Figurino do filme Café Society - RENATA FONSECA

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Figurino do filme Café Society

Olá pessoal!
Woody Allen é um dos meus diretores favoritos! Tem poucos filmes dele que não gosto, no filme Café Society o que me chamou muita atenção foi o figurino. Belíssimooooo!!!!

Lógico que fui pesquisar um pouco sobre a composição do figurino.

Chanel assina parte do figurino, bem como das joias art deco do longa, que retrata o charme da Hollywood dos anos 30. 






O guarda-roupa composto por vestidos vintage, foi recriado de forma idêntica pelas oficinas da Chanel, assim como o broche de penas e cascatas de diamantes para fornecer um retrato deste Society Cafe, como o tempo em que viveu Gabrielle Chanel.

Woody Allen não é apenas o cineasta de comédias inteligentes que muita gente gosta. Ele também pode ser considerado um guru da moda. O figurino de “Annie Hall” (“Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”) criado por Ralph Lauren, por exemplo, segue até os dias atuais como a principal fonte de referência para mulheres que queiram adotar itens o guarda-roupa masculino. Ou seja, o filme não é só um clássico do cinema, como também entrou na história da moda.




Em “Blue Jasmine” o diretor contou com a ajuda de Karl Lagerfeld para criar as roupas usadas pela personagem interpretada por Cate Blanchett, e o casaquinho de tweed da Chanel. Mas não é qualquer figurino, e sim a recriação de peças do arquivo da maison francesa. Suzy Benzinger é a figurinista responsável por toda a produção dessas peças. Ela teve acesso direto ao acervo da Chanel, pesquisando pelos modelos que melhor encaixariam na personagem de Kristen Stewart.

“Eu não usei as peças originais no filme, mas copiei as que achei que tinham a ver com a personagem de Kristen. O acervo é climatizado portanto as peças não poderiam sair dali. Então eu escolhi o que queria e o ateliê da Chanel produziu tudo pra mim. Eles fizeram isso em apenas uma semana, pois ficam fechados durante todo o mês de agosto. Ainda bem que já tinham as medidas de Kristen. No total eu usei dois vestidos de festa, e o short branco foi copiado de uma peça dos anos 30 da Chanel” contou Suzy.

Além da colaboração da Chanel, Suzy contou que recebeu ajuda de outras duas casas imprescindíveis para a conclusão do figurino completo: Schiaparelli e Vionnet. Vionnet é a marca fundada por Madeleine Vionnet, e responsável pela transformação dos vestidos na época. A estilista desenvolveu o que hoje conhecemos como os vestidos de costura enviesada, inspirada nas esculturas gregas. Essa adaptação modificou para sempre o caimento das roupas de festa que conhecemos hoje, tornando os vestidos fluidos e esvoaçantes.

Ao incorporar o design moderno em filmes de época como esse, a figurinista disse que sempre tenta encontrar uma referência real de quem essa personagem poderia ter sido. Segundo ela, a personagem Verônica, interpretada por Blake Lively, seria Carolina Herrera, e assim conseguimos ter mais uma ideia de onde saíram às referências para a atriz no filme.

A proposta do roteiro é mostrar a diferença da alta sociedade entre duas localizações americanas importantes naquela época: Hollywood e Nova York. Portanto a maneira como elas se vestem nessas duas cidades é tão detalhada, mostrando que em Hollywood as mulheres se vestem para a fantasia, como nenhuma outra mulher se veste em qualquer lugar do mundo.

As estrelas de cinema se vestiam nos próprios estúdios antes de irem à estreias de filmes nos tapetes vermelhos. Elas carregavam casacos de pele mesmo em pleno verão, pois todas as estrelas vestiam pele, e isso servia de imagem para mostrar para o resto do mundo como elas eram. Nova York era o contrário disso, é o local onde as mulheres foram guiadas pelas tendências lançadas pelas casas parisienses.

Fontes

Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca