada a estilista que mais contribuições técnicas deu à alta costura. Seus tailleurs possuíam saias nesgadas ou enviesadas.




As aberturas de suas roupas eram sempre surpreendentes, laterais, ou na parte de trás, mas também criou peças sem qualquer fenda, e que precisavam ser vestidas com cuidado, pela cabeça. Seus períodos de maior sucesso foram o final dos anos 20 e o começo da década de 30. Madeleine Vionnet aposentou-se em 1939.






Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca