Olá pessoal!
Woody Allen é um dos meus
diretores favoritos! Tem poucos filmes dele que não gosto, no filme Café
Society o que me chamou muita atenção foi o figurino. Belíssimooooo!!!!
Lógico que fui pesquisar um
pouco sobre a composição do figurino.
Chanel assina parte do
figurino, bem como das joias art deco do longa, que retrata o charme da
Hollywood dos anos 30.
O guarda-roupa composto por
vestidos vintage, foi recriado de forma idêntica pelas oficinas da Chanel,
assim como o broche de penas e cascatas de diamantes para fornecer um retrato
deste Society Cafe, como o tempo em que viveu Gabrielle Chanel.
Woody Allen não é apenas o
cineasta de comédias inteligentes que muita gente gosta. Ele também pode ser
considerado um guru da moda. O figurino de “Annie Hall” (“Noivo Neurótico,
Noiva Nervosa”) criado por Ralph Lauren, por exemplo, segue até os dias atuais
como a principal fonte de referência para mulheres que queiram adotar itens o
guarda-roupa masculino. Ou seja, o filme não é só um clássico do cinema, como
também entrou na história da moda.
Em “Blue Jasmine” o diretor
contou com a ajuda de Karl Lagerfeld para criar as roupas usadas pela
personagem interpretada por Cate Blanchett, e o casaquinho de tweed da Chanel.
Mas não é qualquer figurino, e sim a recriação de peças do arquivo da maison
francesa. Suzy Benzinger é a figurinista responsável por toda a produção dessas
peças. Ela teve acesso direto ao acervo da Chanel, pesquisando pelos modelos
que melhor encaixariam na personagem de Kristen Stewart.
“Eu não usei as peças
originais no filme, mas copiei as que achei que tinham a ver com a personagem
de Kristen. O acervo é climatizado portanto as peças não poderiam sair dali.
Então eu escolhi o que queria e o ateliê da Chanel produziu tudo pra mim. Eles
fizeram isso em apenas uma semana, pois ficam fechados durante todo o mês de
agosto. Ainda bem que já tinham as medidas de Kristen. No total eu usei dois
vestidos de festa, e o short branco foi copiado de uma peça dos anos 30 da
Chanel” contou Suzy.
Além da colaboração da
Chanel, Suzy contou que recebeu ajuda de outras duas casas imprescindíveis para
a conclusão do figurino completo: Schiaparelli e Vionnet. Vionnet é a marca
fundada por Madeleine Vionnet, e responsável pela transformação dos vestidos na
época. A estilista desenvolveu o que hoje conhecemos como os vestidos de
costura enviesada, inspirada nas esculturas gregas. Essa adaptação modificou
para sempre o caimento das roupas de festa que conhecemos hoje, tornando os
vestidos fluidos e esvoaçantes.
Ao incorporar o design
moderno em filmes de época como esse, a figurinista disse que sempre tenta
encontrar uma referência real de quem essa personagem poderia ter sido. Segundo
ela, a personagem Verônica, interpretada por Blake Lively, seria Carolina Herrera,
e assim conseguimos ter mais uma ideia de onde saíram às referências para a
atriz no filme.
A proposta do roteiro é
mostrar a diferença da alta sociedade entre duas localizações americanas
importantes naquela época: Hollywood e Nova York. Portanto a maneira como elas
se vestem nessas duas cidades é tão detalhada, mostrando que em Hollywood as
mulheres se vestem para a fantasia, como nenhuma outra mulher se veste em
qualquer lugar do mundo.
As estrelas de cinema se
vestiam nos próprios estúdios antes de irem à estreias de filmes nos tapetes
vermelhos. Elas carregavam casacos de pele mesmo em pleno verão, pois todas as
estrelas vestiam pele, e isso servia de imagem para mostrar para o resto do
mundo como elas eram. Nova York era o contrário disso, é o local onde as
mulheres foram guiadas pelas tendências lançadas pelas casas parisienses.
Fontes
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